Apresentação:
O projeto intitulado “Redação em língua portuguesa” envolve cursos de redação em língua portuguesa para a comunidade acadêmica da UFPR, bem como para a comunidade externa, cursos de formação e atualização para professores de redação, e também a realização de pesquisas na área.
Justificativa:
Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR apresenta-se como o espaço apropriado para a oferta desse curso, uma vez que:
a) as atividades de leitura e produção de textos de diferentes gêneros desempenham um papel essencial nas mais diversas áreas de atuação da comunidade, acadêmica ou não;
b) a necessidade profissional e/ou escolar de um curso dessa natureza é constantemente destacada por diferentes seções do público alvo;
c) o curso proposto tem as características de atividade de extensão.
Objetivos:
Geral:
Desenvolver o ensino e a pesquisa de temas relacionados à língua portuguesa e gêneros textuais
Específicos:
- Promover a prática de leitura e produção de textos de gêneros variados em língua portuguesa, visando contribuir às habilidades profissionais, escolares e/ou acadêmicas dos alunos.
- Exercitar a atividade de leitura e produção de textos procurando desenvolver e aprimorar as habilidades de ler, resumir e argumentar.
- Exercitar a atividade de leitura e produção de textos do universo teórico-acadêmico procurando desenvolver e aprimorar as habilidades de ler, resumir e argumentar em monografias, projetos, dissertações e teses.
Metodologia:
Redação em Língua Portuguesa
O curso de redação em língua portuguesa propõe um trabalho com a língua que envolve desde revisão conceitual até a prática de habilidades específicas de leitura e escrita. Nesse sentido, o curso revê os conceitos de língua, texto e modalidade padrão de escrita. A seguir, a prática de leitura e produção de resumos, textos opinativos-argumentativos, resenhas etc. ganha corpo com discussão e revisão dos textos lidos e produzidos pelos próprios alunos. Os gêneros textuais enfocados orientam-se para a atuação profissional ou escolar dos alunos.
Metodologia:
Leitura e produção de textos. Releitura e reescrita dos textos produzidos. Aulas expositivas e discussões em grupo.
Programa:
1.Discussão sobre conceitos como variação lingüística, gênero textual, contexto.
2.Resumos/resenhas de textos de gêneros variados
a. Leitura e discussão de textos e exemplos de resumos
b. Produção de resumos
c. Reescrita dos resumos produzidos
3.Textos de gêneros filiados à informação e à argumentação
a. Leitura, discussão e produção de textos informativos e argumentativos
b. Reescrita dos textos produzidos
4.Noções de organização e estruturação textual
a. Coerência
b. Coesão
5. Aspectos gramaticais necessários à reestruturação dos textos produzidos
Redação de Textos Acadêmicos
O curso de redação de textos acadêmicos propõe um trabalho com a língua que envolve desde revisão conceitual até a prática de habilidades específicas de leitura e escrita de textos requeridos pelo universo acadêmico. Nesse sentido, o curso revê os conceitos de língua, texto e modalidade padrão de escrita. A seguir, a prática de leitura e produção de resumos, resenhas, projetos, monografias etc. ganha corpo com discussão e revisão dos textos lidos e produzidos pelos próprios alunos. Os gêneros textuais enfocados orientam-se para a atuação acadêmica do ambiente universitário.
Metodologia:
Leitura e produção de textos. Releitura e reescrita dos textos produzidos. Aulas expositivas e discussões em grupo.
Programa:
1.Discussão sobre conceitos como língua, gênero textual, contexto.
2.Resumos/resenhas de textos de gêneros variados
a. Leitura e discussão de textos e exemplos de resumos
b. Produção de resumos
c. Reescrita dos resumos produzidos
3.Textos de gêneros do universo acadêmico
a.Leitura, discussão e produção de projetos de pesquisa, dissertações, monografias, teses
b. Reescrita dos textos produzidos
4.Noções de organização e estruturação textual
a. Coerência
b. Coesão
4. Aspectos gramaticais necessários à reestruturação dos textos produzidos
CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE REDAÇÃO: 60 horas