História

A palavra TANDEM, de origem latina, foi inicialmente usada em inglês para designar aquelas bicicletas de dois lugares. Em meados do século XX, seu sentido se ampliou para designar trabalhos em cooperação, onde dois ou mais colegas de trabalho ou empresas se dedicavam a um objetivo comum.

Nos anos 60 que o termo começou a ser utilizado para designar uma nova estratégia de ensino-aprendizagem em língua estrangeira. Inicialmente implementado na Alemanha, esta atividade ganhou grande popularidade em outros países europeus em pouco tempo (TELLES & VASSALLO,2006).

O Programa Tandem foi implantado em 2007 no Celin e em seu primeiro ano de funcionamento o programa contemplou 372 alunos, totalizando 186 parceiras em diversas línguas.

Em 2013 o Programa foi reestruturado e ampliou suas atividades. Foi criado o Núcleo Tandem Celin-UFPR e ele era responsável pelo atendimento ao estudante estrangeiro, ao público interessado no Programa Tandem e promovendo atividades que integram brasileiros e estrangeiros.

Com a pandemia de Covid-19, o programa Tandem do Celin teve suas atividades cessadas.

Em 2023, o Celin volta a intermediar parcerias na modalidade de Tandem com foco na melhoria do português para estrangeiros e em ressonância com as políticas linguísticas da própria universidade, voltamos a fomentar o aprimoramento linguístico e cultural de diversas línguas para estudantes da graduação e pós graduação da UFPR.