Apresentação:
O projeto de extensão “Poéticas híbridas, criações mestiças: reflexões sobre a multidisciplinaridade das artes – um exercício transdisciplinar” oferece à comunidade univesitária da UFPR e externa a oportunidade de discutir e refletir processos de aprendizagem nas áreas artísticas. O projeto envolve pesquisas e cursos de aspectos técnicos da poesia e da criação por meio da produção de textos em sala de aula. As aulas teóricas priorizam a análise de textos, aulas expositivas e exercícios práticos.
Justificativa:
A proposta se justifica pela escassez desse tipo de trabalho com aspectos técnicos da poesia e da criação no ensino de línguas e culturas diversas. Verifica-se também a falta de espaços destinados à reflexão e discussão teórico e prático sobre a rede de relações entre as artes (música, teatro, dança, ópera, literatura) e por sua vez, as conexões com outras áreas do conhecimento, tendo como centro a função do intérprete e dos processos criativos.
Objetivos:
Geral:
Desenvolver o ensino e a pesquisa de temas relacionados ao ensino de línguas e culturas diversas interdisciplinar.
Específicos:
- Promover a discussão e reflexão sobre processos de aprendizagem nas áreas artísticas (cênicas e musicais), como também de produção artística e cultural.
- Analisar processos coletivos e individuais de criação artística, bem como da aquisição de saberes e conhecimentos sistematizados.
Metodologia:
O curso será desenvolvido através de:
Aulas expositivas;
Exercícios práticos;
Discussões temáticas;
Análise de textos;
Apresentação de Documentários e Filmes; audição de obras musicais
Programa:
Atividade: um panorama do conteúdo a seguir:
Guia de navegação: da transdisciplinaridade como bússola
1. POÉTICA DA POÉTICA:
1.1. A condição subjetiva do criador-intérprete (artistas, professores, estudantes)
1.2. Reconhecendo um universo multidisciplinar
1.3. Preocupando-se com a conexão dos saberes
1.4. A conscientização do olhar particular / individual
1.5. Técnicas – a busca da libertação
1.6. a repetição como arte de tecer
1.7. uma poética como princípio unificador/catalizador
2. POÉTICA DA IMAGINAÇÃO:
2.1. Processos criativos
2.2. A circularidade das relações cognitivas: recepção, apreensão do mundo
2.3. Metáforas: a capacidade humana de relacionar
2.4. Conceito(s) de originalidade / “estranhamento”
2.5. Crítica genética como análise do próprio percurso
2.6. Processos de transformação
2.7. Infância: história e descendência pessoal
3. POÉTICA DO TEMPO:
3.1. História & Mitologia
3.2. a necessidade dos fios do tempo e da memória
3.3. uma outra visão da história: os desvios, os momentos de ruptura
3.4. da continuidade como caminho transformador
3.5. a dificuldade de abandonar os imprintings / estilos
3.6. o tempo – o círculo, a simultaneidade
3.7. linearidade, saltos, paralelismos
4. POÉTICA DA AÇÃO:
4.1. Individual & Coletivo
4.2. Tragédia Grega, Commedia dell’arte e Shakespeare: embriões históricos da multidisciplinaridade
4.3. o Homem e a natureza do jogo, como criador das relações
4.4. o Homem e a Sociedade
4.5. o Homem e os Mitos
4.6. O conceito de Gesamtkunstwerk
4.7. Personalia: as metáforas da condição humana.
5. POÉTICA DO MESTIÇO:
5.1. da mestiçagem / hibridismo
5.2. conscientização do ”terceiro lugar”
5.3. A narrativa: reconhecendo o mundo
5.4. in tempore: das relações das dramaturgias
5.5. sonoptikum: da capacidade de ouvir
5.6. experimentum: da capacidade de transformar
5.7. da construção da sua própria linguagem
5.8. interfaces: som e palavra, texto e música
5.9. conceitos e significados da palavra cultura
5.10. ensinar / aprender: a reforma do pensamento
À deriva: abandonando a bússola – conexões finais
Construindo o seu próprio mapa
CARGA HORÁRIA:
Teóricas: 15 horas
Práticas: 15 horas
Total: 30 horas