Produção de Textos  

A área de Produção de Textos do Celin é dividido em 2 cursos: Produção de textos acadêmicos e Compreensão e produção de gêneros do cotidiano.

A carga horária de cada curso é de 60 horas/aula.

PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
Público-alvo– Estudantes de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado).
– Pesquisadores iniciantes que precisam escrever artigos, relatórios ou TCCs.
– Profissionais que desejam publicar em eventos ou periódicos científicos.
Objetivo do cursoCapacitar os participantes a produzir textos acadêmicos com clareza, rigor metodológico e adequação às normas técnicas, partindo de gêneros básicos, do cotidiano acadêmico (como resumos, resenhas e trabalhos de disciplina) até artigos científicos e submissões em eventos. As aulas envolvem teoria e prática, com correções individuais e exemplos retirados da realidade e interesse dos alunos.
MetodologiaAulas expositivas: Explicação de conceitos com base em teóricos de Linguística Textual.
Exercícios em sala com correção coletiva.
Feedback individual: Análise detalhada de 2 textos por aluno ao longo do curso.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DETALHADO
Módulo 1Parte teórica:
O que torna um texto “acadêmico”? (Objetividade, impessoalidade, precisão).
Diferença entre gêneros acadêmicos (artigo, resumo, resenha) e não acadêmicos.
Como organizar ideias e evitar plágio.

Parte Prática:
Exercício: Reescrever um trecho de texto informal em linguagem acadêmica.
Análise coletiva de exemplos ruins e bons.
Módulo 2Parte teórica:
Estrutura do abstract: objetivo, método, resultados, conclusão.
Palavras-chave e normas para periódicos.
Parte Prática:
Produção de um resumo a partir de um artigo fornecido.
Correção em grupo como forma de avaliação (simulação de avaliação por pares).
Módulo 3Parte teórica:
Tipos de resenha (descritiva, crítica, temática).
Como articular crítica com embasamento teórico.
Parte prática:
Análise de uma resenha modelo e identificação de problemas comuns.
Produção de uma resenha curta (1 página) com feedback individual.
Módulo 4Parte teórica:
Estrutura IMRaD: Introdução (revisão bibliográfica), Métodos, Resultados, Discussão.
Qual é a linguagem adequada ao gênero.
Parte prática:
Escrita por etapas: Introdução (com citações) + Métodos (descrição da pesquisa).
Correção em pares.
Módulo 5Parte teórica:
Como descrever tabelas, gráficos e resultados estatísticos.
Linguagem técnica (ex.: “os dados sugerem”, “há correlação significativa”).
Parte prática:
Exercício: Transformar um conjunto de dados brutos em texto analítico.
Módulo 6Parte teórica:
Como escrever propostas para comunicações orais, pôsteres e resumos expandidos.
Plataformas comuns.
Parte prática:
– Simulação de submissão: Preparar um resumo para um evento fictício.
Módulo 7Semana 15 
– Oficina de revisão: Correção coletiva de trechos com erros comuns.
– Ferramentas úteis.


COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE GÊNEROS DO COTIDIANO
Público-alvo– Estudantes do Ensino Médio (2º ao 3º ano).
– Candidatos a vestibulares, ENEM e concursos públicos.
– Jovens e adultos que desejam ampliar sua capacidade crítica e comunicativa em contextos digitais e acadêmicos.
Objetivo do cursoDesenvolver habilidades de leitura crítica e produção textual alinhadas à BNCC, com foco em:
Gêneros textuais diversificados (dissertativos, informativos, multissemióticos).
Estratégias argumentativas e análise de discursos (incluindo cultura digital e redes sociais).
Multiletramentos (textos híbridos, infográficos, memes, podcasts).
Ética e combate à desinformação (pós-verdade, efeito bolha, checagem de fontes).
MetodologiaAulas dialógicas: Debate sobre exemplos reais (de redes sociais a artigos científicos).
Rotação por gêneros: Cada semana explora um suporte diferente (digital, impresso, audiovisual).
Feedback processual: Correções individuais e em grupo usando rubricas da BNCC.
Temas transversais: Questões como diversidade, fake news e sustentabilidade permeiam as atividades.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DETALHADO
Módulo 1Cultura digital: O que são multiletramentos? (Memes, tweets, stories).
Análise de textos híbridos (infográfico + artigo, vídeo-minuto).
Prática: Criar um post para redes sociais sobre um tema social (ex.: fake news), usando linguagem verbal e visual.
Módulo 2Notícia e reportagem: Estrutura (lide, pirâmide invertida) e checagem de fontes.
Análise de manchetes sensacionalistas vs. jornalismo ético.
Prática: Produzir uma notícia curta sobre um evento escolar, com fontes verificadas.
Textos técnicos (editais, instrucionais): Linguagem clara e objetiva.
Prática: Escrever um edital fictício para um concurso de redação.
Módulo 3Estrutura dissertativa: Tese, argumentos, proposta de intervenção.
Análise de redações bem colocadas em concursos.
Esboço de redação sobre temas atuais (ex.: algoritmos e viés racial).
Argumentação e falácias: Como identificar discursos de ódio e polarização.
Prática: Reescrever um argumento falacioso encontrado em redes sociais.
Módulo 4Textos multissemióticos: Podcasts, HQs, vídeos educativos.
Análise de um “videominuto” sobre mudança climática.
Prática: Storyboard para um vídeo de 1 minuto sobre inclusão.
Infográficos e dados: Como ler/descrever gráficos (competência ENEM).
Prática: Transformar um texto dissertativo em um infográfico.
Módulo 5Citações e paráfrases: Como usar sem plágio (ex.: trechos de livros ou discursos).
Prática: Parafrasear um texto filosófico 
Intertextualidade: Memes, paródias e remixagens culturais.
Prática: Criar uma paródia de um clássico literário (ex.: Dom Quixote em cordel).
Módulo 6Simulado ENEM: Produção de redação + questões de interpretação multimodal.
Correção coletiva: Análise de produções da turma com rubrica BNCC.