ESPERANTO:LÍNGUA E CULTURA  

ESPERANTO: LÍNGUA E CULTURA

Apresentação

  • O projeto de extensão de esperanto envolve cursos de língua e cultura sobre os grupos esperantistas para a comunidade da UFPR e para a comunidade externa, cursos de formação e atualização para professores, e também a realização de pesquisas nas seguintes áreas: ensino da língua, história do movimento e desenvolvimento da cultura esperantista.

Justificativa

  • Existe a necessidade de atender um público específico, especialmente aqueles que desejam aprender esperanto por motivos culturais e outros.
  • Para esse público, trata-se de uma alternativa de acesso a outras culturas, bem como à própria cultura do movimento esperantista que conta com mais de cem anos de história e literatura.
  • O Esperanto é uma opção de comunicação internacional no mundo globalizado e, assim, uma possibilidade de interação com outros povos e culturas.

Objetivos

Geral

  • Desenvolver o ensino e a pesquisa de temas relacionados à língua e história do movimento esperantista no Brasil e no mundo.

Específicos

  • Desenvolver pesquisas didático-pedagógicas, linguísticas e culturais ligadas à história do movimento esperantista no
  • Brasil e no mundo, bem como ao ensino da língua.
  • Promover a integração com a comunidade em geral por meio do ensino do esperanto.
  • Promover cursos para a formação e/ou atualização de professores de esperanto que possam atuar na comunidade.
  • Promover cursos de língua e cultura esperantista para a comunidade interna e externa à UFPR.
  • Promover oportunidades de uso e de contato com a língua,
  • Apresentar a história da língua, seus porquês e sua literatura.
  • Introduzir a ideia do Esperanto enquanto um movimento social / cultural.

Metodologia

Adota-se como método a interculturalidade, que permite, durante o aprendizado da língua, um diálogo constante entre as diversas línguas que deram origem ao esperanto.

O método comunicativo é empregado através de diálogos entre os alunos (dinâmicas de grupo), jogos, utilização de vídeos para discussão, fitas cassetes, músicas, jornais e figuras.

O curso de esperanto desenvolvido pelo projeto “Esperanto: língua e cultura” oferecido para a comunidade interna e externa à UFPR oportuniza o estudo em dois níveis e tem a duração de dois semestres.

Programas

ESPERANTO I

  • Aprendizado de estruturas gramaticais básicas dentro de funções conforme exposto abaixo:
  • Cumprimentos e saudações – Alfabeto – Pronúncia – Substantivo – Afixo: -ino
  • Se apresentar e dar informações pessoais – Tempo Presente – Adjetivo – Afixo: mal-
  • Falar sobre profissões, apresentar pessoas – Pronomes Pessoais – Tempo Passado – Numerais (1-10) – Plural – Afixo: ge- / -isto
  • Fazer planos – Tempo Futuro – Pronomes Possessivos – Advérbios – Numerais (10-20) – Afixo: -aro / -ono
  • Falar sobre rotinas e hábitos; falar sobre lazer e trabalho – Infinitivo – Acusativo – Numerais (20-100) – Afixo: -ul / -aj
  • Dar as direções dentro de uma cidade – Imperativo – Advérbios de direção – Acusativo de Direção – Numerais (100-1000) – Afixo: -ej /
  • Descrever características físicas e de personalidade – Subjuntivo – Comparação – Afixo: -ec / -ebl
  • Falar sobre nacionalidades e idade – Dizer as horas – Afixo: -io, -uj,
  • Falar sobre os membros da família – os Meses do Ano –  Afixo: bo-
  • Falar sobre hobbies, falar sobre as atividades da semana – Dias da Semana – Afixo: -ig / -ig
  • Falar sobre o que se tem e descrever o que há em uma casa – Palavras Compostas –  Afixo : -et / -eg
  • Falar sobre viagens, Falar sobre férias – Particípio – Afixo: mis-

ESPERANTO II

  • Revisão de estruturas gramaticais apresentadas no Esperanto I
  • Expansão de vocabulário.
  • Atividades para prática e desenvolvimento de habilidades de compreensão e produção oral.
  • Atividades para desenvolvimento da leitura e compreensão.
  • Atividades para desenvolvimento de produção escrita.
  • Aprofundamento da cultura e história do movimento e comunidades esperantistas.

CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE ESPERANTO: 30 horas