Conteúdo programático – PLA  

Curso de PLA Básico Iniciante (A0)

Intenções Sociocomunicativas: Interagir em situações de primeiro contato, identificação, autoapresentação e apresentação, fazer perguntas relativas a situações do cotidiano (hábitos, rotina, gostos, preferências) e expressar-se sobre elas. Reconhecer o registro formal e informal para se comunicar. Expressar dúvidas e opiniões. Se localizar e dar direções. Pedir informações. Falar sobre gostos pessoais e lazer.  

Elementos linguísticos: Alfabeto escrito e os sons do português brasileiro (dígrafos, vogais orais e nasais). Verbos: querer e gostar. Introdução ao uso do verbo SER e ESTAR, verbos modais como TER, também verbos regulares e irregulares no presente do indicativo, e construção do tempo verbal futuro (ir + infinitivo).  Números. Pronomes pessoais, interrogativos, demonstrativos, possessivos. Formas de tratamento. Artigos. Adjetivos de qualidade. Preposições de lugar. Formação do presente contínuo (ESTAR + gerúndio). 

Léxico: Vocabulário relacionado a situações do cotidiano. Descrições físicas e psicológicas. Nacionalidades e gentílicos. Horas, dias da semana e períodos do dia. Profissões. Cômodos da casa. Classificar tipos básicos de alimentos. Festas típicas brasileiras. Compras e serviços. Tipos de restaurantes e comércios. Meios de transporte. 

Gêneros textuais: Textos informativos e resumos curtos. Áudios e vídeos com interações do cotidiano. Biografia. Diálogos. Tirinha. 

Curso de PLA Básico 1 (A1)

Intenções Sociocomunicativas: Apresentar-se e apresentar outras pessoas. Interagir em situações de primeiro contato. Cumprimentar e agradecer. Fazer perguntas relativas a situações do cotidiano. Reconhecer o registro formal e informal para se comunicar. Expressar-se para resolver suas necessidades cotidianas. Descrever diferentes configurações de famílias. Expressar dúvidas, incertezas, compreensão ou não compreensão. Identificar o horário de funcionamento de alguns tipos de comércios e instituições. Expressar opinião e descrever lugares e hábitos da cidade de origem. Descrever atividades no ambiente de trabalho. Praticar diálogo em situações cotidianas, como pegar um táxi, comprar bilhete para ir ao cinema. Descrever hábitos alimentares, gostos e preferências. Dar conselhos. Expressar opinião sobre o que devemos evitar, moderar e preferir. Falar sobre possibilidade, obrigação e necessidade. Expressar opinião positiva, negativa e neutra. Conhecer as campanhas de vacinação do sistema público de saúde. Fazer planos para o final de semana e relatar o que fez. Solicitar informações sobre compra de passagens. Descrever sintomas de possíveis problemas de saúde.

Elementos linguísticos: Expressar vontade ou desejo por meio de verbos como: querer, gostar e pretender. Fazer comparações. O alfabeto escrito e os sons do português brasileiro. Dígrafos (ch, nh, rr, lh, sc). Preposição “em” e suas contrações. Números. Pronomes pessoais, interrogativos e possessivos. Verbos regulares do presente do indicativo (como falar, morar, dançar, viajar, comer, ler, assistir). Introdução ao uso do verbo “ser”. Primeiras práticas de pronúncia. Plural dos substantivos. Advérbios de frequência, lugar e tempo. Verbos regulares e irregulares no presente do indicativo. Sons nasais do português brasileiro. Presente contínuo (estar + infinitivo + ndo). Construção do tempo verbal futuro com o verbo ir + infinitivo. Formas de tratamento. Advérbios de tempo. Alguns antônimos (grande/pequeno, bonito/feio). Verbos modais como “poder” e “dever”. Advérbios de frequência. Artigos definidos e indefinidos. Pares mínimos como b x p (pata x bata). Os usos de “muito(s), muita(s)”. Preposições mais frequentes e suas combinações ou reduções. Outros pronomes indefinidos (algum, pouco, outro, tanto). Pronúncias de /R/. Uso de “bom, boa, bons, boas, ruim”. Pronomes demonstrativos. Uso de “melhor” e “pior”.

Léxico: Vocabulário relacionado a situações do cotidiano. Os membros da família. As descrições físicas e psicológicas. Nacionalidades e gentílicos. As cores. As horas, os dias da semana e os períodos do dia. As profissões. Classificar tipos básicos de alimentos. Identificar diferentes tipos de restaurantes. As partes do corpo e as especialidades médicas. Os cuidados da saúde no verão. Significado de expressões como “estar a fim de”, “fica a dica”, “ficar em casa”.

Gêneros textuais: Textos curtos com resumo de informações. Textos informativos com base em dados fornecidos. Áudios e vídeos com interações do cotidiano. Produzir a sua árvore genealógica. Ler uma breve biografia. Ouvir música e identificar informações. Escrever convites via e-mail e WhatsApp. Ler texto informativo sobre pontos turísticos de Curitiba. Ler o cardápio. Praticar vocabulário sobre especialidades médicas, dores e sintomas.

Curso de PLA Básico 2 (A2)

Intenções Sociocomunicativas: Identificar e solicitar informações relacionadas à localização. Pedir ajuda. Relatar oralmente onde está, descrever lugares e trajetos. Ler e identificar placas de sinalização. Conhecer diferentes estilos de moradias no Brasil. Descrever ações que aconteceram no passado. Falar sobre a casa dos sonhos. Opinar sobre qual é o melhor lugar para viver. Conhecer práticas de consumo. Identificar produtos e expressar opinião. Conhecer as principais datas comemorativas do Brasil. Solicitar e dar opinião. Conhecer os costumes brasileiros sobre presentear. Discussões sobre o uso do dinheiro e sobre as despesas de cada pessoa. Reflexões sobre economizar. O hábito de comprar coisas pela internet. Procurar opções de atividades para o tempo livre. Fazer solicitações em hotel ou pousadas. Convidar, aceitar, recusar e justificar.

Elementos linguísticos: Advérbios de tempo e lugar. Formação de plural irregular (rapaz>rapazes, alemão>alemães). Uso de expressões para emitir opinião: “eu acho que, na minha opinião”. Tempo verbal imperativo (vire, ande, dobre) e imperativo irregular (ir>vá, ser >seja). Expressões usadas para dar conselhos: “o melhor é, se eu fosse você”. Verbos regulares e alguns irregulares no pretérito perfeito do indicativo. Advérbios de tempo e lugar. Uso de abreviações como bwc, qto, vg, c/. Pronomes demonstrativos e possessivos. Conjunções comparativas: “mais que”, “menos que”. Uso de expressões como “quanto custa/custam”, “quanto é”? Uso dos verbos “saber, conhecer, poder, conseguir, brincar x jogar x tocar.” Uso dos pronomes reflexivos. Maneiras de aceitar, recusar, justificar ou dar sugestões a partir de um convite feito. Diferença entre “aonde” e “onde”. Reflexões sobre os usos dos verbos: “saber, conhecer, poder, conseguir”. Tempos verbais no tempo presente, pretérito perfeito e imperfeito do indicativo.

Léxico: Conhecer/praticar vocabulário relacionado à utilização dos meios de transporte públicos e privados. Descrever características físicas de moradias. Vocabulário relativo à moradia (cômodos da casa e móveis). O uso de roupas conforme a ocasião. Definir lugares para fazer passeios. Tipos de exercícios físicos. Vocabulário relacionado à localização. Vocabulário sobre o comércio de uma cidade. Adjetivos como “seguro, prático, útil, péssimo”. Adjetivos mais comuns para descrições. Vocabulário relacionado ao vestuário, presentes, comércio em geral. Meses do ano e datas comemorativas. Gêneros dos filmes. Uso de expressões como “dar um rolê”, “viver na correria”.

Gêneros textuais: Praticar perguntas frequentes ligadas a diálogos sobre localização. Conhecer anúncios de compra, venda, aluguel de imóveis. Planejar um passeio ou atividades do final de semana. Relatar atividades ou passeios. Escolher um filme, uma peça de teatro ou um livro para ler. Falar sobre gostos musicais. Cartazes de campanhas publicitárias sobre o trânsito. Textos com campanhas de conscientização. Leitura de mapas. Texto de opinião sobre o melhor lugar para morar. Leitura de gráficos e tabelas. Músicas. Leitura de calendário. Fórum da internet sobre como você gasta seu dinheiro. Vídeo sobre a escolha de um presente para a mãe. Vídeo com dicas sobre como economizar dinheiro. Leitura de imagens sobre o que as pessoas fazem no tempo livre. Leitura de cartazes de filmes. Leitura de sinopses de filmes. Produção textual de um e-mail para um amigo dando dicas do que pode e não pode levar no avião.

Curso de PLA Intermediário 1 (B1)

Intenções Sociocomunicativas: Perguntar e contar sobre a experiência como intercambista ou sobre como é estar em outro país. Conhecer melhor os colegas com perguntas sobre gostos pessoais e atividades que realizam. Discutir diferenças e choques culturais, estereótipos. Falar sobre comemorações importantes sobre seu país e conhecer as de seus colegas. Conhecer locais tradicionais no Brasil para viajar em feriados. Como dar conselhos e falar de lugares/festas que decepcionaram ou que foram divertidos. Conhecer as características do Brasil e do povo brasileiro. Falar sobre sonhos realizados e não realizados. O que é ser feliz na profissão? Relatar hábitos esportivos e refletir sobre os benefícios de praticar esportes. Falar das profissões que mais engordam. Conhecer projetos de inclusão de deficientes nos esportes. Expressar opinião sobre gostos e interesses musicais. Conhecer/identificar diferentes ritmos.

Elementos linguísticos: Expressões de entusiasmo e decepção. Artigos e preposições. Usos de “porque, por que, porquê”. Tempo verbal condicional. Usos de “por” e “para”. Usos de “ser, estar, ficar”. Maneiras de dar conselhos. Tempo verbal: imperativo e pretérito perfeito. Uso de algumas conjunções: “e, mas, por isso, porque, então”. Revisão tempo verbal pretérito perfeito e imperfeito. Diferenças entre “gente, a gente, agente”. Prática dos usos do pronome “se” – reflexivo, conjunção, marca de impessoalidade. Uso do particípio. Pronomes indefinidos. Formas verbais compostas.

Léxico: Conhecer vocabulário sobre a prática de futebol. Vocabulário de inclusão. Diferentes ritmos musicais. Vocabulário relacionado ao intercâmbio e a viagens internacionais. Vocabulário sobre feriados, férias. Vocabulário sobre os esportes. Adjetivos relacionados à aparência e à prática esportiva: “desleixado, confiante, sedentário, etc”. Vocabulário sobre questões musicais, shows, espetáculos, gêneros musicais. Significado de expressões como “estar ligado”, “entrando no clima”, “custo de vida”, “não pode ficar parado”.

Gêneros textuais: Identificar informações em cartazes de eventos. Áudio sobre choques culturais. Vídeo “Tradições mega curiosas na virada do ano”. Apresentação oral sobre um feriado no Brasil. Leitura de gráfico sobre o perfil do intercambista. Leitura de texto sobre cultura. Tirinhas. Leitura de texto de blog sobre promessas de ano novo. O que é uma biografia. Teste sobre como era o perfil do aluno quando criança. Produção textual sobre os tempos de escola. Músicas. Cartaz publicitário sobre inclusão nos esportes. Leitura sobre oficina de música.

Curso de PLA Intermediário 2 (B2)

Intenções Sociocomunicativas: Relatar fatos passados de maior complexidade. Praticar o uso de gírias e expressões idiomáticas. Usar vários tempos verbais em um único texto expressando perfectividade e imperfectividade. Refletir/discutir sobre fontes de notícias (TV ou jornal). Expressar opinião. Fazer citações. Refletir sobre o que comemos e sobre a qualidade dos alimentos. Falar sobre vícios alimentares, como o consumo desenfreado de açúcar. Tentar convencer alguém a mudar de atitude. Usar expressões para discordar e concordar com alguém. Expressar causa e consequência. Refletir sobre como as novas tecnologias e a globalização nos impõem algumas posturas. Como se comportar em outros países. Discutir questões como pontualidade. Expressar dúvida, insatisfação, esperança. Expressar opinião sobre como nos informamos, sobre o que é notícia. Expressar opinião e argumentar sobre algumas atitudes. Escrever sobre atitudes que tomaria em situações como: atender o celular durante uma reunião.

Elementos linguísticos: Tempo verbal mais que perfeito. O uso do prefixo “re”. Reflexões sobre pretérito perfeito e imperfeito. Prática de pronúncia: a sílaba tônica. A estrutura de uma notícia. Tempos verbais: passado perfeito, imperfeito e mais que perfeito. A voz ativa e passiva no texto. Tempo verbal condicional. Uso de conjunções como “enquanto, depois que, sempre que”. Tempos verbais: imperfeito e futuro do subjuntivo. Usos de diminutivo. Os articuladores do discurso. Tempo verbal imperfeito do subjuntivo. Futuro do pretérito composto. Regência verbal. Pronomes relativos.

Léxico: Questões sobre comportamentos urbanos. Etiqueta urbana. Aspectos do mundo empresarial, do trabalho, sobre pontualidade. Vocabulário a respeito de notícias/jornalismo. Usos da palavra “lata” e “busão”. Vocabulário sobre funerais. Questões alimentares como: “mania”, “hábito”, “costume”, vício”. As “gafes” brasileiras. Vocabulário relacionado ao mundo dos veganos e dos carnívoros. Uso de expressões como “me ferrei”, “que mancada”, “perrengue”, “passar mico”, “se dar bem/mal”, “ouvir abobrinhas”, “conversa pra boi dormir”, “favas contadas”. Expressões como “furar fila”, “um minutinho”, “um instante”.

Gêneros textuais: Entrevista com Luan Santana sobre gafe em viagens. Áudios sobre viagens. Áudio sobre curso de fotografia. Vídeo sobre cicloturismo. Leitura de pequenos depoimentos sobre mancadas em viagens. Leitura de depoimentos do tripadvisor sobre viagens. Escrita para um blog de viagens contando uma situação engraçada que aconteceu em uma viagem. Leitura de tirinhas mais complexas. Vídeo sobre conceito de notícia. Escrever uma notícia a partir de imagens. Apresentação oral de resultado de entrevista sobre hábitos alimentares de homens e mulheres. Leitura de texto carnívoros x vegetarianos.

Curso Preparatório Celpe-Bras

Intenções Sociocomunicativas: Conhecer como se organizam as provas escritas e orais e os critérios de avaliação do exame Celpe-Bras. Fazer apresentações e se apresentar. Usar vários tempos verbais em um único texto. Refletir/discutir sobre fontes de notícias. Expressar opinião. Expressar pontos negativos e positivos sobre um assunto. Aconselhar; apresentar características de algo de alguém; divulgar ou promover algo ou alguém; incentivar ou estimular o interlocutor para participar de uma iniciativa; orientar ou dar instruções; posicionar-se, dar sua opinião, justificar ou argumentar; relatar uma experiência; solicitar ou sugerir algo a alguém. Compreensão e produção de gêneros textuais diversos.

Léxico: Vocabulário sobre alimentação, ambiente, arte e cultura, cidadania, ciência e tecnologia, consumo,comportamento,educação, esporte, estilos de vida, lazer, mundo do trabalho, meio ambiente,  saúde, transporte, turismo,  vida urbana, viagem.

Gêneros textuais: Convite. Carta. E-mail. Blog. Panfletos. Cartazes. Folhetos. Texto informativo. Áudios e vídeos sobre alimentação, ambiente cidadania, arte e cultura, ciência e tecnologia, consumo, comportamento, educação, esporte, estilos de vida, lazer, mundo do trabalho, meio ambiente, saúde, transporte, vida urbana, viagem, turismo. Produção de textos informativos, cartas, convites, e-mail. Produção oral a partir de imagens e textos. Linguagem formal e informal. Capa de revista. Contextos  de convivência na escola, no condomínio, no trabalho.