Menu

INGL√äS: L√ćNGUA E CULTURA

O curso de língua e cultura inglesa do Celin, a partir de 2022, é ofertado em 5 níveis, Inglês 1, 2, 3, 4 e 5. 

Cada nível é dividido em dois semestres.

Ingl√™s 1 ‚Äď B√°sico 1 e B√°sico 2
Ingl√™s 2 ‚Äď Pr√©-intermedi√°rio 1 e Pr√©-intermedi√°rio 2
Ingl√™s 3 ‚Äď Intermedi√°rio 1 e Intermedi√°rio 2
Ingl√™s 4 ‚Äď P√≥s-intermedi√°rio 1 e P√≥s-intermedi√°rio 2
Ingl√™s 5 ‚Äď Avan√ßado 1 e Avan√ßado 2

A carga horária de cada nível é de 60 horas/aula.

Cada nível de inglês corresponde aos seguintes níveis do Quadro Comum Europeu
de Referência para Línguas (CEFR):

Celin

CEFR

Inglês 1

A1 – A2

Inglês 2

A2 – B1

Inglês 3

B1

Inglês 4

B2

Inglês 5

C1

Conte√ļdo Program√°tico de cada semestre:

B√°sico 1
American English File 1 – Unidades 1 a 6

Inten√ß√Ķes comunicativas: Apresentar-se, dar e pedir informa√ß√Ķes pessoais, contar,
soletrar, dar ordens e sugest√Ķes, informar sua profiss√£o, falar sobre fam√≠lias, dizer como
se sente, e descrever objetos, pessoas e o tempo meteorológico.

Gramática: simple present, imperative, let’s, possessive, present continuous, objective
pronouns, can, e prepositions of time.

L√©xico: pa√≠ses, n√ļmeros, cores, sentimentos, fam√≠lia, esta√ß√Ķes, meses do ano, dias da
semana, datas, m√ļsica, tempo meteorol√≥gico e profiss√Ķes.

Gêneros textuais: diálogo, formulário, texto informativo e conto.

Elemento cultural: sala de aula, trabalho e estilo de vida.

B√°sico 2
American English File 1 – Unidades 7 a 12

Inten√ß√Ķes comunicativas: comparar, quantificar, informar acontecimentos passados,
distinguir diferentes tipos de situa√ß√Ķes passadas, descrever o modo de a√ß√Ķes, informar
planos, descrever cen√°rios presentes e passados, fazer previs√Ķes, falar sobre alimentos e
embalagens, conversar sobre férias e descrever lugares da casa.

Gram√°tica: simple past, regular and irregular verbs, present perfect, there is and there
are, there was and there were, countable and uncountable nouns, going to, comparative
and superlative, e quantifiers.

L√©xico: express√Ķes de passado, lugares da casa, m√≥veis, alimentos e embalagens,
n√ļmeros grandes, internet e filmes.

G√™neros textuais: e-mail, an√ļncio, entrevista, blog e conto.

Elemento cultural: moradia, férias, viagens, alimentação e lenda urbana.

Pré-intermediário 1
American English File 2 – Unidades 1 a 6

Inten√ß√Ķes comunicativas: perguntar, descrever a apar√™ncia e personalidade de
pessoas, diferenciar situa√ß√Ķes em acontecimento de fatos, relatar experi√™ncias passadas,
indicar a ordem de acontecimento de situa√ß√Ķes, expressar situa√ß√Ķes em acontecimento
no passado, comunicar-se em um encontro, descrever imagens, prever e planejar, falar
sobre viagens, expressar situa√ß√Ķes futuras (certas e incertas), ofertar e prometer,
conversar sobre tarefas domésticas, comparar, quantificar, discutir sobre redes sociais, ler
diferentes tipos de n√ļmeros e discutir sobre sa√ļde.

Gram√°tica: simple present, present continuous, simple past, regular and irregular verbs,
past continuous, connectors, going to, present perfect, comparative and superlative,
quantifiers, will, e defining relative clauses.

L√©xico: f√©rias, roupas, aeroporto, tarefas dom√©sticas, compras, tipos de n√ļmeros, sa√ļde
e corpo.

Gêneros textuais: perfil de rede social, blog, texto informativo, legenda de imagens e
narrativa.

Elemento cultural: encontros, férias, viagens, pintura, fotografia e reprodução.

Pré-intermediário 2
American English File 2 – Unidades 7 a 12

Inten√ß√Ķes comunicativas: expressar necessidades, regras e proibi√ß√Ķes, conversar sobre
sonhos e expressar seus possíveis significados, definir o que é felicidade, discutir sobre o
aprendizado de línguas adicionais, dar conselhos, expressar possibilidades, falar sobre
situa√ß√Ķes hipot√©ticas e suas consequ√™ncias, expressar situa√ß√Ķes passadas que ainda s√£o
reais, distinguir situa√ß√Ķes passadas finalizadas de n√£o finalizadas, expressar movimento,
expressar situa√ß√Ķes que foram reais por um longo per√≠odo mas n√£o s√£o mais, narrar
situa√ß√Ķes anteriores a outras situa√ß√Ķes tamb√©m passadas, reportar algo dito por outra
pessoa e expressar medos.

