HOLANDÊS: LÍNGUA E CULTURA  

HOLANDÊS: LÍNGUA E CULTURA

Apresentação:

  • O projeto de extensão de língua e cultura holandesa envolve cursos de língua holandesa  para a comunidade acadêmica da UFPR, bem como para a comunidade externa, cursos de formação e atualização para professores de holandês, e também a realização de pesquisas nas seguintes áreas: ensino da língua, cultura e literatura holandesa.
  • O curso de língua holandesa pretende apresentar à comunidade aspectos da cultura dos Países Baixos, as influências encontradas no Brasil trazidas pelos imigrantes, habilitando o aluno a manter conversações básicas em holandês; promovendo assim contatos interculturais e acadêmicos.

Justificativa:

  • Existe a necessidade de atender uma demanda bastante específica, especialmente daqueles que desejam aprender holandês por motivos de naturalização, de estudos e outros.

Objetivos:

Geral:

  • Desenvolver o ensino e a pesquisa de temas relacionados à língua e cultura holandesa.

Específicos:

  • Promover o contato e/ou aperfeiçoamento em língua holandesa, visando melhorar as relações profissionais e pessoais através da língua e cultura;
  • Promover a integração com a comunidade em geral dentro do ensino da língua holandesa.

Metodologia:

  • O Curso se realiza através de aulas práticas nas quais são trabalhadas prioritariamente as habilidades de recepção e produção oral e minoritariamente as de recepção e produção escrita. Tais habilidades são desenvolvidas através da permanente utilização da língua alvo, tanto pelo professor como por falantes nativos através da apresentação dos textos orais gravados em CD, fita cassete, ou vídeos. Além dos recursos necessários à apresentação dos textos orais, são ainda utilizados retroprojetores, livros textos e material escrito suplementar.

Programas:

HOLANDÊS: LÍNGUA E CULTURA – NÍVEL 1

  • Aprendizado de estruturas gramaticais básicas dentro das seguintes funções:
  • Apresentar-se, pedir e dar informações pessoais;
  • Falar sobre profissões, falar sobre esportes, falar sobre habilidades, nacionalidades hobbies, atividades da semana, sobre o que se tem, sobre membros da família, preferências, horas;
  • Perguntar e falar sobre a idade;
  • Descrever pessoas, descrever a personalidade;
  • Descrever o que há em uma casa;
  • Discutir estilos de vida;
  • Aspectos culturais.

HOLANDÊS: LÍNGUA E CULTURA – NÍVEL 2

  • Aprendizado de estruturas gramaticais básicas dentro das seguintes funções:
  • Falar sobre férias, descrever o clima, falar sobre preferências, falar ao telefone;
  • Pedir e dar direções e localizações;
  • Dar sugestões, aceitar ou recusar convites, dar desculpas;
  • Falar sobre planos para o futuro;
  • Pedir comida em um restaurante;
  • Ler e escrever receitas, falar sobre comida e hábitos alimentares;
  • Falar sobre o passado, viagens, mudanças, eventos históricos, histórias de vida;
  • Pedir e dar conselhos.
  • Aspectos culturais.

HOLANDÊS: LÍNGUA E CULTURA – NÍVEL 3

  • Aprendizado de estruturas gramaticais básicas, dentro das seguintes funções:
  • Fazer apresentações; perguntar e dar informações pessoais;
  • Descrever ocupações; falar sobre trabalho, escola e rotina diárias;
  • Pedir e dar opiniões; falar sobre preços e preferências, fazer comparações, comprar e vender;
  • Falar sobre tipo de música, teatro ou filme favorito; dar opiniões; fazer convites e dar desculpas;
  • Falar sobre a vida familiar;
  • Falar sobre rotinas e exercícios físicos; falar sobre frequência; falar sobre habilidades;
  • Falar sobre férias e experiências passadas;
  • Descrever comunidades, bairros e moradias; perguntar sobre quantidades.
  • Aspectos culturais

CARGA HORÁRIA DOS CURSOS: 60 horas