Menu

PESQUISAS SOBRE ENSINO DE LÍNGUA E CULTURA ESTRANGEIRAS

Apresentação:

Para promover uma unidade entre os estudos desenvolvidos no âmbito do Programa de “Extensão universitária como espaço integrado para ensino e aprendizagem, pesquisa e formação de professores de línguas e culturas diversas”, este projeto, de característica transdisciplinar, visa criar instrumentos que dêem maior sustentabilidade as pesquisas desenvolvidas no Celin, garantindo maior interação entre elas e, promovendo, quando se justificar, a sua publicação, eventos, conferências, palestras etc.

Os estudos de que trata este projeto desenvolvem pesquisas específicas sobre o ensino e aprendizagem de Línguas e Culturas Estrangeiras nos seguintes eixos teóricos: desenvolvimento de material didático; criação de sites voltados para o ensino a distância; aprendizado autônomo; leitura e escrita; uso de diversas linguagens artísticas; políticas lingüísticas; intercompreensão de línguas românicas; proficiência lingüística; uso de ferramentas tecnológicas para o estudo aprofundado de leitura e compreensão da escrita; uso de novas tecnologias no ensino de línguas e culturas diversas; uso da literatura no ensino de línguas estrangeiras; o papel da avaliação no ensino de línguas estrangeiras; contação de histórias; estudos de cunho etnográfico; entre outros.

Justificativa:

Constatando a necessidade de um acompanhamento das pesquisas desenvolvidas no CELIN, este projeto visa criar instrumentos que permitam não só integrar esses estudos, mas torná-los sustentáveis teoricamente no âmbito das pesquisas acadêmicas desenvolvidas no DELEM, DELIN e Pós-graduação em Letras da UFPR.

Avaliando as pesquisas desenvolvidas pelos nossos professores/alunos de Letras, percebeu-se que a formação para pesquisa oferecida pela Licenciatura em Letras não atende as necessidades desse público que muitas vezes se vê diante da necessidade de elaborar formalmente um projeto de pesquisa. Por outro lado, os projetos desenvolvidos demonstram uma frágil ancoragem em teóricos que venham a dar suporte teórico às questões levantadas para o ensino de línguas estrangeiras que são, prioritariamente, de ordem prática.

Além de este projeto colaborar na articulação dessas pesquisas, promoverá e disseminará o conhecimento produzido no interior deste centro de línguas.

Objetivos:

Geral:

Proporcionar a qualificação dos alunos de Letras da UFPR no que tange o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente através pesquisas e embasamento teórico adequado.

Específicos:

  • Acompanhar a elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa,
  • Integrar os diversos estudos desenvolvidos no âmbito do Celin;
  • Diivulgar a produção científica dos diversos grupos de pesquisa do Centro de Línguas e Interculturalidade, primeiramente, no âmbito do Celin, para permitir a troca de experiência entre docentes; em segundo lugar, quando se justificar, divulgar essas pesquisas no meio acadêmico.

Metodologia:

O projeto irá integrar os participantes de projetos de pesquisa em reuniões e aulas teóricas. Num primeiro momento se estudará as diversas metodologias utilizadas para o desenvolvimento de pesquisas em ensino de línguas culturas e literaturas diversas por meio de aulas expositivas e seminários. Num segundo momento acontecerá o desenvolvimento formal dos projetos com a discussão de todos os interessados com a presença de um mediador. Num terceiro momento será realizada a construção formal dos projetos com tutoria de um professor orientador.

Universidade Federal do Paraná
CELIN UFPR

Rua Dr. Faivre, 405, Edifício D. Pedro II
80060-140 | Curitiba |
(41) 3360-5267
Universidade Federal do Paraná
CELIN UFPR

Rua Dr. Faivre, 405, Edifício D. Pedro II
80060-140 | Curitiba |
(41) 3360-5267

UFPR nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais