Apresentação:
Há mais de 30 anos surgiu o Tandem, sistema de aprendizado autônomo de língua estrangeira. Desde 1994 mais de 30 universidades e instituições de ensino européias introduziram este método oficialmente em seu currículo.
Partindo da idéia de integração entre pessoas de diferentes culturas, o objetivo do projeto é juntar dois estudantes que queiram aprimorar seus conhecimentos de uma língua. Combina-se um falante de uma determinada língua com o aprendiz interessado na mesma. Esse aprendiz irá, por sua vez, ser falante da língua que o parceiro tem interesse de aprimorar. Dessa forma, nos encontros, os parceiros têm a oportunidade de trocar idéias e experiências, e assim, aprimorar seus conhecimentos da língua-alvo, bem como refletir sobre a sua própria cultura e língua materna.
Portanto, como princípio geral, a parceria tandem terá a reciprocidade e a autonomia que são peças chaves para a aquisição de línguas e culturas estrangeiras. Cada um dos parceiros é responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem e determina quando, como e o que pretende aprender.
No Brasil este programa ainda é pouco conhecido e está iniciando suas atividades no CELIN – Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR.
Justificativa:
Para a aquisição de línguas estrangeiras e, sobretudo para o seu aprimoramento, se faz necessária a interação com outros falantes em contextos autênticos.
Objetivos:
Geral:
Objetivo é estimular a intercompreensão entre pares tandem.
Específicos:
- Promover a interculturalidade.
- Desenvolver pesquisas sobre a aquisição de línguas e contextos de aprendizagem.
- Promover a reflexão sobre o ensino e aprendizado de línguas e culturas diversas.
Metodologia:
Há uma coordenação que faz o levantamento dos interesses dos alunos e é encarregada de promover os encontros, bem como acompanhar o seu andamento.
A maioria dos encontros tandem ocorrem no mínimo duas vezes por semana e as horas são divididas igualmente entre os dois idiomas praticados. Os encontros devem atender às necessidades individuais de cada participante do projeto, mas isso não significa que o parceiro aja como um professor. O tandem não substitui as aulas de língua e cultura, embora possa se nela apoiar-se ou complementá-las.
Por ser um projeto de complementação ao aprendizado, a freqüência e avaliação não são requisitos que definem o andamento do projeto. O que o definirá é justamente o acompanhamento contínuo feito pelo coordenador e professores do Celin.
Freqüência e Avaliação
Por esse um sistema autônomo de aprendizagem, a freqüência é determinada previamente pelos próprios parceiros tandem e é supervisionada no final da pareceria pelo coordenador.
Avaliação: A avaliação será feita através de relatórios dos parceiros que serão encaminhados ao final da parceria à coordenação do Projeto Tandem.
A avaliação também se dá através de depoimentos redigidos dos participantes do programa.