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HEBRAICO: L√ćNGUA E CULTURA

Apresentação:

  • O projeto de extens√£o ‚ÄúHebraico: L√≠ngua e Cultura‚ÄĚ envolve cursos de l√≠ngua e cultura hebraica para a comunidade acad√™mica da UFPR, bem como para a comunidade externa, cursos de forma√ß√£o e atualiza√ß√£o para professores de hebraico, e tamb√©m a realiza√ß√£o de pesquisas nas seguintes √°reas: ensino da l√≠ngua, cultura e literatura hebraica e identidade √©tnica.

Justificativa:

  • A proposta se justifica pela escassa oferta de cursos de l√≠ngua e cultura hebraica na √°rea de Letras (ou afins) nas universidades brasileiras. O Centro de L√≠nguas e Interculturalidade da UFPR  √© um espa√ßo que permite o desenvolvimento do ensino e da pesquisa da l√≠ngua e da cultura hebraica. S√≥ existe um curso de Letras Hebraico em todo do territ√≥rio nacional que est√° na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • A oferta do Curso de Extens√£o Universit√°ria de L√≠ngua e Cultura Hebraica visa atender a demanda que se manifestou nesse contexto, conjugando o estudo da l√≠ngua com a aquisi√ß√£o de no√ß√Ķes da Cultura Hebraica.
  • A oferta do Curso de Extens√£o Universit√°ria de Conversa√ß√£o Avan√ßada em L√≠ngua Hebraica visa atender a demanda dos alunos que j√° dominam a leitura, a escrita, express√Ķes idiom√°ticas e um grande repert√≥rio de palavras, conjugando di√°logos mais complexos inseridos em situa√ß√Ķes corriqueiras com o enriquecimento da l√≠ngua como um todo.

Objetivos:

Geral:

  • Desenvolver  o ensino e a pesquisa de temas relacionados √† l√≠ngua hebraica e √† cultura israelita.

Específicos:

  • Promover cursos de l√≠ngua hebraica e cultura israelita para a comunidade interna e externa √† UFPR.
  • Promover cursos para a forma√ß√£o e/ou atualiza√ß√£o de professores de l√≠ngua hebraica que possam atuar nas escolas das comunidades.
  • Desenvolver pesquisas did√°tico-pedag√≥gicas, lingu√≠sticas e culturais ligadas √† l√≠ngua hebraica e √† cultura israelita.
  • Promover a aquisi√ß√£o do conhecimento do alfabeto hebraico, de no√ß√Ķes de gram√°tica, e de vocabul√°rio b√°sico, a introdu√ß√£o do desenvolvimento de leitura, pron√ļncia e escrita, e uma vis√£o panor√Ęmica da cultura e tradi√ß√Ķes do povo israelita.

Metodologia:

  • Atrav√©s de t√©cnicas √°udio-comunicativas e de intera√ß√£o professor-aluno e aluno-aluno processa-se a aprendizagem com o aux√≠lio de materiais auditivos e visuais que ilustram e baseiam o estudo dos conte√ļdos lingu√≠sticos e culturais.

Programas:

HEBRAICO: L√ćNGUA E CULTURA 1

  • A L√≠ngua Hebraica – breve hist√≥rico.
  • Caracter√≠sticas de L√≠ngua Hebraica.
  • As letras e o seu significado simb√≥lico.
  • Alfabetiza√ß√£o em letras cursivas.
  • Pronomes – eu, tu (m. e f.), ele, ela.
  • Verbos: morar, sentar, comer, ter.
  • Artigo definido: o, a, os, as.
  • Nomes pr√≥prios
  • Adjetivos: bonito, bonita, grande, pequeno, pequena.
  • No√ß√Ķes de tempo: manh√£, hoje.
  • No√ß√Ķes de espa√ßo: onde, espa√ßos e objetos da casa, da sala de aula
  • Can√ß√Ķes israelenses t√≠picas (simples e com letras curtas)
  • Di√°logos iniciais
  • Cultura Judaica e Tradi√ß√Ķes: costumes, regras alimentares; s√≠mbolos judaicos; e festas

HEBRAICO: L√ćNGUA E CULTURA 2

  • As letras e o seu significado simb√≥lico
  • Alfabetiza√ß√£o em letras cursivas
  • Pronomes possessivos
  • Verbos
  • Substantivos
  • Express√Ķes idiom√°ticas diversas
  • Can√ß√Ķes israelenses t√≠picas (simples e com letras curtas)
  • Cultura: o per√≠odo dos dois reinos; a conquista ass√≠ria de Israel; os profetas de Israel; os profetas de Jud√°; a conquista de Jud√° pelos babil√īnios; o cativeiro da Babil√īnia; o retorno a Si√£o (Shivat Tzion); o per√≠odo Persa; a conquista de Alexandre Magno; o Helenismo e o Juda√≠smo; o per√≠odo dos Ptolomeus – judeus em Alexandria; o per√≠odo Sel√™ucida; a revolta dos macabeus; a dinastia dos Hasmoneus; a revolta contra Roma; a grande dispers√£o: mito ou realidade; o autogoverno judaico no per√≠odo Mishnaico.

HEBRAICO: L√ćNGUA E CULTURA 3

  • Passagem da escrita em imprensa para a escrita cursiva.
  • Verbos: tem, n√£o tem, saber, sentir muito, ir, caminhar, amar, gostar.
  • Constru√ß√£o dos verbos no infinitivo e sua aplica√ß√£o.
  • No√ß√Ķes de espa√ßo e objetos de uma casa.
  • Pronomes pessoais do caso obl√≠quo
  • M√ļsicas israelenses: c√Ęnones e can√ß√Ķes folcl√≥ricas simples
  • Di√°logos b√°sicos e intermedi√°rios
  • Encena√ß√Ķes e dramatiza√ß√Ķes simples.
  • Cultura Judaica: festas, tradi√ß√Ķes e curiosidades judaicas.

HEBRAICO: L√ćNGUA E CULTURA 4

  • Numerais no feminino e no masculino
  • Verbos: viajar, passear, buscar, pagar, encontrar, contar, correr, construir,
  • Situa√ß√Ķes do cotidiano no lar
  • Express√Ķes idiom√°ticas
  • Situa√ß√Ķes de compra e venda no restaurante, correio e supermercado.
  • No√ß√Ķes de tempo e espa√ßo
  • M√ļsicas israelenses
  • Di√°logos intermedi√°rios
  • Encena√ß√Ķes de dramatiza√ß√Ķes simples.
  • Cultura Judaica: ciclo anual das Festas Judaicas (de acordo com o calend√°rio letivo); Rosh Hasnan√°; Iom Kipur; Sucot; Simchat Tor√°; Chanuc√°; e no√ß√Ķes importantes para o Juda√≠smo.

HEBRAICO: L√ćNGUA E CULTURA 5

  • Refor√ßo das letras de forma
  • Horas, dias semana
  • Express√Ķes do Cotidiano
  • No√ß√Ķes de tempo e espa√ßo (sem uso do passado)
  • Express√Ķes: quando?, onde?, quem?, para quem?, qual?, para onde?
  • Di√°logos intermedi√°rios
  • No√ß√Ķes gerais da cultura Judaica

HEBRAICO: L√ćNGUA E CULTURA 6

  • Estruturas lingu√≠sticas e express√Ķes idiom√°ticas do cotidiano: Quantos anos voc√™ tem? Qual √© o seu nome? Quanto custa?
  • Uso do pronome possessivo como forma amalgamada ao objeto. (meu nome, teu nome, meu pai, tua m√£e, etc.).
  • Leitura, interpreta√ß√£o e produ√ß√£o de textos com as estruturas lingu√≠sticas trabalhadas.
  • M√ļsicas do folclore israelense.
  • Situa√ß√Ķes do cotidiano na forma de dramatiza√ß√£o: no restaurante, na esta√ß√£o de trem, no aeroporto, no mercado, etc.
  • Hist√≥ria Judaica: o per√≠odo do 2¬ļ Templo, o per√≠odo talm√ļdico; os judeus na Idade M√©dia – mundo isl√Ęmico; os judeus na Alta Idade M√©dia europeia ‚Äď Ashkenaz; os judeus na Idade M√©dia em Sefarad (Espanha Medieval); os mitos medievais anti-judaicos.

HEBRAICO: L√ćNGUA E CULTURA 7

  • Estruturas lingu√≠sticas e express√Ķes idiom√°ticas do cotidiano: Precisa + verbo no infinitivo, adjetivos, formas amalgamadas de substantivo + adjetivo (bolo caseiro, carta expressa, etc).
  • Verbos: aben√ßoar, abrir, criar, pegar, chegar, entrar, passar, atravessar, virar, doer.
  • Cumprimentos nas ocasi√Ķes do calend√°rio judaico.
  • Conjuga√ß√£o dos verbos no tempo passado
  • Partes do corpo humano
  • Forma amalgamada espec√≠fica do hebraico: comigo, contigo, etc.
  • Audi√ß√£o, leitura e interpreta√ß√£o de textos.
  • Produ√ß√£o de textos utilizando o vocabul√°rio e estruturas lingu√≠sticas aprendidas.
  • M√ļsicas do folclore israelita e leitura e interpreta√ß√£o das letras.
  • Dramatiza√ß√£o de situa√ß√Ķes do cotidiano em hebraico.
  • Jogos para fixa√ß√£o de conte√ļdos.
  • V√≠deos espec√≠ficos para o aprendizado da l√≠ngua hebraica
  • No√ß√Ķes gerais da cultura Judaica

HEBRAICO: L√ćNGUA E CULTURA 8

  • Revis√£o dos conte√ļdos do semestre anterior ‚Äď dias da semana, conceitos temporais, tempo passado na oralidade e escrita, verbos morar, correr, descansar, voar, mexer-se.
  • Partes do corpo humano ‚Äď verbos ‚Äď doer, escaminar, adoecer, odiar.
  • Partes do corpo + adjetivos: gordo, magro, curto, comprido, alto, baixo.
  • Verbos regulares: tempo passado ‚Äď encontrar, estudar.
  • Uso de Preposi√ß√£o + pronome: comigo, contigo…
  • Estruturas lingu√≠sticas no tempo presente e no tempo passado. Emprego da conjun√ß√£o ‚Äúque‚ÄĚ.
  • Verbos reflexivos: vertir-se, baular-se, casar-se
  • Tempo futuro
  • Leitura e interpreta√ß√£o de textos
  • Produ√ß√£o de textos
  • M√ļsicas hebraicas modernas e tradicionais

HEBRAICO: L√ćNGUA E CULTURA 9

  • Li√ß√Ķes 49 a 57 do livro ‚ÄúIVRIT MIN ATCHAL√Ā‚ÄĚ
  • Adv√©rbios: dif√≠cil, f√°cil, agrad√°vel, atr√°s, durante, √† cima, √† baixo
  • Verbos no presente: utilizar, acreditar, perder
  • Verbos no passado: ter, n√£o ter, haver e os reflexivos
  • Verbos no futuro: ser, estar, ter, haver
  • Ora√ß√Ķes temporais: antes de, depois de, durante
  • Ora√ß√Ķes explicativas
  • Trabalho com textos mais complexos e com di√°logos mais longos e abrangentes

HEBRAICO: L√ćNGUA E CULTURA 10

  • Li√ß√Ķes 58 a 67 do livro ‚ÄúIVRIT MIN ATCHAL√Ā‚ÄĚ
  • Ora√ß√Ķes causais
  • Ora√ß√Ķes interrogativas e a maneira prop√≠cia de responder
  • Ora√ß√Ķes condicionais
  • Etsel, sua utiliza√ß√£o e significado(na casa de tal pessoa com esta pessoa)
  • Verbos no futuro: morar, correr, voar, descansar
  • Verbos no futuro: fechar, guardar, encontrar, dan√ßar, enviar, abrir
  • Verbos no futuro da fam√≠lia falar
  • Ora√ß√Ķes subordinadas no futuro
  • Constru√ß√£o de frases com: √© permitido, √© proibido, vale a pena, acrescentado do verbo no infinitivo.
  • No√ß√Ķes gerais da cultura Judaica

CARGA HOR√ĀRIA DOS CURSOS DE √ĀRABE: L√ćNGUA E CULTURA: 60 horas

METODOLOGIA DOS CURSOS DE CONVERSAÇÃO:

  • Atrav√©s de t√©cnicas √°udio-comunicativas e de intera√ß√£o professor-aluno e aluno-aluno processa-se a aprendizagem com o aux√≠lio de materiais auditivos e visuais que ilustram e baseiam o estudo dos conte√ļdos lingu√≠sticos e culturais.

CONVERSA√á√ÉO AVAN√áADA EM L√ćNGUA HEBRAICA 1

  • Moradia: divis√Ķes da casa, andares, m√≥veis, adjetivos correspondentes.
  • Fam√≠lia: componentes da fam√≠lia, rela√ß√Ķes familiares
  • No restaurante: v√°rios tipos de comida e bebida, festa de anivers√°rio, como preparar alimentos, como arrumar a mesa, utens√≠lios de cozinha em geral.
  • No Mercado e Supermercado: frutas, verduras, alimentos, latic√≠nios.
  • Horas: organiza√ß√£o di√°ria, adv√©rbios de tempo: antes, durante, ap√≥s, mais tarde.
  • No Correio: atividades que envolvem remessa de cartas e objetos e pagamento de contas.
  • Na Sinagoga: organiza√ß√£o interna, objetos, participantes.
  • No Sal√£o de beleza e barbearia
  • No Banco: empr√©stimos, poupan√ßa, investimentos.
  • Na Loja de departamentos
  • No M√©dico, no Hospital, no Dentista
  • Viagens
  • Hobby
  • Esportes
  • M√ļsica

CONVERSA√á√ÉO AVAN√áADA EM L√ćNGUA HEBRAICA 2

  • No Correio: atividades que envolvem remessa de cartas e objetos e pagamento de contas.
  • Na Sinagoga: organiza√ß√£o interna, objetos, participantes.
  • No Sal√£o de beleza e barbearia
  • No Banco: empr√©stimos, poupan√ßa, investimentos.
  • Na Loja de departamentos
  • No M√©dico, no Hospital, no Dentista
  • Viagens
  • Hobby
  • Esportes
  • M√ļsica

CARGA HOR√ĀRIA DOS CURSOS DE HEBRAICO: 30 horas

Universidade Federal do Paraná
CELIN UFPR

Rua Dr. Faivre, 405, Edifício D. Pedro II
80060-140 | Curitiba |
(41) 3360-5267
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