GALANET – INTERCOMPREENSÃO EM LÍNGUAS ROMÂNICAS

Apresentação:

O Projeto “Galanet: galáxia em rede” tem por objetivo estimular a intercompreensão entre os romanófonos, ou seja, os falantes de português, francês, italiano, espanhol e, é claro, o próprio romeno, todos idiomas de origem latina.

O projeto utilizará o Galanet como recurso pedagógico, pois é um instrumento altamente estimulante e sensibilizador para a aquisição de línguas estrangeiras. De maneira especial o uso dessa abordagem contibui para a aquisição das línguas românicas, objeto deste projeto. O recurso Galanet é uma plataforma do programa Sócrates, da Comunidade Européia, que tem por objetivo justamente o estímulo da intercompreensão entre os romanófonos.

O processo de aprendizagem das línguas através de instrumentos como o Galanet, somado a mediação de um professor, se dá de forma espontânea, pois é construído pela interação entre os participantes das sessões organizadas pelo projeto e por configurar-se como um ambiente de comunicação autêntica.

O presente projeto promove também a interculturalidade, elemento integrador dos projetos do Programa “Extensão universitária como espaço integrado para ensino e aprendizagem, pesquisa e formação de professores de línguas e culturas diversas” ao qual o Projeto “Galanet: galáxia em rede” se vincula.

Justificativa:

Aprender a trabalhar em cooperação à distância graças a dispositivos adaptados, em qualquer disciplina, é hoje uma possibilidade concreta que reativa as virtudes do diálogo e as suas dimensões éticas e humanistas. Além disso, torna-se cada vez mais uma necessidade para acompanhar as mudanças do mundo.

A intercompreensão de romanófonos é facilitada pelas semelhanças das línguas provindas do latim, tornou-se nos últimos anos um campo de pesquisa fecundo. Os dispositivos das TIC (Correio eletrônico, fórum, chat, wiki, blog, entre outros) abrem hoje novas possibilidades pedagógicas que alargam o leque de atividades que podem facilitar a aprendizagem de línguas e proporcionar incentivo e motivação pela prática do diálogo autêntico desde o início da aprendizagem da língua alvo. Portanto, o projeto estará dessa forma permitindo uma comunicação autêntica por pares de línguas e assim facilitando a aquisição da língua alvo.

Objetivos:

Geral:

Objetivo é estimular a intercompreensão entre os romanófonos, ou seja, os falantes de português, francês, italiano, espanhol e, é claro, o próprio romeno, todos idiomas de origem latina.

Específicos:

• Promover as sessões Galanet e a interculturalidade.
  • Desenvolver pesquisas sobre a aquisição de línguas românicas e contextos de aprendizagem.
  • Habilitar professores de línguas estrangeiras a trabalharem com a ferramenta Galanet
  • Promover a reflexão e uso de TICs no ensino de línguas e culturas diversas.

Metodologia:

O projeto se dará principalmente por meio de sessões realizadas na plataforma Galanet. Não há, necessariamente, custos, horários ou endereços pré-estabelecidos. Serão feitas algumas sessões presenciais, onde o contato direto entre os participantes constitui um estímulo a mais.

Uma sessão de Galanet corresponde a um semestre (3 a 4 meses) e comporta 4 fases:

Primeira fase: quebrar o gelo, onde os participantes travam conhecimento e escolhem um tema comum para discussão e futuro dossiê de imprensa (fase 4).

Segunda fase: explosão de idéias, onde os «intercomprenautas» colhem e registram idéias em todas as áreas e direções: científica, histórica, social, cotidiana, humorística etc.

Terceira fase: coleta de documentos e debate, com vistas à última etapa.

Quarta fase: realização do dossiê de imprensa, para publicação na internet, produto final de uma Sessão Galanet.

INFORMAÇÕES PARA PARTICIPAR

Inscrições através do e-mail galanet.celin@ufpr.br

As Sessões Galanet acompanham calendário europeu, duas vezes por ano – de fevereiro a maio e de setembro a dezembro. Seu endereço na internet: www.galanet.eu Uma Sessão é dividida em 4 fases e corresponde a um curso regular de 60 horas/aula no CELIN-UFPR. É formada por equipes de participantes da França, Brasil, Argentina, Itália, Espanha, Portugal, Romênia etc.

OBJETIVO: Desenvolver a intercompreensão nas línguas românicas (português, italiano, espanhol, francês, catalão, romeno etc.). Ou seja, o participante/aluno deve se expressar na língua materna tendo a preocupação de compreender e fazer-se compreender pelo interlocutor.

O CELIN-UFPR oferece este curso aos estudantes e à comunidade em geral.

Requisitos:

Idade mínima: 17 anos

Escolaridade mínima: estar cursando 2º grau

Ter acesso a computador e internet

Providenciar a instalação do programa Java pelo endereço WWW.java.com.br

Participar de reuniões presenciais em Curitiba

Conectar-se com freqüência (mínimo 2 vezes por semana)

Participar dos fóruns de discussão da plataforma

Participar dos chats

Participar do trabalho final a ser realizado em equipe (dossiê de imprensa a ser publicado na internet)

Acompanhar as instruções encaminhadas por e-mail

Observações:

1) Quem não mora em Curitiba, deve se conectar nos horários previstos para a equipe;

2) Reuniões presenciais, reuniões on line e chats são propostos em horários alternativos para facilitar a participação de quem trabalha em período integral;

3) As reuniões on line e os chats são marcados em função do fuso horário, pois contamos com participantes de diferentes países e continentes.

TEXTOS:

GALANET : uma galáxia em rede

L’intercompréhension entre langues voisines

A intercompreensão entre línguas vizinhas

Le forum bilingue comme anticipation de l’e-tandem

INSCRIÇÕES:

Os interessados devem mandar e-mail para galanet.celin@ufpr.br com as seguintes informações:

• NOME COMPLETO:
  • CIDADE E PAÍS ONDE MORA:
  • ENDEREÇO ELETRÔNICO:
  • TELEFONE PARA CONTATO:
  • GRAU DE INSTRUÇÃO: