Apresentação:
- O projeto de extensão “Hebraico: Língua e Cultura” envolve cursos de língua e cultura hebraica para a comunidade acadêmica da UFPR, bem como para a comunidade externa, cursos de formação e atualização para professores de hebraico, e também a realização de pesquisas nas seguintes áreas: ensino da língua, cultura e literatura hebraica e identidade étnica.
Justificativa:
- A proposta se justifica pela escassa oferta de cursos de língua e cultura hebraica na área de Letras (ou afins) nas universidades brasileiras. O Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR é um espaço que permite o desenvolvimento do ensino e da pesquisa da língua e da cultura hebraica. Só existe um curso de Letras Hebraico em todo do território nacional que está na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- A oferta do Curso de Extensão Universitária de Língua e Cultura Hebraica visa atender a demanda que se manifestou nesse contexto, conjugando o estudo da língua com a aquisição de noções da Cultura Hebraica.
- A oferta do Curso de Extensão Universitária de Conversação Avançada em Língua Hebraica visa atender a demanda dos alunos que já dominam a leitura, a escrita, expressões idiomáticas e um grande repertório de palavras, conjugando diálogos mais complexos inseridos em situações corriqueiras com o enriquecimento da língua como um todo.
Objetivos:
Geral:
- Desenvolver o ensino e a pesquisa de temas relacionados à língua hebraica e à cultura israelita.
Específicos:
- Promover cursos de língua hebraica e cultura israelita para a comunidade interna e externa à UFPR.
- Promover cursos para a formação e/ou atualização de professores de língua hebraica que possam atuar nas escolas das comunidades.
- Desenvolver pesquisas didático-pedagógicas, linguísticas e culturais ligadas à língua hebraica e à cultura israelita.
- Promover a aquisição do conhecimento do alfabeto hebraico, de noções de gramática, e de vocabulário básico, a introdução do desenvolvimento de leitura, pronúncia e escrita, e uma visão panorâmica da cultura e tradições do povo israelita.
Metodologia:
- Através de técnicas áudio-comunicativas e de interação professor-aluno e aluno-aluno processa-se a aprendizagem com o auxílio de materiais auditivos e visuais que ilustram e baseiam o estudo dos conteúdos linguísticos e culturais.
Programas:
HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 1
- A Língua Hebraica – breve histórico.
- Características de Língua Hebraica.
- As letras e o seu significado simbólico.
- Alfabetização em letras cursivas.
- Pronomes – eu, tu (m. e f.), ele, ela.
- Verbos: morar, sentar, comer, ter.
- Artigo definido: o, a, os, as.
- Nomes próprios
- Adjetivos: bonito, bonita, grande, pequeno, pequena.
- Noções de tempo: manhã, hoje.
- Noções de espaço: onde, espaços e objetos da casa, da sala de aula
- Canções israelenses típicas (simples e com letras curtas)
- Diálogos iniciais
- Cultura Judaica e Tradições: costumes, regras alimentares; símbolos judaicos; e festas
HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 2
- As letras e o seu significado simbólico
- Alfabetização em letras cursivas
- Pronomes possessivos
- Verbos
- Substantivos
- Expressões idiomáticas diversas
- Canções israelenses típicas (simples e com letras curtas)
- Cultura: o período dos dois reinos; a conquista assíria de Israel; os profetas de Israel; os profetas de Judá; a conquista de Judá pelos babilônios; o cativeiro da Babilônia; o retorno a Sião (Shivat Tzion); o período Persa; a conquista de Alexandre Magno; o Helenismo e o Judaísmo; o período dos Ptolomeus – judeus em Alexandria; o período Selêucida; a revolta dos macabeus; a dinastia dos Hasmoneus; a revolta contra Roma; a grande dispersão: mito ou realidade; o autogoverno judaico no período Mishnaico.
HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 3
- Passagem da escrita em imprensa para a escrita cursiva.
- Verbos: tem, não tem, saber, sentir muito, ir, caminhar, amar, gostar.
- Construção dos verbos no infinitivo e sua aplicação.
- Noções de espaço e objetos de uma casa.
- Pronomes pessoais do caso oblíquo
- Músicas israelenses: cânones e canções folclóricas simples
- Diálogos básicos e intermediários
- Encenações e dramatizações simples.
- Cultura Judaica: festas, tradições e curiosidades judaicas.
HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 4
- Numerais no feminino e no masculino
- Verbos: viajar, passear, buscar, pagar, encontrar, contar, correr, construir,
- Situações do cotidiano no lar
- Expressões idiomáticas
- Situações de compra e venda no restaurante, correio e supermercado.
- Noções de tempo e espaço
- Músicas israelenses
- Diálogos intermediários
- Encenações de dramatizações simples.
- Cultura Judaica: ciclo anual das Festas Judaicas (de acordo com o calendário letivo); Rosh Hasnaná; Iom Kipur; Sucot; Simchat Torá; Chanucá; e noções importantes para o Judaísmo.
HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 5
- Reforço das letras de forma
- Horas, dias semana
- Expressões do Cotidiano
- Noções de tempo e espaço (sem uso do passado)
- Expressões: quando?, onde?, quem?, para quem?, qual?, para onde?
- Diálogos intermediários
- Noções gerais da cultura Judaica
HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 6
- Estruturas linguísticas e expressões idiomáticas do cotidiano: Quantos anos você tem? Qual é o seu nome? Quanto custa?
- Uso do pronome possessivo como forma amalgamada ao objeto. (meu nome, teu nome, meu pai, tua mãe, etc.).
- Leitura, interpretação e produção de textos com as estruturas linguísticas trabalhadas.
- Músicas do folclore israelense.
- Situações do cotidiano na forma de dramatização: no restaurante, na estação de trem, no aeroporto, no mercado, etc.
- História Judaica: o período do 2º Templo, o período talmúdico; os judeus na Idade Média – mundo islâmico; os judeus na Alta Idade Média europeia – Ashkenaz; os judeus na Idade Média em Sefarad (Espanha Medieval); os mitos medievais anti-judaicos.
HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 7
- Estruturas linguísticas e expressões idiomáticas do cotidiano: Precisa + verbo no infinitivo, adjetivos, formas amalgamadas de substantivo + adjetivo (bolo caseiro, carta expressa, etc).
- Verbos: abençoar, abrir, criar, pegar, chegar, entrar, passar, atravessar, virar, doer.
- Cumprimentos nas ocasiões do calendário judaico.
- Conjugação dos verbos no tempo passado
- Partes do corpo humano
- Forma amalgamada específica do hebraico: comigo, contigo, etc.
- Audição, leitura e interpretação de textos.
- Produção de textos utilizando o vocabulário e estruturas linguísticas aprendidas.
- Músicas do folclore israelita e leitura e interpretação das letras.
- Dramatização de situações do cotidiano em hebraico.
- Jogos para fixação de conteúdos.
- Vídeos específicos para o aprendizado da língua hebraica
- Noções gerais da cultura Judaica
HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 8
- Revisão dos conteúdos do semestre anterior – dias da semana, conceitos temporais, tempo passado na oralidade e escrita, verbos morar, correr, descansar, voar, mexer-se.
- Partes do corpo humano – verbos – doer, escaminar, adoecer, odiar.
- Partes do corpo + adjetivos: gordo, magro, curto, comprido, alto, baixo.
- Verbos regulares: tempo passado – encontrar, estudar.
- Uso de Preposição + pronome: comigo, contigo…
- Estruturas linguísticas no tempo presente e no tempo passado. Emprego da conjunção “que”.
- Verbos reflexivos: vertir-se, baular-se, casar-se
- Tempo futuro
- Leitura e interpretação de textos
- Produção de textos
- Músicas hebraicas modernas e tradicionais
HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 9
- Lições 49 a 57 do livro “IVRIT MIN ATCHALÁ”
- Advérbios: difícil, fácil, agradável, atrás, durante, à cima, à baixo
- Verbos no presente: utilizar, acreditar, perder
- Verbos no passado: ter, não ter, haver e os reflexivos
- Verbos no futuro: ser, estar, ter, haver
- Orações temporais: antes de, depois de, durante
- Orações explicativas
- Trabalho com textos mais complexos e com diálogos mais longos e abrangentes
HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 10
- Lições 58 a 67 do livro “IVRIT MIN ATCHALÁ”
- Orações causais
- Orações interrogativas e a maneira propícia de responder
- Orações condicionais
- Etsel, sua utilização e significado(na casa de tal pessoa com esta pessoa)
- Verbos no futuro: morar, correr, voar, descansar
- Verbos no futuro: fechar, guardar, encontrar, dançar, enviar, abrir
- Verbos no futuro da família falar
- Orações subordinadas no futuro
- Construção de frases com: é permitido, é proibido, vale a pena, acrescentado do verbo no infinitivo.
- Noções gerais da cultura Judaica
CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE ÁRABE: LÍNGUA E CULTURA: 60 horas
METODOLOGIA DOS CURSOS DE CONVERSAÇÃO:
- Através de técnicas áudio-comunicativas e de interação professor-aluno e aluno-aluno processa-se a aprendizagem com o auxílio de materiais auditivos e visuais que ilustram e baseiam o estudo dos conteúdos linguísticos e culturais.
CONVERSAÇÃO AVANÇADA EM LÍNGUA HEBRAICA 1
- Moradia: divisões da casa, andares, móveis, adjetivos correspondentes.
- Família: componentes da família, relações familiares
- No restaurante: vários tipos de comida e bebida, festa de aniversário, como preparar alimentos, como arrumar a mesa, utensílios de cozinha em geral.
- No Mercado e Supermercado: frutas, verduras, alimentos, laticínios.
- Horas: organização diária, advérbios de tempo: antes, durante, após, mais tarde.
- No Correio: atividades que envolvem remessa de cartas e objetos e pagamento de contas.
- Na Sinagoga: organização interna, objetos, participantes.
- No Salão de beleza e barbearia
- No Banco: empréstimos, poupança, investimentos.
- Na Loja de departamentos
- No Médico, no Hospital, no Dentista
- Viagens
- Hobby
- Esportes
- Música
CONVERSAÇÃO AVANÇADA EM LÍNGUA HEBRAICA 2
- No Correio: atividades que envolvem remessa de cartas e objetos e pagamento de contas.
- Na Sinagoga: organização interna, objetos, participantes.
- No Salão de beleza e barbearia
- No Banco: empréstimos, poupança, investimentos.
- Na Loja de departamentos
- No Médico, no Hospital, no Dentista
- Viagens
- Hobby
- Esportes
- Música
CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE HEBRAICO: 30 horas
Mauro Hiroto Suzuki | Atualizado em