Menu

INGLÊS: LÍNGUA E CULTURA

INGLÊS: LÍNGUA E CULTURA

  • O curso de língua inglesa visa promover o acesso do aluno brasileiro a essa língua estrangeira e seu paulatino aperfeiçoamento, baseado na concepção de língua como prática social que é realizada na interação e construída através das tarefas colaborativas. Nesse sentido, está implícita a noção de que a língua não é apenas um sistema linguístico, mas uma forma de expressão sociocultural que supõe a participação de indivíduos historicamente situados. O curso ofertado constitui-se de 11 (onze) níveis e permite que o aluno atinja um bom nível de compreensão e produção oral, possibilitando-lhe entrar em contato com falantes (nativos e não-nativos) de língua inglesa em situações variadas, além do acesso a produtos culturais como filmes, música e literatura, internet, etc. Além do curso regular, são também ofertados cursos especiais nos quais os alunos podem aperfeiçoar seu conhecimento de língua inglesa.

Justificativa:

  • O presente curso justifica-se em função da constante e crescente demanda por cursos de língua inglesa para fins acadêmicos, profissionais ou culturais, atendendo um pedido da comunidade externa que sempre solicita ao DELEM vagas nos seus cursos de Letras-Inglês e/ou Inglês Instrumental e antes não podia ser atendido. O curso também contempla os alunos de Letras – Inglês e Português/Inglês, visando a sua formação inicial no ensino de línguas estrangeiras.

OBJETIVOS

Geral:

  • Promover o contato e o aperfeiçoamento em língua inglesa, visando uma maior compreensão da cultura do outro através da língua estrangeira.

Específicos:

  • Promover a aprendizagem de funções comunicativas em língua inglesa, visando uma maior integração com as comunidades falantes da língua.

Metodologia:

  • As aulas ministradas nos cursos de língua inglesa têm como base metodológica uma abordagem comunicativa crítica que integra o trabalho com a oralidade e a escrita e está embasada nos pressupostos de um ensino preocupado com questões sociais.
  • O curso é realizado através de aulas práticas nas quais são trabalhadas tanto as habilidades de compreensão e produção oral, quanto as de compreensão e produção escrita, sendo o enfoque do curso as duas primeiras. Tais habilidades são desenvolvidas através do permanente uso da língua inglesa em sala de aula, tanto pelo professor, quanto pelos alunos, através do uso de textos orais e escritos, e de exercícios que permitam uma maior compreensão e aprendizagem da língua inglesa.

Programas:

INGLÊS BÁSICO 1

  • Cumprimentos/saudações;
  • Se apresentar, pedir e dar informações pessoais;
  • Soletrar nomes
  • Agradecer
  • Perguntar e responder a localização de pessoas (em casa, na escola, etc.);
  • Nomear items pessoais e objetos da sala de aula;
  • Perguntar e responder sobre a localização de objetos (sobre, embaixo, etc.);
  • Linguagem de sala de aula (perguntar e pedir ajuda, compreender comandos do professor);
  • Falar sobre celebridades;
  • Descrever personalidade;
  • Falar de amigos e família;
  • Descrever rotina e estilo de vida;
  • Falar sobre atividades de lazer;
  • Falar sobre programas de televisão;
  • Falar sobre bairros;
  • Perguntar e dizer as horas;
  • Fazer sugestões / convites.

INGLÊS BÁSICO 2

  • Falar sobre situações que estão acontecendo no presente usando o present continuous
  • Descrever o clima e as estações do ano
  • Descrever atividades que podem ser feitas em climas quente e frio
  • Falar sobre roupas
  • Falar sobre bens de consumo e seus preços, usando this, that, these, those
  • Falar sobre possibilidades e pedir e dar sugestões usando can
  • Falar sobre países, nacionalidades e línguas
  • Falar sobre experiências no passado (primeiro dia na escola, últimas férias, semana passada, etc.)
  • Falar sobre comida usando quantificadores e substantivos contáveis e incontáveis
  • Falar sobre hábitos alimentares e restaurantes favoritos

INGLÊS BÁSICO 3

  • Fazer apresentações; perguntar e dar informações pessoais;  
  • Revisar vocabulário sobre profissões, países e nacionalidades;
  • Falar sobre a vida familiar e relacionamentos;
  • Falar sobre rotinas e hábitos;
  • Falar sobre lazer e trabalho;
  • Falar sobre sua preferências;
  • Falar sobre pessoas em geral e suas diferentes características para cada tipo de trabalho;
  • Escrever uma narrativa simples;
  • Falar sobre o próprio passado;
  • Falar sobre sentimentos e atividades que se pode fazer sozinho;
  • Escrever uma biografia;
  • Expressar reclamação e sugestão;
  • Falar sobre o clima utilizando expressões.

INGLÊS PRÉ-INTERMEDIÁRIO 1

  • Descrever pessoas
  • Falar sobre pessoas importantes
  • Revisão de elaboração de perguntas
  • Revisão de tempos verbais
  • Falar sobre aprendizagem de línguas estrangeiras
  • Substantivos contáveis e incontáveis / expressões de quantidade
  • Descrever lugares, países e nacionalidades
  • Escrever posts de internet
  • Falar sobre relacionamentos em geral
  • Contar histórias usando os pretéritos (simple past/past continuous)
  • Falar sobre atitudes e tendências relacionadas ao ato de comprar e ao consumismo
  • Falar sobre roupas e acessórios
  • Revisão de tempo presente (simple present/present continous)
  • Falar sobre esportes, experiências esportivas e personalidades do meio
  • Fazer comparações
  • Falar sobre preferências pessoais
  • Falar sobre experiências de trabalho e empregos
  • Falar sobre deveres no ambiente de trabalho
  • Falar sobre experiências passadas utilizando o present perfect

INGLÊS PRÉ-INTERMEDIÁRIO 2

  • Descrever traços físicos e de personalidade
  • Falar sobre stress
  • Dar ordens e fazer sugestões usando o imperativo
  • Falar sobre protestos, razões para protestar e sobre pessoas rebeldes
  • Descrever situações no passado usando a voz passiva
  • Falar sobre entretenimento (going out)
  • Utilizar o present perfect e o present perfect continous
  • Conversar sobre conflitos entre pais e filhos adolescentes
  • Falar sobre hábitos ao telefone, usando linguagem apropriada (registros sociais)
  • Falar sobre longevidade usando expressões sobre o futuro
  • Fazer previsões sobre o futuro
  • Falar sobre comida em geral
  • Falar sobre animais em geral e suas características
  • Falar sobre situações improváveis usando orações condicionais
  • Falar sobre experiências e coincidências estranhas usando utilizando os tempos pretéritos e o present perfect
  • Conversar sobre carros e sobre suas vantagens e desvantagens
  • Dar sugestões, opiniões e conselhos
  • Falar sobre hábitos no passado

INGLÊS INTERMEDIÁRIO 1

  • Falar sobre amigos, familiares e pessoas famosas;
  • Usar perguntas básicas na conversação;
  • Escrever um e-mail com informações pessoais;
  • Falar sobre stress e formas de relaxamento;
  • Descrever rotinas;
  • Dar opiniões sobre livros, filmes e música;
  • Escrever resenhas cinematográficas;
  • Falar sobre relacionamentos em geral;
  • Falar sobre a primeira vez em que as pessoas tiveram experiências importantes;
  • Criticar e generalizar;
  • Falar sobre experiências assustadoras e excitantes;
  • Falar sobre esportes;
  • Fazer comparações;
  • Utilizar linguagem exagerada para ênfases.

INGLÊS INTERMEDIÁRIO 2

  • Falar sobre situações no passado em geral (infância, notícias, festas, etc.) usando os diferentes tempos pretéritos e o present perfect
  • Falar sobre situações futuras
  • Fazer planos para o futuro
  • Tomar decisões no momento da fala utilizando o modal will
  • Conversar sobre notícias jornalísticas recentes
  • Falar sobre acontecimentos pessoais recentes
  • Socializar usando expressões conversacionais para melhor interagir com o interlocutor

INGLÊS INTERMEDIÁRIO 3

  • Falar sobre relações familiares
  • Reportar conversas usando o reported speech
  • Fazer previsões sobre o futuro
  • Falar sobre como administrar o tempo e sobre atitudes em relação ao tempo
  • Falar sobre regras e regulamentos no local de trabalho usando verbos modais
  • Descrever lugares e conversar sobre viagens
  • Fazer deduções sobre o presente
  • Falar sobre eventos passados usando os diferentes tempos pretéritos e o present perfect
  • Fazer especulações sobre situações hipotéticas/irreais
  • Falar sobre hábitos alimentares usando quantificadores e substantivos contáveis/incontáveis
  • Usar linguagem formal e informal em diferentes contextos

CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE INGLÊS: LÍNGUA E CULTURA: 60 horas

 

INGLÊS – COMPREENSÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS

Apresentação:

  • O curso visa capacitar os alunos a apreciarem a leitura em língua inglesa, e a lerem textos autênticos em inglês com maior autonomia, através do desenvolvimento de uma concepção de leitura baseada na Análise do Discurso. Visa também conscientizar os alunos sobre diferentes níveis de compreensão textual através do ensino e prática de estratégias de leitura. O professor conduz as discussões sobre as estratégias de leitura, bem como as questões semânticas e sintáticas relativas à língua alvo. O curso tem como público pessoas com nível de inglês básico.

CARGA HORÁRIA: 45 HORAS/AULA

 

INGLÊS – BUSINESS ENGLISH

PRÉ REQUISITO: INTERMEDIÁRIO 3

Apresentação:

  • Ensino da língua inglesa contextualizada em situações e tarefas profissionais e de trabalho coorporativo. Expansão e aperfeiçoamento de vocabulário e estruturas linguísticas com foco no uso de Inglês como língua internacional em contextos de negócios. Não é um curso de conversação.

CARGA HORÁRIA: 60 HORAS/AULA

 

INGLÊS – CREATIVE WRITING

PRÉ REQUISITO: PRÉ INTERMEDIÁRIO 1

Apresentação:

  • Este curso visa trabalhar com produção de textos criativos usando a língua inglesa, a partir de diversos gêneros literários (poesia, conto, crônica, ‘creative non-fiction’, etc.). Para tanto, a cada aula, serão lidos textos originais, discutidas as principais características do gênero e produzidos os próprios textos. Cada participante deverá  compartilhar seus textos com os demais, dando idéias, opiniões e fazendo comentários críticos.

CARGA HORÁRIA: 45 HORAS/AULA

 

INGLÊS – CONVERSAÇÃO BÁSICO – FREE TALK

PRÉ REQUISITO: BÁSICO 4 e SA 6

Apresentação:

  • Propor um espaço diferenciado para a comunicação oral (Communicative Approach), através de atividades guiadas, estimulando todas as habilidades da linguagem, a fim de expor o aluno a situações vivenciais e de fato comunicativas.
  • O curso também possui como objetivo auxiliar na superação da timidez através da exposição do aluno a situações de fala.

CARGA HORÁRIA: 45 HORAS/AULA

 

INGLÊS – CONVERSAÇÃO PRÉ-INTERMEDIÁRIO

PRÉ REQUISITO: Pré-Intermediário 1

Apresentação:

  • Oferecer uma prática de conversação mais livre para alunos de nível Pré-Intermediário, retomando estruturas linguísticas já vistas de modo a ampliar o repertório linguístico e a fluência oral. O curso não adota material didático específico.

CARGA HORÁRIA: 45 HORAS/AULA

 

INGLÊS – CONVERSAÇÃO INTERMEDIÁRIA

PRÉ REQUISITO: INTERMEDIÁRIO 3

Apresentação:

  • Oferecer uma prática de conversação mais livre para alunos de nível intermediário ou acima. O curso não prevê a utilização de um material didático específico e não possui como foco trabalhar com a língua do ponto de vista gramatical, mas sim comunicativo.

CARGA HORÁRIA: 45 HORAS/AULA

 

INGLÊS – SUPER ADULTOS

ESTRUTURA DO CURSO:  6 NÍVEIS

Apresentação:

  • Oferecer um curso para pessoas maduras, já com necessidade de um método e materiais diferenciados. Não há limite de idade. Os seis níveis do curso levam o aluno a cobrir o conhecimento básico da língua.

Note bem: A inscrição dos SA é feita ‘online’ no dia dos Cursos Especiais.

CARGA HORÁRIA: 60 HORAS/AULA por nível

Universidade Federal do Paraná
CELIN UFPR

Rua Dr. Faivre, 405, Edifício D. Pedro II
80060-140 | Curitiba |
55 41 3360-5101 e 3360-5267
Universidade Federal do Paraná
CELIN UFPR

Rua Dr. Faivre, 405, Edifício D. Pedro II
80060-140 | Curitiba |
55 41 3360-5101 e 3360-5267

UFPR nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais