Menu

ITALIANO: LĂŤNGUA E CULTURA

Apresentação

O curso de língua e cultura italiana do Celin, a partir de 2022, será ofertado em 4 níveis: Italiano 1, 2, 3 e 4.  A carga horária de cada nível é de 60 horas.

Cada nĂ­vel de italiano corresponde aos seguintes nĂ­veis do Quadro Comum Europeu de ReferĂŞncia para LĂ­nguas (CEFR):

Celin

CEFR

Italiano 1

A1

Italiano 2

A1

Italiano 3

A2

Italiano 4

A2

Conteúdo Programático de cada nível:

Italiano 1 (Unidades 0, 1, 2, 3 e 4 do Al Dente I)

Intenções comunicativas: comunicar-se em sala de aula de italiano como língua estrangeira, saber se apresentar, cumprimentar e despedir-se, perguntar e dar informações pessoais, distinguir registros formais e informais, explicar porque estuda a língua italiana, descrever pessoas, falar sobre sua vida pessoal e profissão, expressar gostos e preferências, exprimir concordância e discordância,  falar sobre hobbies e atividade do tempo livre, falar sobre seus hábitos,  dizer e perguntar a hora, informe-se sobre horários e frequência.

Gramática: l’alfabeto, il genere dei nomi, i pronomi personali soggetto, l’indicativo presente dei verbi regolari in -are ed -ere, di essere, avere, stare, fare. Gli articoli determinativi e indeterminativi, l’accordo nome/aggettivo, gli interrogativi: come, quanto, qual, dove, perchĂ©, chi, che, cosa, quando. Gli aggettivi qualificativi, le preposizioni: a, di, in, per. La negazione: no, non. I connettivi: e, o, perchĂ©, anche. Gli aggettivi possessivi. L’indicativo presente dei verbi per esprimere gusti: piacere, preferire, odiare, amare, detestare, adorare. L’indicativo presente dei verbi uscire e andare, i verbi in -care e -gare. I pronomi indiretti, le preposizioni a, in, con, su. Gli avverbi troppo, molto, parecchio, per niente, affatto. I verbi in -ire (dormire, finire). I verbi riflessivi, gli avverbi di frequenza, le perifrasi verbali (cominciare a, continuare a, finire di + inf.). La posizione dell’avverbio e le preposizioni articolate.

LĂ©xico: nĂşmeros, saudações, lĂ©xico para descrever o caráter e a aparĂŞncia fĂ­sica, sinais discursivos allora, dunque, ok, va bene, d’accordo, ma va? ah, si? O lĂ©xico de gostos, interesses, hobbies. Verbos de “rotina”,  lĂ©xico das ações diárias,  momentos do dia, adjetivos qualificativos.

Gêneros textuais: horários, ingressos, placas de trânsito, documentos de identidade, formulários,  diálogos curtos, entrevista, artigo, anúncios, website, infográficos, blog, fórum, artigo de revistas.  

Elemento cultural: a lĂ­ngua italiana, sĂ­mbolos da Itália, patrimĂ´nio cultural italiano, concepção de famĂ­lia, esteriĂłtipos dos estrangeiros na Itália e dos italianos no exterior, italianos e o tempo livre, coisas mais amadas e odiadas pelos italianos, horários na Itália, os hábitos e “manias” dos italianos.

Italiano 2 (Unidades 5,6,7 e 8 do Al Dente I)

Intenções comunicativas: falar sobre alimentação e consumo, perguntar e dar informações sobre alimentos, expressar quantidade, contar uma biografia, falar sobre eventos passados, dar notícias, reagir às notícias, localizar-se no espaço, expressar existência ou ausência, descrever uma cidade, perguntar e dar informações sobre lugares, fazer uma reserva para hospedar-se, contar sobre uma viagem, dar uma opinião, fazer um comentário sobre uma viagem, pedir informações sobre um produto, comunicar-se em uma loja, comentar sobre roupas, acessórios, formas de se vestir,  dar conselhos para se vestir em várias ocasiões, pedir e dar permissão, expressar necessidade, fazer propostas e expressar concordância e discordância. 

