Menu

Programa PEC-G

O programa PEC-G é ofertado a estudantes que concluíram ensino médio provenientes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil estabelece acordo de cooperação nas áreas de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. O programa permite que estes jovens estudem em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que estejam interessadas em se envolver com ações de Internacionalização.
Para ingressar a universidade e então ser considerado estudante PEC-G, esses precisam atender a alguns pré-requisitos estipulados pelo protocolo PEC-G entre eles a aprovação no exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros). Para obter a certificação de proficiência na língua portuguesa, estudantes pré- PEC-G (assim denominados antes do ingresso oficial na universidade) vivenciam um breve e complexo período de aprendizagem da língua no Brasil, com a duração de oito meses em média. Por meio do Celin, ofertamos a eles um curso preparatório para o exame. Desde 2014, o Celin vem atendendo em média 18 estudantes pré-PEC-G por ano.

A atenção especial dada a este grupo tende a levar em consideração a vulnerabilidade institucional (sem vínculo institucional antes de serem aprovados no exame) e a urgência que caracteriza a preparação para o exame Celpe-Bras.

Mais informações sobre o programa acesse: http://portal.mec.gov.br/pec-g

Universidade Federal do Paraná
CELIN UFPR

Rua Dr. Faivre, 405, Edifício D. Pedro II
80060-140 | Curitiba |
(41) 3360-5267
Universidade Federal do Paraná
CELIN UFPR

Rua Dr. Faivre, 405, Edifício D. Pedro II
80060-140 | Curitiba |
(41) 3360-5267

UFPR nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais