
O curso de alemão do Celin é ofertado em 4 níveis: Alemão 1, 2, 3 e 4.
A carga horária de cada nível é de 60 horas/aula e cada um deles corresponde à seguinte designação do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR):
Celin | CEFR |
Alemão 1 | A1.1 |
Alemão 2 | A1.2 |
Alemão 3 | A2.1 |
Alemão 4 | A2.2 |
ALEMÃO 1
Intenções comunicativas | Conhecer saudações básicas; conseguir fazer apresentações pessoais e de outras pessoas; saber discorrer e perguntar sobre assuntos como profissão, trabalho, família, gostos, habilidades e hobbies; conseguir descrever objetos e situações a partir de números, cores e nomes; perguntar e dizer preços; falar sobre rotina, hábitos alimentares e tempo (horários); descrever acontecimentos passados e expressão de opinião ou elogios. |
Gramática | Artigos definidos e indefinidos, pronomes pessoais; conjugação de verbos no presente do indicativo (com verbos regulares e irregulares); frases com negações; proposições básicas; formação de palavras no feminino e no plural, Ja-Nein Fragen; Pronomes Interrogativos; artigos possessivos; declinações dos casos Nominativo e Acusativo; verbos modais “können”, “mögen” e “möchten”; posição de verbos; palavras compostas; verbos trennbar e construção de frases no passado com “Perfekt” (com verbos auxiliares “sein” e “haben”). |
Léxico | Saudações; alfabeto, países e línguas; profissões; membros da família; números; móveis e objetos cotidianos; adjetivos e seus antônimos; cores e materiais; hobbies e atividades recreativas; dias da semana, meses e estações do ano; horas e períodos do dia; meios de transporte e lugares; alimentação e atividades de rotina. |
Gêneros textuais | Entrevista, anúncio, SMS, canções, blogs, e-mail, e agenda. |
Elemento cultural | Formalidade e informalidade; pratos típicos; festas típicas, conhecimento sobre os diferentes países que falam alemão e um pouco de história (queda do muro de Berlim e origem de nomes clássicos alemães). |

Material didático:
Momente a1.1 – kb + interaktive version: Kursbuch A1.1 e Momente A1.1 – Arbeitsbuch
ALEMÃO 2
Intenções comunicativas | Falar e opinar sobre lugares; pedir e dar orientações sobre deslocamentos na cidade; falar e opinar sobre a moradia; pedir e oferecer ajuda; responder a pedidos de ajuda; marcar, desmarcar, adiar e propor encontros e reuniões; expressar desejos e falar sobre planos, enfatizando sua importância; falar sobre diferenças culturais; descrever dores e outros sintomas; pedir e dar recomendações; fazer pedidos e dar ordens; identificar problemas; expressar e reagir a críticas; descrever pessoas (aparência, comportamento e personalidade); reagir ao que se diz expressando diferentes emoções; dar opinião e reagir à opinião dos outros; falar sobre regras; chamar a atenção para algo; expressar surpresa; fazer comparações; falar sobre o tempo e o clima; dar justificativas; falar sobre datas importantes; parabenizar e desejar algo a alguém. |
Gramática | Expressar existência (“es gibt”) + acusativo; verbos que pedem o dativo; pronomes pessoais no dativo; preposições de lugar; possessivos no nominativo e no acusativo; preposições de tempo; preposições de modo; verbo “werden” e verbos modais “wollen”, “sollen”, “müssen” e “dürfen”; imperativo formal e informal; pronomes pessoais no acusativo; passado (“Perfekt”) dos verbos não-separáveis; prefixo “un-”; pronome interrogativo “welch-”; pronomes demonstrativos “der” e “dieser”; intensificadores; comparativo e superlativo; conectivo causal “denn”; preposições cambiáveis; sufixo “-los”; numerais ordinais e datas; condicional (“Konjunktiv II”). |
Léxico | Instituições e locais da cidade; moradias, cômodos, móveis e direções; dispositivos eletrônicos e eletrodomésticos; planos e desejos; partes do corpo, dor e sintomas; conselhos e recomendações; atividades domésticas; profissões; aparência e características de comportamento e personalidade; regras de trânsito e no meio ambiente; peças de vestuário; tempo, clima e previsão; datas comemorativas. |
Gêneros textuais | Postagens em blog, anúncios de imóvel, mensagens no celular, entrevistas, fóruns na internet, sites corporativos, comentários na internet, revistas online, depoimentos no rádio, mensagens de voz, poemas, reportagens curtas, comandas de restaurante, instruções para jogos, horóscopo. |
Elemento cultural | Locais em Berlim; formalidade e polidez; busca por moradia; lidar com compromissos; referências culturais nas artes, na ciência e na filosofia; lidar com regras; atitudes em relação ao meio-ambiente; hábitos de consumo; datas comemorativas alternativas. |

Material didático:
Momente A1.2 Kursbuch e Momente A1.2 Arbeitsbuch
ALEMÃO 3
Intenções comunicativas | Falar sobre profissões; contar histórias de família; dar dicas de decoração e organização; expressar desejos; fazer compras; planejar algo em conjunto; fazer sugestões e dar conselhos; aceitar ou negar sugestões; demonstrar empatia e preocupações; realizar pedidos em restaurantes, realizar reclamações; avaliar algo; congratular e agradecer; demonstrar surpresa; realizar comparações. |
Gramática | Pronomes possessivos; Perfekt e Präteritum; Preposições locais e temporais; substantivação de verbos; declinação de adjetivos após artigos definidos e indefinidos; Konjunktiv II; advérbios temporais; Conjunções; declinação de adjetivos após artigo nulo; verbos reflexivos. |
Léxico | Profissões e família; Mudança e decoração; Natureza e paisagens; alimentos, peso e medidas; Turismo; Cultura e eventos; Esporte e Fitness; Saúde e doenças; Trabalho; Restaurante; Felicitações e comemorações; Alimentação. |
Gêneros textuais | Texto de revista; anúncios de viagem; carta; cartão postal, e-mail e post na internet; carta do leitor; cronograma; Fórum online; resenha de documentário; artigo de jornal; entrevista; texto objetivo. |
Elemento cultural | Família Mann; turismo na Alemanha e Áustria; formalidade e informalidade na língua alemã; restaurantes em Hamburgo; estatísticas dos hábitos alimentares na Alemanha. |

Material didático:
Menschen A2 Kursbuch e Menschen A2 Arbeitsbuch
ALEMÃO 4
Intenções comunicativas | Compartilhar sobre processo de aprendizagem; expressar contentamento; falar sobre hábitos televisivos; reservar um quarto de hotel; descrever um caminho; hábitos de viagem; comentar sobre situações de viagem; falar sobre o clima; argumentar e convencer alguém; reagir a sugestões de forma hesitante; expressar interesse e desinteresse; solicitar um relato e relatar algo; explicar algo; expressar contentamento/descontentamento; expressar entusiasmo e desapontamento. |
Gramática | Conjunção ‘als’; voz passiva no presente; verbos com dativo e acusativo; perguntas indiretas; preposições de local; verbos com preposições e advérbios preposicionais; preposições de local; verbos modais no Präteritum; pronomes interrogativos e demonstrativos; conjunções ‘bis’ e ‘seit’; pronomes relativos e orações relativas no nominativo e acusativo; Präteritum. |
Léxico | Dicas de aprendizagem; correio e encomendas; mídias; ambientes no hotel; viagem e meios de transporte; clima e tempo; tipos de eventos; imprensa e livros; documentos pessoais; cadastros onlines; escola e educação; mobilidade, viagem e exterior. |
Gêneros textuais | Notícia de jornal; manual de instruções; texto objetivo; diário de viagem; programação de eventos; texto de revista; flyer; manual de orientações; texto de orelha; |
Elemento cultural | Curso de alemão em Berlim, viagem pelo rio Reno; o clima na Suíça. |

Material didático:
Menschen A2.2 Kursbuch e Menschen A2.2 Arbeitsbuch