Gramática: gli articoli partitivi, i pronomi diretti, il ne partitivo, verbo esserci, mancare.  Gli aggettivi indefiniti, i nomi collettivi, la forma impersonale, la preposizione da, il participio passato regolare e irregolare, il passato prossimo, gli ausiliari, l’accordo soggetto e participio passato, la posizione dell’avverbio, gli avverbi ancora, giĂ , mai, appena. I nomi in -co, -ca, -go, -ga. Gli aggettivi qualificativi, gli aggettivi e avverbi indefiniti, il ci locativo, i nomi invariabili, l’imperfetto di essere e avere. il presente indicativo di volere, dovere, potere. Il verbo dovere + inf. Le forme di cortesia (vorrei, volevo), l’aggettivo bello. Il che + aggettivo / nome. Avere bisogno di + infinito / bisogna + infinito. Il passato prossimo di piacere, l’imperativo diretto (affermativo e negativo), l’imperativo e i pronomi. Ce l’ho, ce l’hai.  I verbi mettersi, indossare. 

Léxico: tamanhos e quantidades,  léxico da comida,  lojas e locais de alimentação,  números, sinais discursivos: non lo so, beh, boh, sì?, davvero?, mah, non so, certo, dici? mah.  Indicadores de tempo, expressões para reagir (non ci credo!, mammamia!), estações e meses,  léxico referente a estabelecimentos comerciais de cidades, de tempo (meteorologia). Léxico da moda, usos das preposições di, a, da, con (a righe, di lana…), cores,  fórmulas de desejos e felicitações;  parabéns e decepção.

Gêneros textuais: lista de compras, cardápio, conversas em bares ou restaurantes, sites de viagens e hotéis, revistas de viagem, informação turística, e-mail, sites de compras na internet, conversas por telefone, revistas de moda, conversas sobre roupas e moda. 

Elemento cultural: menu (sequência de pratos), cozinha italiana e cozinhas estrangeiras, produtos DOC, DOP, IGT. momentos especiais na vida dos italianos,  formas de fazer notícia na Itália,  cidades e bairros italianos, patrimônio cultural, moda e estilistas italianos,  feriados e ocasiões especiais, presentes para ocasiões especiais (aniversário, formatura, casamento…).

Italiano 3 (Unidades 0, 1,2,3 e 4 do Al Dente II)

Intenções comunicativas: comunicar-se nas aulas de italiano como língua estrangeira, pedir e dar informações pessoais, falar sobre as estratégias de aprendizagem, expressar emoções, falar sobre dificuldades e problemas, expressar acordo e desacordo, descrever objetos de uso, expressar ações passadas e futuras, descrever a casa, localizar-se no espaço, expressar opiniões e preferências, fazer comparações, descrever hábitos e situações passadas, falar da própria infância, fazer comparações entre o presente e o passado, falar sobre o sistema de educação, falar das próprias competências e oferecer serviços, falar sobre avarias e reparos, oferecer e pedir alguma coisa, marcar compromissos.

Gramática: verbos para expressar emoções e dificuldades, verbos com preposição, pronomes diretos, il ne partitivo, A construção ce + pronome diretto, l’infinito passato.  Prima di / dopo.   Gli indefiniti.  Essere e esserci.    Il passato prossimo. L’imperfetto.  Comparativos de igual, maior e menor.   L’imperfetto. Uso do imperfetto e do passato prossimo. Contraste presente/passado. Indicadores temporais: prima, dopo, sempre, tutti i giorni, ogni giorno, poi, ora, adesso.   Il condizionale presente. Presente do indicativo dos verbos sapere e potere.  Stare + gerundio. Pronomes com os infinitivos. Acordo do participio passato com os pronomes diretos e com o pronome ne.  Ti andrebbe, hai voglia di. 

Léxico: léxico da sala de aula, léxico de gostos e interesses, adjetivos para descrever a personalidade e os estados de humor, cores, sinais discursivos: come dire?, diciamo, cioè, quindi, vediamo, ora, poi, allora, a proposito, comunque . Léxico da casa e do mobiliário, expressões de lugar,  verbos e léxico de trabalho e educação, léxico do sistema educacional e da sociedade.    A 20 anni / Da giovane… Prima / Adesso.  Léxico dos trabalhos domésticos, das ferramentas e da bricolagem,  expressões para aceitar, recusar, se desculpar e se justificar.

Gêneros textuais: conversações, histórias, post, podcast, texto informativo, artigo de jornal, entrevista, questionário, blog, infográfico, anúncio, chat, telefonema.

Elemento cultural: perguntas gerais sobre patrimônio histórico, artístico e culturais da Itália, objetos mais importantes da vida cotidiana dos italianos, design italiano dos anos 50, estilos de mobiliário, escola italiana ontem e hoje, A Itália que muda: da metade do século XX até hoje, evolução da moda italiana, artesanatos e produtos artesanais italianos.

Italiano 4 (Unidades 5,6,7 e 8)

Intenções comunicativas: falar sobre a gestão do tempo, falar sobre doenças e sintomas, pedir e dar conselhos, fazer hipóteses, pedir e dar informações sobre objetos para comprar ou vender, expressar preferências e opiniões, fazer compras: preço, características, forma de pagamento e entrega.   Contar sobre uma viagem, comparar vários tipos de viajantes, dar e pedir informações na rua, expressar hipóteses e opiniões, organizar um discurso, falar sobre patrimônio e senso cívico.

Gramática: il futuro semplice,  verbos com preposições: provare a, cercare di, smettere di, cominciare a.    Il periodo ipotetico della realtà. Stare per + infinito.   Alguns plurais irregulares.   L’imperativo formale affermativo e negativo.    L’imperativo con i pronomi (revisão).   Il comparativo e il superlativo di buono, bene, grande e piccolo.   Il superlativo assoluto e relativo.   Il si impersonale.  I pronomi relativi che, cui.   Il passato prossimo dei verbi: cominciare, finire, potere, dovere, volere (revisão). Verbos com dois auxiliares.   Metterci e volerci.   Gli avverbi in -mente.  Pensare di + infinito.  Avere bisogno di + infinito / sostantivo.  I nomi e gli aggettivi alterati, i connettivi causali, i connettivi temporali, il condizionale presente, le espressioni d’obbligo e necessità: è necessario, si deve, bisogna. Il congiuntivo presente.   Penso che, credo che + congiuntivo presente. 

Léxico: léxico da saúde (medicamentos e doenças), partes do corpo, expressões para descrever sintomas,  sinais discursivos:  magari,  insomma, dunque, allora, proprio va beh, chiaro, guarda. Léxico das compras, adjetivos para descrever objetos (materiais, cores,etc.), preposições di, da, in. Expressões diverso, simile, uguale, stesso/a,  léxico da viagem e dos serviços turísticos, léxico da meteorologia, léxico do sistema escolar, expressões secondo me, io al tuo posto… Conectores: in primo luogo, innanzitutto, infine…

Gêneros textuais: artigo de jornais, carta, telefonema, chat, infográfica, anúncio, conversação, entrevista, programa de rádio, histórias, itinerário, e-mail, tweet.

Elemento cultural:  dieta mediterrânea e longevidade, centenário dos Sardos, produtos mais comprados pelos italianos, o poder dos influencers, programas televisivos italianos sobre viagens,  patrimĂ´nio artĂ­stico – cultural italiano, educação cĂ­vica e vandalismo, arte de rua.

Universidade Federal do Paraná
CELIN UFPR

Rua Dr. Faivre, 405, EdifĂ­cio D. Pedro II
80060-140 | Curitiba |
(41) 3360-5267
Universidade Federal do Paraná
CELIN UFPR

Rua Dr. Faivre, 405, EdifĂ­cio D. Pedro II
80060-140 | Curitiba |
(41) 3360-5267

UFPR nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais