HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA  

Apresentação:

  • O projeto de extensão “Hebraico: Língua e Cultura” envolve cursos de língua e cultura hebraica para a comunidade acadêmica da UFPR, bem como para a comunidade externa, cursos de formação e atualização para professores de hebraico, e também a realização de pesquisas nas seguintes áreas: ensino da língua, cultura e literatura hebraica e identidade étnica.

Justificativa:

  • A proposta se justifica pela escassa oferta de cursos de língua e cultura hebraica na área de Letras (ou afins) nas universidades brasileiras. O Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR  é um espaço que permite o desenvolvimento do ensino e da pesquisa da língua e da cultura hebraica. Só existe um curso de Letras Hebraico em todo do território nacional que está na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • A oferta do Curso de Extensão Universitária de Língua e Cultura Hebraica visa atender a demanda que se manifestou nesse contexto, conjugando o estudo da língua com a aquisição de noções da Cultura Hebraica.
  • A oferta do Curso de Extensão Universitária de Conversação Avançada em Língua Hebraica visa atender a demanda dos alunos que já dominam a leitura, a escrita, expressões idiomáticas e um grande repertório de palavras, conjugando diálogos mais complexos inseridos em situações corriqueiras com o enriquecimento da língua como um todo.

Objetivos:

Geral:

  • Desenvolver  o ensino e a pesquisa de temas relacionados à língua hebraica e à cultura israelita.

Específicos:

  • Promover cursos de língua hebraica e cultura israelita para a comunidade interna e externa à UFPR.
  • Promover cursos para a formação e/ou atualização de professores de língua hebraica que possam atuar nas escolas das comunidades.
  • Desenvolver pesquisas didático-pedagógicas, linguísticas e culturais ligadas à língua hebraica e à cultura israelita.
  • Promover a aquisição do conhecimento do alfabeto hebraico, de noções de gramática, e de vocabulário básico, a introdução do desenvolvimento de leitura, pronúncia e escrita, e uma visão panorâmica da cultura e tradições do povo israelita.

Metodologia:

  • Através de técnicas áudio-comunicativas e de interação professor-aluno e aluno-aluno processa-se a aprendizagem com o auxílio de materiais auditivos e visuais que ilustram e baseiam o estudo dos conteúdos linguísticos e culturais.

Programas:

HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 1

  • A Língua Hebraica – breve histórico.
  • Características de Língua Hebraica.
  • As letras e o seu significado simbólico.
  • Alfabetização em letras cursivas.
  • Pronomes – eu, tu (m. e f.), ele, ela.
  • Verbos: morar, sentar, comer, ter.
  • Artigo definido: o, a, os, as.
  • Nomes próprios
  • Adjetivos: bonito, bonita, grande, pequeno, pequena.
  • Noções de tempo: manhã, hoje.
  • Noções de espaço: onde, espaços e objetos da casa, da sala de aula
  • Canções israelenses típicas (simples e com letras curtas)
  • Diálogos iniciais
  • Cultura Judaica e Tradições: costumes, regras alimentares; símbolos judaicos; e festas

HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 2

  • As letras e o seu significado simbólico
  • Alfabetização em letras cursivas
  • Pronomes possessivos
  • Verbos
  • Substantivos
  • Expressões idiomáticas diversas
  • Canções israelenses típicas (simples e com letras curtas)
  • Cultura: o período dos dois reinos; a conquista assíria de Israel; os profetas de Israel; os profetas de Judá; a conquista de Judá pelos babilônios; o cativeiro da Babilônia; o retorno a Sião (Shivat Tzion); o período Persa; a conquista de Alexandre Magno; o Helenismo e o Judaísmo; o período dos Ptolomeus – judeus em Alexandria; o período Selêucida; a revolta dos macabeus; a dinastia dos Hasmoneus; a revolta contra Roma; a grande dispersão: mito ou realidade; o autogoverno judaico no período Mishnaico.

HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 3

  • Passagem da escrita em imprensa para a escrita cursiva.
  • Verbos: tem, não tem, saber, sentir muito, ir, caminhar, amar, gostar.
  • Construção dos verbos no infinitivo e sua aplicação.
  • Noções de espaço e objetos de uma casa.
  • Pronomes pessoais do caso oblíquo
  • Músicas israelenses: cânones e canções folclóricas simples
  • Diálogos básicos e intermediários
  • Encenações e dramatizações simples.
  • Cultura Judaica: festas, tradições e curiosidades judaicas.

HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 4

  • Numerais no feminino e no masculino
  • Verbos: viajar, passear, buscar, pagar, encontrar, contar, correr, construir,
  • Situações do cotidiano no lar
  • Expressões idiomáticas
  • Situações de compra e venda no restaurante, correio e supermercado.
  • Noções de tempo e espaço
  • Músicas israelenses
  • Diálogos intermediários
  • Encenações de dramatizações simples.
  • Cultura Judaica: ciclo anual das Festas Judaicas (de acordo com o calendário letivo); Rosh Hasnaná; Iom Kipur; Sucot; Simchat Torá; Chanucá; e noções importantes para o Judaísmo.

HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 5

  • Reforço das letras de forma
  • Horas, dias semana
  • Expressões do Cotidiano
  • Noções de tempo e espaço (sem uso do passado)
  • Expressões: quando?, onde?, quem?, para quem?, qual?, para onde?
  • Diálogos intermediários
  • Noções gerais da cultura Judaica

HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 6

  • Estruturas linguísticas e expressões idiomáticas do cotidiano: Quantos anos você tem? Qual é o seu nome? Quanto custa?
  • Uso do pronome possessivo como forma amalgamada ao objeto. (meu nome, teu nome, meu pai, tua mãe, etc.).
  • Leitura, interpretação e produção de textos com as estruturas linguísticas trabalhadas.
  • Músicas do folclore israelense.
  • Situações do cotidiano na forma de dramatização: no restaurante, na estação de trem, no aeroporto, no mercado, etc.
  • História Judaica: o período do 2º Templo, o período talmúdico; os judeus na Idade Média – mundo islâmico; os judeus na Alta Idade Média europeia – Ashkenaz; os judeus na Idade Média em Sefarad (Espanha Medieval); os mitos medievais anti-judaicos.

HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 7

  • Estruturas linguísticas e expressões idiomáticas do cotidiano: Precisa + verbo no infinitivo, adjetivos, formas amalgamadas de substantivo + adjetivo (bolo caseiro, carta expressa, etc).
  • Verbos: abençoar, abrir, criar, pegar, chegar, entrar, passar, atravessar, virar, doer.
  • Cumprimentos nas ocasiões do calendário judaico.
  • Conjugação dos verbos no tempo passado
  • Partes do corpo humano
  • Forma amalgamada específica do hebraico: comigo, contigo, etc.
  • Audição, leitura e interpretação de textos.
  • Produção de textos utilizando o vocabulário e estruturas linguísticas aprendidas.
  • Músicas do folclore israelita e leitura e interpretação das letras.
  • Dramatização de situações do cotidiano em hebraico.
  • Jogos para fixação de conteúdos.
  • Vídeos específicos para o aprendizado da língua hebraica
  • Noções gerais da cultura Judaica

HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 8

  • Revisão dos conteúdos do semestre anterior – dias da semana, conceitos temporais, tempo passado na oralidade e escrita, verbos morar, correr, descansar, voar, mexer-se.
  • Partes do corpo humano – verbos – doer, escaminar, adoecer, odiar.
  • Partes do corpo + adjetivos: gordo, magro, curto, comprido, alto, baixo.
  • Verbos regulares: tempo passado – encontrar, estudar.
  • Uso de Preposição + pronome: comigo, contigo…
  • Estruturas linguísticas no tempo presente e no tempo passado. Emprego da conjunção “que”.
  • Verbos reflexivos: vertir-se, baular-se, casar-se
  • Tempo futuro
  • Leitura e interpretação de textos
  • Produção de textos
  • Músicas hebraicas modernas e tradicionais

HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 9

  • Lições 49 a 57 do livro “IVRIT MIN ATCHALÁ”
  • Advérbios: difícil, fácil, agradável, atrás, durante, à cima, à baixo
  • Verbos no presente: utilizar, acreditar, perder
  • Verbos no passado: ter, não ter, haver e os reflexivos
  • Verbos no futuro: ser, estar, ter, haver
  • Orações temporais: antes de, depois de, durante
  • Orações explicativas
  • Trabalho com textos mais complexos e com diálogos mais longos e abrangentes

HEBRAICO: LÍNGUA E CULTURA 10

  • Lições 58 a 67 do livro “IVRIT MIN ATCHALÁ”
  • Orações causais
  • Orações interrogativas e a maneira propícia de responder
  • Orações condicionais
  • Etsel, sua utilização e significado(na casa de tal pessoa com esta pessoa)
  • Verbos no futuro: morar, correr, voar, descansar
  • Verbos no futuro: fechar, guardar, encontrar, dançar, enviar, abrir
  • Verbos no futuro da família falar
  • Orações subordinadas no futuro
  • Construção de frases com: é permitido, é proibido, vale a pena, acrescentado do verbo no infinitivo.
  • Noções gerais da cultura Judaica

CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE ÁRABE: LÍNGUA E CULTURA: 60 horas

METODOLOGIA DOS CURSOS DE CONVERSAÇÃO:

  • Através de técnicas áudio-comunicativas e de interação professor-aluno e aluno-aluno processa-se a aprendizagem com o auxílio de materiais auditivos e visuais que ilustram e baseiam o estudo dos conteúdos linguísticos e culturais.

CONVERSAÇÃO AVANÇADA EM LÍNGUA HEBRAICA 1

  • Moradia: divisões da casa, andares, móveis, adjetivos correspondentes.
  • Família: componentes da família, relações familiares
  • No restaurante: vários tipos de comida e bebida, festa de aniversário, como preparar alimentos, como arrumar a mesa, utensílios de cozinha em geral.
  • No Mercado e Supermercado: frutas, verduras, alimentos, laticínios.
  • Horas: organização diária, advérbios de tempo: antes, durante, após, mais tarde.
  • No Correio: atividades que envolvem remessa de cartas e objetos e pagamento de contas.
  • Na Sinagoga: organização interna, objetos, participantes.
  • No Salão de beleza e barbearia
  • No Banco: empréstimos, poupança, investimentos.
  • Na Loja de departamentos
  • No Médico, no Hospital, no Dentista
  • Viagens
  • Hobby
  • Esportes
  • Música

CONVERSAÇÃO AVANÇADA EM LÍNGUA HEBRAICA 2

  • No Correio: atividades que envolvem remessa de cartas e objetos e pagamento de contas.
  • Na Sinagoga: organização interna, objetos, participantes.
  • No Salão de beleza e barbearia
  • No Banco: empréstimos, poupança, investimentos.
  • Na Loja de departamentos
  • No Médico, no Hospital, no Dentista
  • Viagens
  • Hobby
  • Esportes
  • Música

CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE HEBRAICO: 30 horas