O curso de japonês do Celin é ofertado em 2 níveis: Japonês 1 e 2.
A carga horária de cada nível é de 60 horas/aula e cada um deles corresponde à seguinte designação do Teste de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT):
Celin | JLPT |
Japonês 1 | N5 |
Japonês 2 | N5 |
JAPONÊS 1
Intenções comunicativas | Cumprimentar e apresentar-se adequadamente, perguntar e responder sobre nacionalidade, ocupação e local de residência, usar números para falar sobre idade, preços e quantidades, falar sobre membros da família e descrever relações pessoais, expressar preferências e hobbies de maneira simples, descrever sua rotina diária e hábitos básicos, identificar locais e fornecer ou pedir direções simples, fazer compras, pedindo itens e preços educadamente, perguntar e responder sobre horários, datas e agendar compromissos. |
Gramática | Expressões de apresentação: como ~です (desu) para nome, ocupação e origem; partícula は (wa): para marcar o tópico da frase, uso de これ/それ/あれ (kore/sore/are): para indicar objetos próximos ou distantes do falante e do ouvinte, partícula の (no): para indicar pertencimento ou relação (ex.: “わたしのほん” — meu livro), contagem básica: números para idade e quantidades simples, com uso de ~さい (sai) para idade, partícula も (mo): para indicar inclusão (ex.: “わたしも” — eu também), expressões de preferência: com すき (suki) e きらい (kirai) para gosto e desgosto, partícula が (ga): para marcar o sujeito relacionado às preferências, verbos básicos na forma ます (masu): para expressar ações do cotidiano no presente, partícula を (wo): para indicar o objeto direto da ação (ex.: “パンをたべます” — como pão), partícula に (ni): para marcar o destino, ponto no tempo, ou local de existência, verbos de movimento: como いきます (ikimasu – ir), きます (kimasu – vir) e かえります (kaerimasu – voltar), partícula へ (e): para marcar direção ou destino, expressão educada de pedido: ~をください (Por favor, me dê…), expressões de tempo: dias da semana, horários, datas e frequência, uso da partícula に (ni): para indicar horários, datas e destinos específicos. |
Léxico | Palavras e expressões básicas fundamentais para a comunicação inicial em japonês, cobrindo aspectos de apresentações, descrições pessoais, atividades diárias e interações comuns. |
Gêneros textuais | Diálogos, ficha pessoal, perfil dimples, formulários numéricos, diagrama familiar, lista de hobbies, diário pessoa, cronograma, mapa, lista de compras. |
Elemento cultural | Cumprimentos formais, gestos ao se apresentar, identificação de nacionalidades, profissões comuns no Japão, idade e respeito, numerais japoneses, honoríficos, gastronomia japonesa, etiqueta no trabalho, sistema de transporte, etiqueta, mercado e lojas japonesas, cultura da pontualidade e calendário e feriados japoneses. |
Material didático:
Irodori A1
JAPONÊS 2
Intenções comunicativas | Descrever suas atividades de lazer e preferências pessoais, perguntar e responder sobre compras e preferências de produtos, pedir e dar informações sobre direções e locais de interesse, fazer pedidos em restaurantes e entender menus, falar sobre saúde, doenças e como solicitar ajuda médica, discutir festividades, eventos culturais e o que se faz nessas ocasiões, comunicar-se em serviços públicos, como bancos e correios, interagir de forma simples e educada por meio de mensagens e redes sociais, expressar planos e compromissos futuros de forma clara e educada. |
Gramática | Verbos no ます (masu) e ました (mashita): conjugação de verbos no presente e no passado para expressar ações; formas de たい (tai): para expressar desejos, como たべたい (tabetai) – quero comer, verbos de movimento: いきます (ikimasu), きます (kimasu) e かえります (kaerimasu) para falar sobre ir, vir e voltar; partícula で (de): para indicar o local onde a ação ocorre (ex.: 学校で勉強します – estudo na escola); partícula と (to): para conectar substantivos (ex.: 友達と行きます – vou com meu amigo); partícula から (kara) e まで (made): para indicar o início e o fim de uma ação (ex.: 9時から10時まで – de 9h a 10h); forma do verbo no passado: para expressar ações concluídas (ex.: 行きました – fui), expressões de tempo futuro: para indicar ações ou eventos que ocorrerão (ex.: 来週行きます – vou na próxima semana); uso de ください (kudasai): para fazer pedidos educados (ex.: 水をください – me dê água); expressão ~をください (wo kudasai): para pedir algo de forma educada; expressões para indicar companhia: como みんなで (minna de – com todos), usando a partícula と (to). |
Léxico | Palavras e expressões essenciais para ampliar a comunicação em japonês, cobrindo temas como atividades de lazer, interações em serviços, compras, orientações de localização e comunicação em situações cotidianas mais variadas. |
Gêneros textuais | Diálogos, convite para eventos, lista de compras, cardápio, horários de transporte, cartaz informativo, cartão de agradecimento, formulário simples, troca de mensagens, postagem nas redes sociais. |
Elemento cultural | Etiqueta no ambiente de trabalho, mangás, encontros sociais após o trabalho (nomikai), práticas de uso do transporte público, arquitetura japonesa, etiqueta ao fazer compras em lojas japonesas, atividades de lazer e importância das fontes termais (onsen) no Japão. |
Material didático:
Irodori A1