O curso de alemão do Celin é ofertado em 4 níveis: Alemão 1, 2, 3 e 4.
A carga horária de cada nível é de 60 horas/aula e cada um deles corresponde à seguinte designação do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR):
Celin | CEFR |
Alemão 1 | A1.1 |
Alemão 2 | A1.2 |
Alemão 3 | A2.1 |
Alemão 4 | A2.2 |
ALEMÃO 1
Intenções comunicativas | Aprender as primeiras expressões, frases e palavras e aprender a apresentar-se em alemão; profissões e como contar; apresentar outras pessoas e falar sobre sua família; ir às compras e descrever objetos; descrever objetos e perguntar como ele se chama; encerrar telefonemas; conversar sobre hobbies e frequência com que se faz as coisas; como fazer ou negar convites; como fazer pedidos em um restaurante; pedir informações; falar sobre acontecimentos passados. |
Gramática | Sentenças no singular e perguntas com pronomes interrogativos; conjugações negações e artigos negativos; pronomes possessivos; artigos definidos e indefinidos e pronomes pessoais; singular e plural; verbo modal “können” e posições dos elementos de uma sentença; preposições temporais; palavras compostas; verbos trennbar; construção de passado e os dois verbos auxiliares “haben e sein”. |
Léxico | Nome e alfabeto; profissões e como contar; família; imóveis, mobília, vocabulário ligado a compras e números altos; objetos de uso diário, descrições de objetos, cores e materiais que compõem os referidos objetos. Hobbies e habilidades; lugares a ir no tempo livre e horas; alimentos e palavras compostas; meios de transporte, sistemas de transporte na Alemanha, diário, festas e períodos do ano. |
Gêneros textuais | Anúncio, e-mail, SMS e agenda |
Elemento cultural | Formalidade e informalidade; pratos típicos; festas típicas. |
Material didático:
Menschen A1.1 Kursbuch e Menschen A1.1 Arbeitsbuch
ALEMÃO 2
Intenções comunicativas | Orientações na cidade, pedir uma orientação (de forma cortês), indicar a direção, descrever um caminho. Descrever um bairro, moradias, avaliar vantagens e desvantagens. Pedir ajuda, oferecer ajuda e reagir a oferta. Marcar hora e transferir uma hora marcada. Reagir a pedido de desculpas. Expressar desejos e falar sobre planos. Descrever dores, doenças, dar conselhos, receber conselhos, conversa casual, falar sobre o passado, pedidos e ordens, expressar opinião própria, falar sobre regras, roupas e opinião sobre elas, falar sobre o tempo, apresentar razões/motivos, felicitar, expressar votos de felicidades, expressar intenções. |
Gramática | Preposições que regem dativo, genitivo para nomes próprios, artigos possessivos no nominativo e acusativo, verbos que pedem dativo, e pronomes pessoais no dativo, preposições de tempo, preposições “com / sem”, verbos modais, imperativo, pretérito dos verbos ser / estar e ter, verbos com prefixos inseparáveis, formação de palavras com “un”, pronomes pessoais no acusativo, adjetivos comparativos, Konjuntiv II, datas com números ordinários. |
Léxico | Instituições e lugares na cidade, casas e moradias, no Hotel, atividades desejadas para o futuro, partes do Corpo, doenças e farmácia, aparência, características, atividades no lar, regras de trânsito e meio ambiente, vestuário, tempo, pontos cardeais, festas e eventos. |
Gêneros textuais | Classificados de jornal, e-mail, blog, letra de música, texto de jornal, receitas médicas, diário, coluna de jornal, contribuições em fórum, convite para um evento. |
Elemento cultural | Estabelecimentos típicos alemães, atrações e pontos turísticos pela Europa, Turismo pela Europa, Interações sociais e formais, algumas figuras históricas da Alemanha, eventos anuais. |
Material didático:
Menschen A1.2 Kursbuch e Menschen A1.2 Arbeitsbuch
ALEMÃO 3
Intenções comunicativas | Falar sobre profissões; contar histórias de família; dar dicas de decoração e organização; expressar desejos; fazer compras; planejar algo em conjunto; fazer sugestões e dar conselhos; aceitar ou negar sugestões; demonstrar empatia e preocupações; realizar pedidos em restaurantes, realizar reclamações; avaliar algo; congratular e agradecer; demonstrar surpresa; realizar comparações. |
Gramática | Pronomes possessivos; Perfekt e Präteritum; Preposições locais e temporais; substantivação de verbos; declinação de adjetivos após artigos definidos e indefinidos; Konjunktiv II; advérbios temporais; Conjunções; declinação de adjetivos após artigo nulo; verbos reflexivos. |
Léxico | Profissões e família; Mudança e decoração; Natureza e paisagens; alimentos, peso e medidas; Turismo; Cultura e eventos; Esporte e Fitness; Saúde e doenças; Trabalho; Restaurante; Felicitações e comemorações; Alimentação. |
Gêneros textuais | Texto de revista; anúncios de viagem; carta; cartão postal, e-mail e post na internet; carta do leitor; cronograma; Fórum online; resenha de documentário; artigo de jornal; entrevista; texto objetivo. |
Elemento cultural | Família Mann; turismo na Alemanha e Áustria; formalidade e informalidade na língua alemã; restaurantes em Hamburgo; estatísticas dos hábitos alimentares na Alemanha. |
Material didático:
Menschen A2 Kursbuch e Menschen A2 Arbeitsbuch
ALEMÃO 4
Intenções comunicativas | Compartilhar sobre processo de aprendizagem; expressar contentamento; falar sobre hábitos televisivos; reservar um quarto de hotel; descrever um caminho; hábitos de viagem; comentar sobre situações de viagem; falar sobre o clima; argumentar e convencer alguém; reagir a sugestões de forma hesitante; expressar interesse e desinteresse; solicitar um relato e relatar algo; explicar algo; expressar contentamento/descontentamento; expressar entusiasmo e desapontamento. |
Gramática | Conjunção ‘als’; voz passiva no presente; verbos com dativo e acusativo; perguntas indiretas; preposições de local; verbos com preposições e advérbios preposicionais; preposições de local; verbos modais no Präteritum; pronomes interrogativos e demonstrativos; conjunções ‘bis’ e ‘seit’; pronomes relativos e orações relativas no nominativo e acusativo; Präteritum. |
Léxico | Dicas de aprendizagem; correio e encomendas; mídias; ambientes no hotel; viagem e meios de transporte; clima e tempo; tipos de eventos; imprensa e livros; documentos pessoais; cadastros onlines; escola e educação; mobilidade, viagem e exterior. |
Gêneros textuais | Notícia de jornal; manual de instruções; texto objetivo; diário de viagem; programação de eventos; texto de revista; flyer; manual de orientações; texto de orelha; |
Elemento cultural | Curso de alemão em Berlim, viagem pelo rio Reno; o clima na Suíça. |
Material didático:
Menschen A2.2 Kursbuch e Menschen A2.2 Arbeitsbuch