Sobre o Tandem no Celin  

      Qual é o princípio da parceria TANDEM?

  • A parceria TANDEM tem como princípio a reciprocidade e a autonomia. Cada um dos parceiros é responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem e determina quando, como e o que pretende aprender.
       TANDEM-Celin

  • Partindo da ideia de integração entre pessoas de diferentes culturas, o objetivo do programa é juntar dois estudantes que queiram aprimorar seus conhecimentos em duas línguas estrangeiras distintas. Por exemplo: é necessário encontrar um falante nativo de alemão e um de português que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos nestas línguas e combinar um encontro para troca de ideias e experiências. Um poderá ajudar o outro em relação a sua própria cultura e língua materna.

       Como funcionam os encontros?

  • Sugerimos que os encontros ocorram em lugares combinados entre a parceria, no mínimo duas vezes por semana e que as horas sejam divididas igualmente entre os dois idiomas praticados. Deve ser um encontro que atenda as necessidades individuais de cada participante do programa. Mas o TANDEM não deve ter como objetivo o interesse econômico ou a expectativa de que o seu parceiro tenha uma formação como professor. É importante ressaltar que este programa não substitui os cursos regulares de língua, embora se apoie neles ou os complemente.

       Frequência e Avaliação

  • Por ser um sistema autônomo de aprendizagem, a frequência é determinada previamente pelos próprios parceiros Tandem e é supervisionada por meio de um formulário online que deverá ser preenchido após cada encontro
    Não haverá avaliação, mas os certificados de participação do projeto dependerão exclusivamente do comprometimento dos parceiros e a entrega obrigatória dos relatórios que irão ser disponibilizados no início da parceria.