Inglês Velho  

Apresentação

O curso de inglês do Celin é ofertado em 8 níveis: 

Inglês 1 – Básico 1 e Básico 2

Inglês 2 – Pré-intermediário 1 e Pré-intermediário 2

Inglês 3 – Intermediário 1 e Intermediário 2

Inglês 4 – Pós-intermediário 1 e Pós-intermediário 2

A carga horária de cada nível é de 60 horas/aula e cada um deles corresponde à seguinte designação do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR):

Celin     – CEFR

Inglês 1 – A1 – A2

Inglês 2 – A2 – B1

Inglês 3 – B1

Inglês 4 – B2

 

Conteúdo Programático de cada semestre:

Básico 1
American English File 1 – Unidades 1 a 6

Intenções comunicativas: Apresentar-se, dar e pedir informações pessoais, contar, soletrar, dar ordens e sugestões, informar sua profissão, falar sobre famílias, dizer como se sente, e descrever objetos, pessoas e o tempo meteorológico.

Gramática: simple present, imperative, let’s, possessive, present continuous, objective pronouns, can, e prepositions of time.

Léxico: países, números, cores, sentimentos, família, estações, meses do ano, dias da semana, datas, música, tempo meteorológico e profissões.

Gêneros textuais: diálogo, formulário, texto informativo e conto.

Elemento cultural: sala de aula, trabalho e estilo de vida.

Básico 2
American English File 1 – Unidades 7 a 12

Intenções comunicativas: comparar, quantificar, informar acontecimentos passados, distinguir diferentes tipos de situações passadas, descrever o modo de ações, informar
planos, descrever cenários presentes e passados, fazer previsões, falar sobre alimentos e embalagens, conversar sobre férias e descrever lugares da casa.

Gramática: simple past, regular and irregular verbs, present perfect, there is and there are, there was and there were, countable and uncountable nouns, going to, comparative
and superlative, e quantifiers.

Léxico: expressões de passado, lugares da casa, móveis, alimentos e embalagens, números grandes, internet e filmes.

Gêneros textuais: e-mail, anúncio, entrevista, blog e conto.

Elemento cultural: moradia, férias, viagens, alimentação e lenda urbana.

Pré-intermediário 1
American English File 2 – Unidades 1 a 6

Intenções comunicativas: perguntar, descrever a aparência e personalidade de pessoas, diferenciar situações em acontecimento de fatos, relatar experiências passadas,
indicar a ordem de acontecimento de situações, expressar situações em acontecimento no passado, comunicar-se em um encontro, descrever imagens, prever e planejar, falar
sobre viagens, expressar situações futuras (certas e  incertas), ofertar e prometer, conversar sobre tarefas domésticas, comparar, quantificar, discutir sobre redes sociais, ler diferentes tipos de números e discutir sobre saúde.

Gramática: simple present, present continuous, simple past, regular and irregular verbs, past continuous, connectors, going to, present perfect, comparative and superlative, quantifiers, will, e defining relative clauses.

Léxico: férias, roupas, aeroporto, tarefas domésticas, compras, tipos de números, saúde e corpo.

Gêneros textuais: perfil de rede social, blog, texto informativo, legenda de imagens e narrativa.

Elemento cultural: encontros, férias, viagens, pintura,  fotografia e reprodução.

Pré-intermediário 2
American English File 2 – Unidades 7 a 12

Intenções comunicativas: expressar necessidades, regras e proibições, conversar sobre sonhos e expressar seus possíveis significados, definir o que é felicidade, discutir sobre o aprendizado de línguas adicionais, dar conselhos, expressar possibilidades, falar sobre situações hipotéticas e suas consequências, expressar situações passadas que ainda são reais, distinguir situações passadas finalizadas de não finalizadas, expressar movimento, expressar situações que foram reais por um longo período mas não são mais, narrar
situações anteriores a outras situações também passadas, reportar algo dito por outra pessoa e expressar medos.

Gramática: should, have to, must, used to, passive, neither, might, past perfect, reported speech, e first and second conditionals.

Léxico: animais, esportes, expressões de movimento, matérias escolares e expressões de tempo.

Gêneros textuais: conto, comentário de rede social,  biografia, fórum e artigo.

Elemento cultural: atitude mental, trabalho, encontros, felicidade, hábitos e línguas.

Intermediário 1
American English File 3 – Unidades 1 a 5

Intenções comunicativas: diferenciar situações em acontecimento de fatos, descrever pessoas e sua personalidade, distinguir situações que acontecerão de situações que poderão acontecer, distinguir situações passadas finalizadas de não finalizadas, expressar e discutir sobre hábitos, discutir sobre diferentes configurações familiares e seus hábitos, comparar coisas e pessoas, falar sobre economias e gastos, falar sobre direção e trânsito, discutir sobre estereótipos de gênero, narrar situações anteriores a outras situações também passadas, diferenciar proibições de obrigações e necessidades, discutir sobre boas e más maneiras, expressar habilidades e possibilidades, descrever cenários passados e conversar sobre esportes.

Gramática: simple present and continuous, action and nonaction verbs, present continuous (future), will, going to, present perfect, simple past and continuous, past perfect, present perfect continuous, comparative and superlative, articles, have to, must, should, can, could, e be able to.

Léxico: comida, culinária, família, dinheiro, transporte, telefone, esporte e relacionamentos.

Gêneros textuais: texto informativo, poema, e-mail, entrevista, fórum e artigo.

Elemento cultural: alimentação, hábitos, culinária, família, caridade, economia, estereótipos, trânsito, respeito e esporte.

Intermediário 2
American English File 3 – Unidades 6 a 10

Intenções comunicativas: expressar situações possíveis e suas consequências, expressar situações hipotéticas, reportar algo dito por outra pessoa, distinguir fatos de
possibilidades e impossibilidades, conversar sobre cinema, discutir sobre educação, discutir sobre trabalho e negócios, responder vendedores e fazer reclamações, quantificar, expressar como algo poderia ter sido diferente, falar sobre ídolos e ícones, discutir sobre o uso de ferramentas digitais, distinguir informações essenciais de extras e confirmar informações em um diálogo.

Gramática: passive (all tenses), modals of deduction (might, can’t, and must), first conditional and future time clauses, second conditional, reported speech (sentences and
questions), third conditional, quantifiers, relative clauses (defining and nondefining), e tag questions.

Léxico: cinema, parte do corpo, educação, casa, trabalho, compras, crimes e dispositivos eletrônicos.

Gêneros textuais: resenha, artigo, fórum, diálogo, e-mail, romance e biografia.

Elemento cultural: cinema, fotografia, imagem pessoal, educação, trabalho, moradia, negócios, atendimento ao consumidor, sorte, uso de ferramentas digitais.

Pós-intermediário 1
American English File 4 – Unidades 1 a 5

Intenções comunicativas: compreender e produzir diferentes tipos de perguntas e respostas, enfatizar enunciados, distinguir situações passadas finalizadas de não
finalizadas, expressar ações repetitivas, expressar há quanto tempo uma situação vem sendo desenvolvida, discutir sobre mitos e fatos médicos, narrar diferentes tipos eventos,
expressar quando uma situação futura encerrará ou estará em progresso, expressar que algo sempre é verdadeiro como resultado de outra coisa, expressar que algo provavelmente acontecerá no futuro em decorrência de outra coisa, expressar situações hipotéticas e suas consequências no presente, futuro e passado, expressar de desejos e arrependimentos, discutir sobre moda e discutir sobre amizade.

Gramática: question formation, auxiliary verbs, present perfect simple and continuous, using adjectives as nouns, adjective order, narrative tenses, past perfect continuous, the position of adverbs and adverbial phrases, future perfect and continuous, zero and first conditionals, future time clauses, unreal conditionals, e wish for present, future, and past regrets.

Léxico: adjetivos compostos, modificadores, doenças e ferimentos, roupas e moda, viagem aérea, meio ambiente, tempo meteorológico e sentimentos.

Gêneros textuais: questionário, texto informativo, artigo, conto e mensagem.

Elemento cultural: amizade, moda, viagem, cuidado com o meio ambiente, esporte e emoções.

Pós-intermediário 2
American English File 4 – Unidades 6 a 10

Intenções comunicativas: conversar sobre música, discutir sobre sono, argumentar, falar sobre hábitos atuais, hábitos abandonados e situações que foram mudadas, conversar sobre atuação, discutir sobre fake news, discutir sobre propaganda, conversar sobre ficção científica, deduzir e especular sobre o passado, falar sobre erros passados e
arrependimentos, falar sobre uma ação sem mencionar seu autor, reportar informações formalmente, e expressar contraste e propósito.

Gramática: used to, be used to and get used to, gerunds and infinitives, past modals (must have, would rather etc.), all forms of the passive (have something done, it is said
that…, he is thought to… etc.), reporting verbs, clauses of contrast and purpose, uncountable and plural nouns, quantifiers, e articles.

Léxico: sono, música, corpo, crimes e punições, mídia, propaganda, negócios e ciência.

Gêneros textuais: artigo, quiz, discurso, charge, artigo de opinião e guia.

Elemento cultural: música, discussões, atuação,  propaganda, notícia, cidades, discursos e ciência.

