LÍNGUA E CULTURA GREGA
GREGO ANTIGO
Apresentação:
- O projeto de extensão de Língua e Cultura Grega Antiga e Moderna envolve cursos e pesquisas de língua grega para a comunidade acadêmica da UFPR e para a comunidade externa, além de cursos de formação e/ou atualização para professores de grego. Promove ainda a realização de pesquisas nas seguintes áreas: ensino de língua, cultura e literatura grega.
- O presente projeto refere-se ao curso de Grego Antigo.
Justificativa:
- O corpus literário em grego antigo abrange obras de grande importância para áreas como a História, a Filosofia, o Teatro, as Letras, o Direito e a Teologia, bem como para outros campos do conhecimento. Visto que são raras as instituições que oferecem a possibilidade de se estudar extensamente o idioma grego clássico, o curso do CELIN vem suprir uma demanda tanto de estudiosos quanto de um público leigo interessado na produção cultural helênica.
- A proposta do curso de grego antigo é proporcionar aos alunos (sejam eles da comunidade em geral, estudantes universitários, discentes de Letras, estudantes de seminário, entre outros) o contato com as estruturas linguísticas e o contexto histórico, cultural e social pertinente a essa língua clássica. A intenção é capacitar o estudante para ler textos sobretudo no dialeto ático (relativo à chamada Era de Ouro Ateniense, séc. V a.C.), na koiné (dialeto dos escritos do Novo Testamento) e, até mesmo, outros escritos da Antiguidade e do período Bizantino.
- Visa-se estender à comunidade em geral conhecimentos sobre a cultura e língua helênicas geralmente restritos ao meio acadêmico universitário e, com essa divulgação, possibilitar um maior ingresso de alunos nas habilitações de Letras Clássicas da UFPR. O curso do CELIN permite, ainda, aos discentes do curso de Letras Grego o ganho de experiência pedagógica, desenvolvendo de maneira mais aprofundada o conhecimento adquirido na graduação.
Objetivos:
Geral:
- Desenvolver o ensino e a pesquisa de temas relacionados à língua e à cultura grega.
Específicos:
- Promover cursos de língua e cultura helênicas para as comunidades interna e externa à UFPR;
- Proporcionar a formação e/ou atualização de professores de língua grega;
- Desenvolver pesquisas na área de ensino de língua, cultura e língua gregas.
Metodologia:
- A apresentação de conteúdos tem por base o método “Aprendendo Grego” (desenvolvido pela Joint Association of Classical Teachers, da Universidade de Cambridge e publicado no Brasil pela editora Odysseus), o qual pode ser complementado com outros materiais, conforme necessidade, pelos professores. Durante as aulas, presenciais, pretende-se promover a leitura e tradução de textos, a análise de aspectos gramaticais, a resolução de exercícios e a discussão de elementos culturais pertinentes. Por se tratar de um idioma clássico, o foco recai na leitura, interpretação e tradução de escritos em grego antigo; atividades envolvendo escrita, áudio e fala podem ser aplicadas como estratégias de ensino-aprendizagem complementares no decorrer do semestre.
GREGO ANTIGO 1 (Seções 0 a 3):
- Alfabeto grego
- Artigos definidos
- Adjetivos do tipo 2-1-2 (η)
- O caso vocativo
- Advérbios terminados em -ως
- 2ª declinação
- Adjetivos do tipo 2-1-2 (α)
- Preposições (para, de, em)
- Estruturas em μεν, δε
- Neutro plural
- Estruturas em τε… τε και
- Presente do indicativo (verbos terminados em -ω)
- Verbos compostos (com prefixos)
- Presente imperativo
- Verbos contratos
- Verbos irregulares: ειμι, οιδα
- 1ª declinação
- O caso genitivo
- Estruturas em “sanduíche” e com “artigo repetido”
- Preposições + acusativo/dativo
- Verbos terminados em -ομαι: presente indicativo, presente imperativo, formas contratas
- 3ª declinação
- Os pronomes pessoais
- ουτος, εκεινος
- πολυς, μεγας
- Estruturas de negação
GREGO ANTIGO 2 (Seções 4 e 5):
- 3ª declinação
- Adjetivos do tipo -ων, -ον
- τις, τι
- ουδεις
- Elisão e crase
- Particípio presente
- Posição dos adjetivos
- Pronomes interrogativos e indefinidos
- Imperfeito indicativo
- Futuro indicativo
- Verbo ειμι (ser/estar) X ειμι (ir)
- Voz média
GREGO ANTIGO 3 (Seções 6 e 7):
- 3ª declinação
- Discurso indireto
- Noções de aspecto
- Aoristo 1 e 2
- Comparativos e superlativos
- αυτος
- Presente infinitivo
- Construções que “pedem” infinitivo
- Passado de ειμι (ir)
- Particípio aoristo 1 e 2
- Passado de οιδα
- Verbos: φημι, δυναμαι
GREGO ANTIGO 4 (Seções 8 e 9):
- O caso genitivo
- Comparativo e superlativo
- Optativo
- Verbo: ανισταμαι
- O caso dativo
- Expressões de tempo (acusativo, genitivo e dativo)
- O caso vocativo
- Declinação de πας
- Aoristo infinitivo e aoristo imperativo
- Imperativo de 3ª pessoa
- Futuro infinitivo
- Radicais de aoristo
- Verbo: επισταμαι
GREGO 5 (Seções 10 e 11):
- Adjetivos: αμελης, γλυκυς
- Pronomes relativos
- Optativo aoristo
- Verbos em -μι
- Genitivo absoluto
- Advérbios comparativos e adjetivos com duas terminações
- Voz passiva (presente e imperfeito)
- Optativo de φημι
GREGO 6 (Seções 12 e 13):
- Potencial, volitivo e irreal
- οπως + futuro
- Aoristo passivo
- Voz média: transitividade
- Infinitivo no discurso indireto
- Verbos em -μι (ιστημι, τιθημι, δεικνυμι)
- Optativo de ειμι,ειμι, οιδα
- Particípio no discurso indireto
- Futuro passivo
- Condicional
- Infinitivo aoristo passivo
- Particípio futuro
- Infinitivo substantivado
- Perfeito ativo
- Optativo aoristo passivo
- Optativo futuro
- Perfeito médio-passivo
- Perfeito infinitivo e particípio
GREGO 7 (Seções 14 e 15):
- Construções indefinidas com αν
- Subjuntivo (presente, aoristo e perfeito)
- Métrica
- Futuro perfeito
GREGO 8 (Seções 16 e 17)
- Adjetivo verbal (-τεος)
- Acusativo absoluto
- ως + superlativo
- Orações finais
- Orações indefinidas em sequência secundária
- Subjuntivo mais-que-perfeito
- Estruturas de imperativo usando μη + subjuntivo aoristo
- Perfeito optativo
- Subjuntivo exortativo
- Orações consecutivas
- Numerais
- Verbos terminados em -μι
- Imperativo aoristo passivo
- Subjuntivo deliberativo
- Dual
CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE GREGO: LÍNGUA E CULTURA: 60 horas
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