Carta de Aceite  

 
⚠️  IMPORTANTE:  NÃO ESTAMOS EMITINDO CARTA DE ACEITE NO MOMENTO. 

 

Informações para obtenção de Carta de Aceite

Para alunos que estão fora do Brasil e gostariam de vir a Curitiba estudar Português como Língua Adicional (PLA) no Celin com visto de estudante, leia as informações abaixo:

Para estudar no Celin é necessário ter no mínimo 17 anos e é obrigatório que o aluno tenha o visto de estudante ou o RNE (Registro Nacional do Estrangeiro). Caso o estudante venha para o Brasil com visto de turista (válido por até 3 meses), é possível cursar apenas um módulo do curso semi-extensivo de PLA. Para quem quiser obter o visto de estudante, o Celin fornece uma carta de aceite da instituição para ser apresentada no Consulado brasileiro. A carta de aceite é emitida mediante pagamento antecipado dos cursos. Para mais informações entre em contato por e-mail: portuguese.courses@ufpr.br

⚠️ MAIS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

A carta de aceite só pode ser emitida ANTES da entrada do estudante no Brasil. Visto de turista NÃO PODE ser transformado em visto de estudante.

Despesas de deslocamento e moradia para obtenção do visto são de responsabilidade do aluno solicitante da carta. O Celin não se responsabiliza por nenhuma possível despesa.

O estudante que vem ao Brasil com o visto de estudante deve apresentar-se à Polícia Federal até 30 dias após a data de chegada e fazer o Registro Nacional do Estrangeiro (RNE).

O estudante deve comunicar a Polícia Federal e ao Celin qualquer alteração de endereço durante a estadia em Curitiba, seu retorno antecipado ao país de origem ou desistência/cancelamento do curso.

O visto de estudante tem validade somente para a instituição em que o estudante solicitou a carta de aceite. O estudante não pode utilizar o visto para solicitar transferência de escola em Curitiba ou para outra cidade. Caso ele queira mudar de instituição deverá solicitar um novo visto junto ao consulado brasileiro em seu país de origem. O estrangeiro que vier ao Brasil deve solicitar a carta de aceite para a instituição onde deseja estudar e fazer os trâmites no consulado do Brasil no seu país de origem.

O estudante deve fazer o CPF (Código de Pessoa Física) via internet pelo site:
https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf-no-exterior