Avançado 1
American English File 5 – Unidades 1 a 5

Intenções comunicativas: descrever livros e filmes, expressar resultado, propósito, razão e contraste, narrar incidentes passados específicos, descrever eventos habituais e ações repetitivas passadas, conectar enunciados, expressar obrigações, expressar que tem quase certeza de que algo acontece ou aconteceu, expressar que é possível que algo
aconteça ou tenha acontecido, expressar que se espera que algo aconteça ou tenha acontecido, enfatizar enunciados, expressar ou reportar algo com distanciamento,
expressar o desejo de algo ser diferente no presente ou futuro mas é impossível ou improvável, expressar o desejo de que algo acabe ou pare por ser irritante, expressar
preferências, expressar que algo deve ser feito em um futuro próximo, expressar sua personalidade e discutir sobre aprendizado de línguas.

Gramática: linkers, pronouns, adverbs and adverbial expressions, speculation and deduction, past habitual events and specific incidents, inversion (adding emphasis),
distancing, e unreal uses of past tenses.

Léxico: personalidade, trabalho, aprendizado de línguas, conflitos e guerras, sons e voz humana, livros, filmes e dinheiro.

Gêneros textuais: questionário, artigo, texto informativo, autobiografia, sinópse e comentário.

Elemento cultural: autorretrato, relacionamentos, filmes, tradução, uso de dinheiro e estereótipos de gênero.

Avançado 2
American English File 5 – Unidades 6 a 10

Intenções comunicativas: distinguir diferentes tipos de enunciados que expressam condições, distinguir obrigações, permissões e necessidades, expressar estados referentes aos sentidos (audição, visão etc.), expressar o estado que algo ou alguém parece estar, distinguir diferentes tipos de enunciados sobre o futuro, subtrair partes de um enunciado, conectar enunciados, expressar posse ou relação de parentesco, enfatizar e diferenciar informações essenciais e não essenciais em um enunciado.

Gramática: verb + object + infinitive or gerund, conditional sentences, permission, obligation, and necessity, verbs of the senses, gerunds and infinitives, expressing future
plans and arrangements, ellipsis, compound and possessive forms of nouns, cleft sentences, e relative clauses.

Léxico: telefone, tecnologia, arte, expressões com cores, saúde e medicina, comparação, viagem e turismo, animais e preparo de alimentos.

Gêneros textuais: artigo, texto informativo, guia, tweet, quiz, cardápio, e-mail de apresentação, resenha, ensaio e relatório.

Elemento cultural: situações estressantes, saúde, esporte, alimentação e viagem.

Instrumental 1A
CEFR: A2.

Skillful reading and writing 1 – second edition. Unidades 1 a 5.

Objetivo/foco: desenvolver habilidade de leitura com foco na capacidade de compreender textos de forma eficiente.
Programa: Identificar ideais principais e informações complementares dos textos. Realizar previsões sobre o que será lido ao relacionar o conhecimento prévio com as novas ideias. Ler textos para identificar fatos e opiniões.

Estratégias de leitura/gramática: Previewing, Scanning e Skimming, simple present structures, determiners of quantity, use of articles, present progressive in description of trend and changes, present perfect.

Léxico: adjetivos, colocações de tempo, preposições de lugar para descrever a localização dos objetos, descrição de mudanças, uso de palavras com significados positivos e negativos. Gêneros textuais: biografias, contos, resenhas, entrevistas. Elemento cultural: personagens, tempo, arquitetura, cidades e cultura.

Instrumental 1B
CEFR: A2.

Skillful reading and writing 1 – second edition. Unidades 6 a 10.

Objetivo/foco: desenvolver e praticar habilidades de leitura com foco na capacidade de compreender diferentes textos de forma eficiente.

Programa: interpretar informação visual e numérica, aumento da velocidade de leitura, inclusão da tecnologia na mediação da aprendizagem, produção de textos contendo perguntas críticas, uso de palavras e frases para relacionar ideias dentro dos textos. 

Estratégias de leitura/gramática: Previewing, Scanning e Skimming, comparative and superlative forms of adjectives, structures to talk about present, past and future ability, infinities of purpose, active and passive voice in past events, simple future and going to.

Léxico: comida e trabalho, uso apropriado do look at, watch, e see, uso de palavras que mostram sequencia de eventos, adjetivos. 

Gêneros textuais: artigoscrônicasreportagens, entrevistas. 

Elemento cultural: alimentação, trabalho, progresso, perspectivas visuais, extremos

 

Conversação avançada em inglês

Pré-requisito: Ter cursado o Intermediário 2 ou ter sido nivelado a partir do Pós-intermediário 1

A carga horária é de 45 horas/aula

Objetivos: praticar o inglês e aperfeiçõar suas técnicas de argumentação de maneira descontraída.

Programa: com a mediação e suporte teórico da professora, utilizar os conhecimentos de mundo e idioma para participar de debates sobre assuntos atuais e temáticas ainda não exploradas.

Elemento cultural: filmes, músicas, negócios, atualidades.