Grego Antigo  


Apresentação:

O projeto de extensão de Língua e Cultura Grega Antiga e Moderna envolve cursos e pesquisas de língua grega para a comunidade acadêmica da UFPR e para a comunidade externa, além de cursos de formação e/ou atualização para professores de grego. Promove ainda a realização de pesquisas nas seguintes áreas: ensino de língua, cultura e literatura grega.


Justificativa:

corpus literário em grego antigo abrange obras de grande importância para áreas como a História, a Filosofia, o Teatro, as Letras, o Direito e a Teologia, bem como para outros campos do conhecimento. Visto que são raras as instituições que oferecem a possibilidade de se estudar extensamente o idioma grego clássico, o curso do CELIN vem suprir uma demanda tanto de estudiosos quanto de um público leigo interessado na produção cultural helênica.

A proposta do curso de grego antigo é proporcionar aos alunos (sejam eles da comunidade em geral, estudantes universitários, discentes de Letras, estudantes de seminário, entre outros) o contato com as estruturas linguísticas e o contexto histórico, cultural e social pertinente a essa língua clássica. A intenção é capacitar o estudante para ler textos sobretudo no dialeto ático (relativo à chamada Era de Ouro Ateniense, séc. V a.C.), na koiné (dialeto dos escritos do Novo Testamento) e, até mesmo, outros escritos da Antiguidade e do período Bizantino.

Visa-se estender à comunidade em geral conhecimentos sobre a cultura e língua helênicas geralmente restritos ao meio acadêmico universitário e, com essa divulgação, possibilitar um maior ingresso de alunos nas habilitações de Letras Clássicas da UFPR. O curso do CELIN permite, ainda, aos discentes do curso de Letras Grego o ganho de experiência pedagógica, desenvolvendo de maneira mais aprofundada o conhecimento adquirido na graduação.


Objetivos:


Geral:

Desenvolver o ensino e a pesquisa de temas relacionados à língua e à cultura grega.

Específicos:

Promover cursos de língua e cultura helênicas para as comunidades interna e externa à UFPR;

Proporcionar a formação e/ou atualização de professores de língua grega;

Desenvolver pesquisas na área de ensino de língua, cultura e língua gregas.

Metodologia:

A apresentação de conteúdos tem por base o método “Aprendendo Grego” (desenvolvido pela Joint Association of Classical Teachers, da Universidade de Cambridge e publicado no Brasil pela editora Odysseus), o qual pode ser complementado com outros materiais, conforme necessidade, pelos professores. Durante as aulas, presenciais, pretende-se promover a leitura e tradução de textos, a análise de aspectos gramaticais, a resolução de exercícios e a discussão de elementos culturais pertinentes. Por se tratar de um idioma clássico, o foco recai na leitura, interpretação e tradução de escritos em grego antigo; atividades envolvendo escrita, áudio e fala podem ser aplicadas como estratégias de ensino-aprendizagem complementares no decorrer do semestre.


GREGO ANTIGO 1 (Seções 0 a 3):


Alfabeto grego

Artigos definidos

Adjetivos do tipo 2-1-2 (η)

O caso vocativo

Advérbios terminados em -ως

2ª declinação

Adjetivos do tipo 2-1-2 (α)

Preposições (para, de, em)

Estruturas em μεν, δε

Neutro plural

Estruturas em τε… τε και

Presente do indicativo (verbos terminados em -ω)

Verbos compostos (com prefixos)

Presente imperativo

Verbos contratos

Verbos irregulares: ειμι, οιδα

1ª declinação

O caso genitivo

Estruturas em “sanduíche” e com “artigo repetido”

Preposições + acusativo/dativo

Verbos terminados em -ομαι: presente indicativo, presente imperativo, formas contratas

3ª declinação

Os pronomes pessoais

ουτος, εκεινος

πολυς, μεγας

Estruturas de negação


GREGO ANTIGO 2 (Seções 4 e 5):


3ª declinação

Adjetivos do tipo -ων, -ον

τις, τι

ουδεις

Elisão e crase

Particípio presente

Posição dos adjetivos

Pronomes interrogativos e indefinidos

Imperfeito indicativo

Futuro indicativo

Verbo ειμι (ser/estar) X ειμι (ir)

Voz média


GREGO ANTIGO 3 (Seções 6 e 7):


3ª declinação

Discurso indireto

Noções de aspecto

Aoristo 1 e 2

Comparativos e superlativos

αυτος

Presente infinitivo

Construções que “pedem” infinitivo

Passado de ειμι (ir)

Particípio aoristo 1 e 2

Passado de οιδα

Verbos: φημι, δυναμαι


GREGO ANTIGO 4 (Seções 8 e 9):


O caso genitivo

Comparativo e superlativo

Optativo

Verbo: ανισταμαι

O caso dativo

Expressões de tempo (acusativo, genitivo e dativo)

O caso vocativo

Declinação de πας

Aoristo infinitivo e aoristo imperativo

Imperativo de 3ª pessoa

Futuro infinitivo

Radicais de aoristo

Verbo: επισταμαι


GREGO 5 (Seções 10 e 11):


Adjetivos: αμελης, γλυκυς

Pronomes relativos

Optativo aoristo

Verbos em -μι

Genitivo absoluto

Advérbios comparativos e adjetivos com duas terminações

Voz passiva (presente e imperfeito)

Optativo de φημι


GREGO 6 (Seções 12 e 13):


Potencial, volitivo e irreal

οπως + futuro

Aoristo passivo

Voz média: transitividade

Infinitivo no discurso indireto

Verbos em -μι (ιστημι, τιθημι, δεικνυμι)

Optativo de ειμι,ειμι, οιδα

Particípio no discurso indireto

Futuro passivo

Condicional

Infinitivo aoristo passivo

Particípio futuro

Infinitivo substantivado

Perfeito ativo

Optativo aoristo passivo

Optativo futuro

Perfeito médio-passivo

Perfeito infinitivo e particípio


GREGO 7 (Seções 14 e 15):


Construções indefinidas com αν

Subjuntivo (presente, aoristo e perfeito)

Métrica

Futuro perfeito


GREGO 8 (Seções 16 e 17):


Adjetivo verbal (-τεος)

Acusativo absoluto

ως + superlativo

Orações finais

Orações indefinidas em sequência secundária

Subjuntivo mais-que-perfeito

Estruturas de imperativo usando μη + subjuntivo aoristo

Perfeito optativo

Subjuntivo exortativo

Orações consecutivas

Numerais

Verbos terminados em -μι

Imperativo aoristo passivo

Subjuntivo deliberativo

Dual


CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE GREGO: LÍNGUA E CULTURA: 60 horas