
A área de Produção de Textos do Celin é dividido em 2 cursos: Produção de textos acadêmicos e Compreensão e produção de gêneros do cotidiano.
A carga horária de cada curso é de 60 horas/aula.
PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
Público-alvo | – Estudantes de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado). – Pesquisadores iniciantes que precisam escrever artigos, relatórios ou TCCs. – Profissionais que desejam publicar em eventos ou periódicos científicos. |
Objetivo do curso | Capacitar os participantes a produzir textos acadêmicos com clareza, rigor metodológico e adequação às normas técnicas, partindo de gêneros básicos, do cotidiano acadêmico (como resumos, resenhas e trabalhos de disciplina) até artigos científicos e submissões em eventos. As aulas envolvem teoria e prática, com correções individuais e exemplos retirados da realidade e interesse dos alunos. |
Metodologia | Aulas expositivas: Explicação de conceitos com base em teóricos de Linguística Textual. Exercícios em sala com correção coletiva. Feedback individual: Análise detalhada de 2 textos por aluno ao longo do curso. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DETALHADO
Módulo 1 | Parte teórica: O que torna um texto “acadêmico”? (Objetividade, impessoalidade, precisão). Diferença entre gêneros acadêmicos (artigo, resumo, resenha) e não acadêmicos. Como organizar ideias e evitar plágio. Parte Prática: Exercício: Reescrever um trecho de texto informal em linguagem acadêmica. Análise coletiva de exemplos ruins e bons. |
Módulo 2 | Parte teórica: Estrutura do abstract: objetivo, método, resultados, conclusão. Palavras-chave e normas para periódicos. Parte Prática: Produção de um resumo a partir de um artigo fornecido. Correção em grupo como forma de avaliação (simulação de avaliação por pares). |
Módulo 3 | Parte teórica: Tipos de resenha (descritiva, crítica, temática). Como articular crítica com embasamento teórico. Parte prática: Análise de uma resenha modelo e identificação de problemas comuns. Produção de uma resenha curta (1 página) com feedback individual. |
Módulo 4 | Parte teórica: Estrutura IMRaD: Introdução (revisão bibliográfica), Métodos, Resultados, Discussão. Qual é a linguagem adequada ao gênero. Parte prática: Escrita por etapas: Introdução (com citações) + Métodos (descrição da pesquisa). Correção em pares. |
Módulo 5 | Parte teórica: Como descrever tabelas, gráficos e resultados estatísticos. Linguagem técnica (ex.: “os dados sugerem”, “há correlação significativa”). Parte prática: Exercício: Transformar um conjunto de dados brutos em texto analítico. |
Módulo 6 | Parte teórica: Como escrever propostas para comunicações orais, pôsteres e resumos expandidos. Plataformas comuns. Parte prática: – Simulação de submissão: Preparar um resumo para um evento fictício. |
Módulo 7 | Semana 15 – Oficina de revisão: Correção coletiva de trechos com erros comuns. – Ferramentas úteis. |
COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE GÊNEROS DO COTIDIANO
Público-alvo | – Estudantes do Ensino Médio (2º ao 3º ano). – Candidatos a vestibulares, ENEM e concursos públicos. – Jovens e adultos que desejam ampliar sua capacidade crítica e comunicativa em contextos digitais e acadêmicos. |
Objetivo do curso | Desenvolver habilidades de leitura crítica e produção textual alinhadas à BNCC, com foco em: – Gêneros textuais diversificados (dissertativos, informativos, multissemióticos). – Estratégias argumentativas e análise de discursos (incluindo cultura digital e redes sociais). – Multiletramentos (textos híbridos, infográficos, memes, podcasts). – Ética e combate à desinformação (pós-verdade, efeito bolha, checagem de fontes). |
Metodologia | Aulas dialógicas: Debate sobre exemplos reais (de redes sociais a artigos científicos). Rotação por gêneros: Cada semana explora um suporte diferente (digital, impresso, audiovisual). Feedback processual: Correções individuais e em grupo usando rubricas da BNCC. Temas transversais: Questões como diversidade, fake news e sustentabilidade permeiam as atividades. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DETALHADO
Módulo 1 | Cultura digital: O que são multiletramentos? (Memes, tweets, stories). Análise de textos híbridos (infográfico + artigo, vídeo-minuto). Prática: Criar um post para redes sociais sobre um tema social (ex.: fake news), usando linguagem verbal e visual. |
Módulo 2 | Notícia e reportagem: Estrutura (lide, pirâmide invertida) e checagem de fontes. Análise de manchetes sensacionalistas vs. jornalismo ético. Prática: Produzir uma notícia curta sobre um evento escolar, com fontes verificadas. Textos técnicos (editais, instrucionais): Linguagem clara e objetiva. Prática: Escrever um edital fictício para um concurso de redação. |
Módulo 3 | Estrutura dissertativa: Tese, argumentos, proposta de intervenção. Análise de redações bem colocadas em concursos. Esboço de redação sobre temas atuais (ex.: algoritmos e viés racial). Argumentação e falácias: Como identificar discursos de ódio e polarização. Prática: Reescrever um argumento falacioso encontrado em redes sociais. |
Módulo 4 | Textos multissemióticos: Podcasts, HQs, vídeos educativos. Análise de um “videominuto” sobre mudança climática. Prática: Storyboard para um vídeo de 1 minuto sobre inclusão. Infográficos e dados: Como ler/descrever gráficos (competência ENEM). Prática: Transformar um texto dissertativo em um infográfico. |
Módulo 5 | Citações e paráfrases: Como usar sem plágio (ex.: trechos de livros ou discursos). Prática: Parafrasear um texto filosófico Intertextualidade: Memes, paródias e remixagens culturais. Prática: Criar uma paródia de um clássico literário (ex.: Dom Quixote em cordel). |
Módulo 6 | Simulado ENEM: Produção de redação + questões de interpretação multimodal. Correção coletiva: Análise de produções da turma com rubrica BNCC. |