Gram√°tica: should, have to, must, used to, passive, neither, might, past perfect, reported speech, e first and second conditionals.

L√©xico: animais, esportes, express√Ķes de movimento, mat√©rias escolares e express√Ķes¬†de tempo.

Gêneros textuais: conto, comentário de rede social, biografia, fórum e artigo.

Elemento cultural: atitude mental, trabalho, encontros, felicidade, hábitos e línguas.

Intermedi√°rio 1
American English File 3 – Unidades 1 a 5

Inten√ß√Ķes comunicativas: diferenciar situa√ß√Ķes em acontecimento de fatos, descrever
pessoas e sua personalidade, distinguir situa√ß√Ķes que acontecer√£o de situa√ß√Ķes que
poder√£o acontecer, distinguir situa√ß√Ķes passadas finalizadas de n√£o finalizadas,
expressar e discutir sobre h√°bitos, discutir sobre diferentes configura√ß√Ķes familiares e
seus h√°bitos, comparar coisas e pessoas, falar sobre economias e gastos, falar sobre
dire√ß√£o e tr√Ęnsito, discutir sobre estere√≥tipos de g√™nero, narrar situa√ß√Ķes anteriores a
outras situa√ß√Ķes tamb√©m passadas, diferenciar proibi√ß√Ķes de obriga√ß√Ķes e necessidades,
discutir sobre boas e m√°s maneiras, expressar habilidades e possibilidades, descrever
cen√°rios passados e conversar sobre esportes.

Gram√°tica: simple present and continuous, action and nonaction verbs, present
continuous (future), will, going to, present perfect, simple past and continuous, past
perfect, present perfect continuous, comparative and superlative, articles, have to, must,
should, can, could, e be able to.

Léxico: comida, culinária, família, dinheiro, transporte, telefone, esporte e
relacionamentos.

Gêneros textuais: texto informativo, poema, e-mail, entrevista, fórum e artigo.

Elemento cultural: alimentação, hábitos, culinária, família, caridade, economia,
estere√≥tipos, tr√Ęnsito, respeito e esporte.

Intermedi√°rio 2
American English File 3 – Unidades 6 a 10

Inten√ß√Ķes comunicativas: expressar situa√ß√Ķes poss√≠veis e suas consequ√™ncias,
expressar situa√ß√Ķes hipot√©ticas, reportar algo dito por outra pessoa, distinguir fatos de
possibilidades e impossibilidades, conversar sobre cinema, discutir sobre educação,
discutir sobre trabalho e neg√≥cios, responder vendedores e fazer reclama√ß√Ķes,
quantificar, expressar como algo poderia ter sido diferente, falar sobre ídolos e ícones,
discutir sobre o uso de ferramentas digitais, distinguir informa√ß√Ķes essenciais de extras e
confirmar informa√ß√Ķes em um di√°logo.

Gramática: passive (all tenses), modals of deduction (might, can’t, and must), first
conditional and future time clauses, second conditional, reported speech (sentences and
questions), third conditional, quantifiers, relative clauses (defining and nondefining), e tag
questions.

Léxico: cinema, parte do corpo, educação, casa, trabalho, compras, crimes e dispositivos
eletr√īnicos.

Gêneros textuais: resenha, artigo, fórum, diálogo, e-mail, romance e biografia.

Elemento cultural: cinema, fotografia, imagem pessoal, educação, trabalho, moradia,
negócios, atendimento ao consumidor, sorte, uso de ferramentas digitais,

Pós-intermediário 1
American English File 4 – Unidades 1 a 5

Inten√ß√Ķes comunicativas: compreender e produzir diferentes tipos de perguntas e
respostas, enfatizar enunciados, distinguir situa√ß√Ķes passadas finalizadas de n√£o
finalizadas, expressar a√ß√Ķes repetitivas, expressar h√° quanto tempo uma situa√ß√£o vem
sendo desenvolvida, discutir sobre mitos e fatos médicos, narrar diferentes tipos eventos,
expressar quando uma situação futura encerrará ou estará em progresso, expressar que
algo sempre é verdadeiro como resultado de outra coisa, expressar que algo
provavelmente acontecer√° no futuro em decorr√™ncia de outra coisa, expressar situa√ß√Ķes
hipotéticas e suas consequências no presente, futuro e passado, expressar de desejos e
arrependimentos, discutir sobre moda e discutir sobre amizade.

Gram√°tica: question formation, auxiliary verbs, present perfect simple and continuous,
using adjectives as nouns, adjective order, narrative tenses, past perfect continuous, the
position of adverbs and adverbial phrases, future perfect and continuous, zero and first
conditionals, future time clauses, unreal conditionals, e wish for present, future, and past
regrets.

Léxico: adjetivos compostos, modificadores, doenças e ferimentos, roupas e moda,
viagem aérea, meio ambiente, tempo meteorológico e sentimentos.

Gêneros textuais: questionário, texto informativo, artigo, conto e mensagem.

Elemento cultural: amizade, moda, viagem, cuidado com o meio ambiente, esporte e
emo√ß√Ķes.

Pós-intermediário 2
American English File 4 – Unidades 6 a 10

Inten√ß√Ķes comunicativas: conversar sobre m√ļsica, discutir sobre sono, argumentar,
falar sobre h√°bitos atuais, h√°bitos abandonados e situa√ß√Ķes que foram mudadas,
conversar sobre atuação, discutir sobre fake news, discutir sobre propaganda, conversar
sobre ficção científica, deduzir e especular sobre o passado, falar sobre erros passados e
arrependimentos, falar sobre uma a√ß√£o sem mencionar seu autor, reportar informa√ß√Ķes
formalmente, e expressar contraste e propósito.

Gram√°tica: used to, be used to and get used to, gerunds and infinitives, past modals
(must have, would rather etc.), all forms of the passive (have something done, it is said
that…, he is thought to… etc.), reporting verbs, clauses of contrast and purpose,
uncountable and plural nouns, quantifiers, e articles.

L√©xico: sono, m√ļsica, corpo, crimes e puni√ß√Ķes, m√≠dia, propaganda, neg√≥cios e ci√™ncia.

Gêneros textuais: artigo, quiz, discurso, charge, artigo de opinião e guia.

Elemento cultural: m√ļsica, discuss√Ķes, atua√ß√£o, propaganda, not√≠cia, cidades, discursos
e ciência.

Avançado 1
American English File 5 – Unidades 1 a 5

Inten√ß√Ķes comunicativas: descrever livros e filmes, expressar resultado, prop√≥sito,
razão e contraste, narrar incidentes passados específicos, descrever eventos habituais e
a√ß√Ķes repetitivas passadas, conectar enunciados, expressar obriga√ß√Ķes, expressar que
tem quase certeza de que algo acontece ou aconteceu, expressar que é possível que algo
aconteça ou tenha acontecido, expressar que se espera que algo aconteça ou tenha
acontecido, enfatizar enunciados, expressar ou reportar algo com distanciamento,
expressar o desejo de algo ser diferente no presente ou futuro mas é impossível ou
improv√°vel, expressar o desejo de que algo acabe ou pare por ser irritante, expressar
preferências, expressar que algo deve ser feito em um futuro próximo, expressar sua
personalidade e discutir sobre aprendizado de línguas.

Gram√°tica: linkers, pronouns, adverbs and adverbial expressions, speculation and
deduction, past habitual events and specific incidents, inversion (adding emphasis),
distancing, e unreal uses of past tenses.

Léxico: personalidade, trabalho, aprendizado de línguas, conflitos e guerras, sons e voz
humana, livros, filmes e dinheiro.

Gêneros textuais: questionário, artigo, texto informativo, autobiografia, sinópse e
coment√°rio.

Elemento cultural: autorretrato, relacionamentos, filmes, tradução, uso de dinheiro e
estereótipos de gênero.

Avançado 2
American English File 5 – Unidades 6 a 10

Inten√ß√Ķes comunicativas: distinguir diferentes tipos de enunciados que expressam
condi√ß√Ķes, distinguir obriga√ß√Ķes, permiss√Ķes e necessidades, expressar estados
referentes aos sentidos (audição, visão etc.), expressar o estado que algo ou alguém
parece estar, distinguir diferentes tipos de enunciados sobre o futuro, subtrair partes de
um enunciado, conectar enunciados, expressar posse ou relação de parentesco, enfatizar
e diferenciar informa√ß√Ķes essenciais e n√£o essenciais em um enunciado.

Gram√°tica: verb + object + infinitive or gerund, conditional sentences, permission,
obligation, and necessity, verbs of the senses, gerunds and infinitives, expressing future
plans and arrangements, ellipsis, compound and possessive forms of nouns, cleft
sentences, e relative clauses.

L√©xico: telefone, tecnologia, arte, express√Ķes com cores, sa√ļde e medicina, compara√ß√£o,¬†viagem e turismo, animais e preparo de alimentos.

Gêneros textuais: artigo, texto informativo, guia, tweet, quiz, cardápio, e-mail de
apresentação, resenha, ensaio e relatório.

Elemento cultural: situa√ß√Ķes estressantes, sa√ļde, esporte, alimenta√ß√£o e viagem.

Universidade Federal do Paraná
CELIN UFPR

Rua Dr. Faivre, 405, Edifício D. Pedro II
80060-140 | Curitiba |
(41) 3360-5267
Universidade Federal do Paraná
CELIN UFPR

Rua Dr. Faivre, 405, Edifício D. Pedro II
80060-140 | Curitiba |
(41) 3360-5267

UFPR nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais