História

O Programa presencial Tandem do Celin-UFPR foi implantado em maio de 2007 pelas professoras Bruna Ruano e Fernanda Baukat. Em seu primeiro ano de funcionamento o programa contemplou 372 alunos, totalizando 186 parceiras em diversas línguas.

Em 2013 o Programa foi reestruturado e ampliou suas atividades. A partir de então criou-se o Núcleo Tandem Celin-UFPR, responsável pelo atendimento ao estudante estrangeiro, ao público interessado no Programa Tandem e promovendo atividades que integram brasileiros e estrangeiros. Dentre as ações do Núcleo entre 2013 e 2020 se destacou a Recepção dos Estudantes Internacionais da UFPR e a organização de Atividades Culturais, parte integrante do curso de Português como Língua Estrangeira (PLE). Atualmente, a equipe de PLA- Português como língua adicional é responsável pela coordenação das parcerias Tandem assim como a coordenação das atividades culturais do curso de português para estrangeiros do Celin.