Espanhol  

Apresentação

O curso de espanhol do Celin é ofertado em 6 níveis: Espanhol 1, 2, 3 e 4. Para cumprir cada nível é necessário um semestre de aulas ou, em alguns casos (quando há oferta), um curso intensivo de 4 semanas, que geralmente ocorre no verão e no inverno, nos tradicionais períodos de férias acadêmicas.

Em geral, as aulas distribuem-se em dois dias por semana, com um total de 1h40 cada uma. Também pode haver turmas aos sábados, com 3h20 de aula pela manhã.

A carga horária de cada nível é de 60 horas e corresponde à seguinte designação do Marco Comum Europeu de Referência para Línguas (MCER):

 

Celin

CEFR

Espanhol 1

A1

Espanhol 2

A1

Espanhol 3

A2

Espanhol 4

A2

Atualmente, os livros adotados são Aula América (1 e 2) e Aula Internacional (3), ambos da editora espanhola Difusión. Cada livro corresponde a dois níveis de língua (dois semestres de aulas).

De forma resumida, os conteúdos comunicativos de cada nível são os que figuram a seguir, sempre acompanhados de tópicos gramaticais e permeados por questões culturais referentes aos diferentes países do mundo cuja população majoritária é falante de espanhol como língua materna:

Espanhol 1

– Solicitar e fornecer dados pessoais

– Formas de cumprimentar e despedir-se

– Expressar intenções, necessidades e preferências

– Expressar-se sobre tarefas cotidianas

– Identificar e descrever objetos

– Descrever lugares e falar do clima

– Falar de eventos do presente

Espanhol 2

– Expressar e contrastar gostos e interesses

– Descrever as pessoas física e emocionalmente

– Falar de relações pessoais

– Expressar tempo cronológico

– Falar de hábitos gastronômicos

– Descrever cidades e espaços físicos

– Relatar acontecimentos passados

Espanhol 3

– Fazer recomendações

– Descrever sentimentos

– Expressar-se sobre aptidões, qualidades e defeitos

– Descrever formas de moradia e localizar objetos no espaço

– Pedir coisas e favores

– Pedir e conceder permissão

– Desculpar-se e justificar-se

– Falar de atividades de lazer

Espanhol 4

– Falar de gostos alimentares e descrever alimentos

– Contar experiências e expressar desejos

– Dar conselhos e falar de estado de ânimo

– Descrever as partes do corpo

– Falar sobre etapas da vida

– Argumentar e debater

– Sequenciar ações