
O curso de espanhol do Celin é ofertado em 4 níveis: Espanhol 1, 2, 3 e 4.
A carga horária de cada nível é de 60 horas/aula e cada um deles corresponde à seguinte designação do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR):
Celin | CEFR |
Espanhol 1 | A1 |
Espanhol 2 | A1 |
Espanhol 3 | A2 |
Espanhol 4 | A2 |
ESPANHOL 1
Intenções comunicativas | Aprender a se apresentar, perguntar coisas na aula, cumprimentar, despedir-se, dar e pedir dados pessoais, recursos para perguntar sobre as palavras, expressar intenções, explicar os motivos do que fazemos, falar sobre o que sabemos fazer em diferentes idiomas, descrever lugares, expressar existência e localização, falar sobre o clima, identificar objetos, expressar necessidade, comprar em lojas: perguntar sobre produtos, pedir preços, etc., falar sobre preferências. |
Gramática | O gênero, as três conjugações (-ar, -er, -ir), os verbos “ser”, “tener” e “llamarse”, o presente do indicativo, alguns usos de “a, con, de, para, porque” o artigo definido (el, la, los, las), os pronomes pessoais de sujeito, graduar: “bien, bastante bien, regular, mal”, alguns usos de “hay”, o verbo estar, o superlativo, os artigos indefinidos (un, una, unos, unas), quantificadores (muy, mucho/a/os/as), pronomes interrogativos (qué, cuál/cuáles, cuántos/cuántas, donde, cómo), os demonstrativos (este, esta, estes, estas, esto), perífrases verbais (tener que + infinitivo), o verbo “ir” e o verbo “preferir” (alguns verbos irregulares no presente do indicativo), “el/la los/las + adjetivo”, “qué, cuál/cuáles + sustantivo”. |
Léxico | Os números, as nacionalidades, as profissões, o alfabeto, idiomas, atividades da aula de língua, atividades de lazer e tempo livre, o tempo, geografia, lugares de interesse turístico, os números a partir de 100, as cores, peças de vestuário, objetos de uso cotidiano. |
Gêneros textuais | Formulários, mensagens (chat, e-mail), diálogos curtos, entrevistas, canções, infográficos, blogs, anúncios publicitários. |
Elemento cultural | Realidade linguística e cultural com a qual estudantes e professores se deparam diariamente na Hispanoamérica, a diversidade cultural dos países hispânicos, pessoas, lugares, costumes. O mapa cultural e clima dos países hispânicos. |

Material didático:
Aula Internacional Plus – Libro del Alumno – A1 – Editora Difusión
ESPANHOL 2
Intenções comunicativas | Falar sobre o aspecto físico e o caráter, expressar e contrastar gostos e interesses, perguntar sobre gostos, falar de relações pessoais, falar de hábitos, expressar frequência, perguntar e dizer a hora, se comunicar em bares e restaurantes, pedir e dar informações sobre comida, falar de hábitos gastronômicos, descrever vilas, bairros, cidades e países, falar do que mais gostamos em um lugar, pedir e dar informações para chegar a um local, expressar gostos e destacar um aspecto, relatar e relacionar acontecimentos passados, falar do início e da duração de uma ação. |
Gramática | O presente do indicativo de alguns verbos irregulares, os verbos reflexivos, “Yo también, Yo tampoco, Yo sí, Yo no”, “Primero, Después, Luego”, a forma impessoal com “se”, os verbos “dar” e “traer”, os pronomes de objeto direto “lo, la, los, las”, quantificadores “algún, ningún, muchos”, preposições e advérbios de lugar “a, en, al lado de, lejos, cerca…”, formas e usos do “pretérito indefinido”, perífrases verbais com infinitivo “empezar + a + infinitivo”, ir/irse, marcadores temporais para o passado, as preposições “desde, durante y hasta”. |
Léxico | Os dias da semana, as partes do dia, atividades cotidianas, as refeições do dia, alimentos, maneiras de cozinhar, pratos típicos do mundo hispânico, serviços e lugares das cidades, adjetivos para descrever um bairro, cinema, biografias. |
Gêneros textuais | Cartas / e-mail, diálogos em locais públicos (restaurantes, bares, hotéis…), sites de turismo, formulários, conversas telefônicas, revistas de moda, diálogos em estabelecimentos, cardápio de restaurantes, lista de compras, canções. |
Elemento cultural | Realidade linguística e cultural com a qual estudantes e professores se deparam diariamente na Hispanoamérica, a diversidade cultural dos países hispânicos, pessoas, lugares, costumes. A culinária dos países hispanofalantes, dieta e hábitos alimentares, países, cidades, bairros e lugares de interesse turístico cultural e natural nos países hispanofalantes, costumes e tradições, formas de vestir, moda… |

Material didático:
Aula Internacional Plus – Libro del Alumno – A1 – Editora Difusión
ESPANHOL 3
Intenções comunicativas | Falar de hábitos e dificuldades, falar da duração, fazer recomendações, descrever sentimentos, perguntar e responder sobre motivações, falar de experiências passadas, falar de habilidades e aptidões, falar de qualidades e defeitos das pessoas, expressar gostos e preferências, descrever uma casa, comparar, expressar coincidência, localizar objetos no espaço, descrever objetos, lidar com situações muito codificadas: convites, apresentações, cumprimentos, despedidas, pedir coisas, ações e favores, pedir e conceder permissão, dar desculpas e justificar, falar de atividades de lazer, falar de horários, relatar experiências passadas, descrever lugares, falar de intenções e projetos. |
Gramática | Os presentes regulares e irregulares, verbos reflexivos, os verbos “costar” e “sentirse”, “para / porque”, “desde / desde hace / hace que…”, “el pretérito perfecto”, perífrases verbais com infinitivo (“saber infinitivo; poder + infinitivo; ir + a + infinitivo, querer / pensar + infinitivo”), comparativos, preposições “sin, com, debajo, encima, detrás, delante, etc.”, pronomes possessivos “el mío, la mía, el tuyo, la tuya, el suyo, la suya”, usos de “ser” e “estar”, verbos “gustar”, “encantar” e “preferir”, o gerúndio (formas regulares e irregulares), “estar + gerundio”, condicional, “el pretérito perfecto”, “ya / todavia no” |
Léxico | “Sentirse ridículo/-a, seguro/-a, inseguro/-a, frustrado/-a, bien, mal…”, atividades para aprender idiomas, profissões, o alfabeto, expressões de frequência, adjetivos de caráter, tipos de moradia, partes de uma moradia, adjetivos para descrever uma moradia, formas e estilos materiais, cumprimentos e despedidas, verbos de cortesia: “poder, molestar, ayudar, traer, dar y prestar”, atividades e lugares de lazer, viagens. |
Gêneros textuais | Conversas, vídeos e podcasts, artigos, textos informativos, questionários, blogs, infográficos, anúncios, chat, itinerários, sites turísticos e culturais, diferentes postagens nas redes sociais, canções. |
Elemento cultural | Realidade linguística e cultural com a qual estudantes e professores se deparam diariamente na Hispanoamérica a diversidade cultural dos países hispânicos, pessoas lugares e costumes. O Patrimônio artístico e cultural dos países hispanofalantes, design, objetos do cotidiano, produtos artesanais, hábitos e tendências dos países hispanofalantes, educação. |

Material didático:
Aula Internacional Plus – Libro del Alumno – A2 – Editora Difusión
ESPANHOL 4
Intenções comunicativas | Falar sobre gostos e hábitos alimentares, explicar como se prepara um prato, falar sobre experiências e avaliá-las, valorizar pessoas e coisas, expressar o desejo de fazer algo, dar conselhos, falar sobre estados de ânimo, descrever dores, desconfortos e sintomas, falar sobre hábitos, costumes e circunstâncias no passado, situar ações no passado e no presente, argumentar e debater, relatar no passado, sequenciar ações, expressar emoções. |
Gramática | Os pronomes pessoais de objeto direto, as formas impessoais com “se”, alguns usos de “ser” e “estar”, conectores e marcadores “y, pero, además”, usos do “pretérito perfecto” e do “pretérito indefinido”, o “verbo gustar”, “me, te, le, nos, les + gustaría + infinitivo”, frases exclamativas, usos dos verbos “ser” e “estar”, “verbo doler”, forma e alguns usos do imperativo afirmativo, o “pretérito imperfecto”, “ya no / todavía”, marcadores temporais para o passado, marcadores temporais para o presente, formas irregulares do “pretérito indefinido”, o contraste entre o “pretérito indefinido” e o “pretérito imperfecto”, as formas do passado de “estar + gerundio”, marcadores temporais para relatar. |
Léxico | Alimentos, receitas, passos e medidas, “parecer”, “caer bien / mal”, “pasarla bien / mal”, lugares de interesse e ofertas culturais, partes do corpo, estados de ânimo, doenças e sintomas, viagens, períodos históricos, etapas da vida, contecimentos históricos, emoções. |
Gêneros textuais | Artigos de jornais e revistas, textos argumentativos, cartas e e-mails, infográficos, anúncios, conversas, entrevistas, programas de rádio, podcasts e vídeos, histórias, postagens nas redes sociais. |
Elemento cultural | Realidade linguística e cultural com a qual estudantes e professores se deparam diariamente na Hispanoamérica a diversidade cultural dos países hispânicos, pessoas lugares e costumes. Tradições, datas comemorativas, hábitos de consumo nos países hispanofalantes, manifestações artísticas, etc. |

Material didático:
Aula Internacional Plus – Libro del Alumno – A2 – Editora Difusión