POÉTICAS HÍBRIDAS, CRIAÇÕES MESTIÇAS: REFLEXÕES SOBRE A MULTIDISCIPLINARIDADE DAS ARTES – UM EXERCÍCIO TRANSDISCIPLINAR

Apresentação:

O projeto de extensão “Poéticas híbridas, criações mestiças: reflexões sobre a multidisciplinaridade das artes – um exercício transdisciplinar” oferece à comunidade univesitária da UFPR e externa a oportunidade de discutir e refletir processos de aprendizagem nas áreas artísticas. O projeto envolve pesquisas e cursos de aspectos técnicos da poesia e da criação por meio da produção de textos em sala de aula. As aulas teóricas priorizam a análise de textos, aulas expositivas e exercícios práticos.

Justificativa:

A proposta se justifica pela escassez desse tipo de trabalho com aspectos técnicos da poesia e da criação no ensino de línguas e culturas diversas. Verifica-se também a falta de espaços destinados à reflexão e discussão teórico e prático sobre a rede de relações entre as artes (música, teatro, dança, ópera, literatura) e por sua vez, as conexões com outras áreas do conhecimento, tendo como centro a função do intérprete e dos processos criativos.

Objetivos:

Geral:

Desenvolver o ensino e a pesquisa de temas relacionados ao ensino de línguas e culturas diversas interdisciplinar.

Específicos:

  • Promover a discussão e reflexão sobre processos de aprendizagem nas áreas artísticas (cênicas e musicais), como também de produção artística e cultural.
  • Analisar processos coletivos e individuais de criação artística, bem como da aquisição de saberes e conhecimentos sistematizados.

Metodologia:

O curso será desenvolvido através de:

Aulas expositivas;

Exercícios práticos;

Discussões temáticas;

Análise de textos;

Apresentação de Documentários e Filmes; audição de obras musicais

Programa:

Atividade: um panorama do conteúdo a seguir:

Guia de navegação: da transdisciplinaridade como bússola

1. POÉTICA DA POÉTICA:

1.1. A condição subjetiva do criador-intérprete (artistas, professores, estudantes)

1.2. Reconhecendo um universo multidisciplinar

1.3. Preocupando-se com a conexão dos saberes

1.4. A conscientização do olhar particular / individual

1.5. Técnicas – a busca da libertação

1.6. a repetição como arte de tecer

1.7. uma poética como princípio unificador/catalizador

2. POÉTICA DA IMAGINAÇÃO:

2.1. Processos criativos

2.2. A circularidade das relações cognitivas: recepção, apreensão do mundo

2.3. Metáforas: a capacidade humana de relacionar

2.4. Conceito(s) de originalidade / “estranhamento”

2.5. Crítica genética como análise do próprio percurso

2.6. Processos de transformação

2.7. Infância: história e descendência pessoal

3. POÉTICA DO TEMPO:

3.1. História & Mitologia

3.2. a necessidade dos fios do tempo e da memória

3.3. uma outra visão da história: os desvios, os momentos de ruptura

3.4. da continuidade como caminho transformador

3.5. a dificuldade de abandonar os imprintings / estilos

3.6. o tempo – o círculo, a simultaneidade

3.7. linearidade, saltos, paralelismos

4. POÉTICA DA AÇÃO:

4.1. Individual & Coletivo

4.2. Tragédia Grega, Commedia dell’arte e Shakespeare: embriões históricos da multidisciplinaridade

4.3. o Homem e a natureza do jogo, como criador das relações

4.4. o Homem e a Sociedade

4.5. o Homem e os Mitos

4.6. O conceito de Gesamtkunstwerk

4.7. Personalia: as metáforas da condição humana.

5. POÉTICA DO MESTIÇO:

5.1. da mestiçagem / hibridismo

5.2. conscientização do ”terceiro lugar”

5.3. A narrativa: reconhecendo o mundo

5.4. in tempore: das relações das dramaturgias

5.5. sonoptikum: da capacidade de ouvir

5.6. experimentum: da capacidade de transformar

5.7. da construção da sua própria linguagem

5.8. interfaces: som e palavra, texto e música

5.9. conceitos e significados da palavra cultura

5.10. ensinar / aprender: a reforma do pensamento

À deriva: abandonando a bússola – conexões finais

Construindo o seu próprio mapa

 

CARGA HORÁRIA:

Teóricas: 15 horas

Práticas: 15 horas

Total:      30 horas