Apresentação
O curso de língua e cultura italiana do Celin, a partir de 2022, será ofertado em 4 níveis: Italiano 1, 2, 3 e 4. A carga horária de cada nível é de 60 horas.
Cada nível de italiano corresponde aos seguintes níveis do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR):
Celin | CEFR |
Italiano 1 | A1 |
Italiano 2 | A1 |
Italiano 3 | A2 |
Italiano 4 | A2 |
Conteúdo Programático de cada nível:
Italiano 1 (Unidades 0, 1, 2, 3 e 4 do Al Dente I)
Intenções comunicativas: comunicar-se em sala de aula de italiano como língua estrangeira, saber se apresentar, cumprimentar e despedir-se, perguntar e dar informações pessoais, distinguir registros formais e informais, explicar porque estuda a língua italiana, descrever pessoas, falar sobre sua vida pessoal e profissão, expressar gostos e preferências, exprimir concordância e discordância, falar sobre hobbies e atividade do tempo livre, falar sobre seus hábitos, dizer e perguntar a hora, informe-se sobre horários e frequência.
Gramática: l’alfabeto, il genere dei nomi, i pronomi personali soggetto, l’indicativo presente dei verbi regolari in -are ed -ere, di essere, avere, stare, fare. Gli articoli determinativi e indeterminativi, l’accordo nome/aggettivo, gli interrogativi: come, quanto, qual, dove, perché, chi, che, cosa, quando. Gli aggettivi qualificativi, le preposizioni: a, di, in, per. La negazione: no, non. I connettivi: e, o, perché, anche. Gli aggettivi possessivi. L’indicativo presente dei verbi per esprimere gusti: piacere, preferire, odiare, amare, detestare, adorare. L’indicativo presente dei verbi uscire e andare, i verbi in -care e -gare. I pronomi indiretti, le preposizioni a, in, con, su. Gli avverbi troppo, molto, parecchio, per niente, affatto. I verbi in -ire (dormire, finire). I verbi riflessivi, gli avverbi di frequenza, le perifrasi verbali (cominciare a, continuare a, finire di + inf.). La posizione dell’avverbio e le preposizioni articolate.
Léxico: números, saudações, léxico para descrever o caráter e a aparência física, sinais discursivos allora, dunque, ok, va bene, d’accordo, ma va? ah, si? O léxico de gostos, interesses, hobbies. Verbos de “rotina”, léxico das ações diárias, momentos do dia, adjetivos qualificativos.
Gêneros textuais: horários, ingressos, placas de trânsito, documentos de identidade, formulários, diálogos curtos, entrevista, artigo, anúncios, website, infográficos, blog, fórum, artigo de revistas.
Elemento cultural: a língua italiana, símbolos da Itália, patrimônio cultural italiano, concepção de família, esteriótipos dos estrangeiros na Itália e dos italianos no exterior, italianos e o tempo livre, coisas mais amadas e odiadas pelos italianos, horários na Itália, os hábitos e “manias” dos italianos.
Italiano 2 (Unidades 5,6,7 e 8 do Al Dente I)
Intenções comunicativas: falar sobre alimentação e consumo, perguntar e dar informações sobre alimentos, expressar quantidade, contar uma biografia, falar sobre eventos passados, dar notícias, reagir às notícias, localizar-se no espaço, expressar existência ou ausência, descrever uma cidade, perguntar e dar informações sobre lugares, fazer uma reserva para hospedar-se, contar sobre uma viagem, dar uma opinião, fazer um comentário sobre uma viagem, pedir informações sobre um produto, comunicar-se em uma loja, comentar sobre roupas, acessórios, formas de se vestir, dar conselhos para se vestir em várias ocasiões, pedir e dar permissão, expressar necessidade, fazer propostas e expressar concordância e discordância.
Gramática: gli articoli partitivi, i pronomi diretti, il ne partitivo, verbo esserci, mancare. Gli aggettivi indefiniti, i nomi collettivi, la forma impersonale, la preposizione da, il participio passato regolare e irregolare, il passato prossimo, gli ausiliari, l’accordo soggetto e participio passato, la posizione dell’avverbio, gli avverbi ancora, già, mai, appena. I nomi in -co, -ca, -go, -ga. Gli aggettivi qualificativi, gli aggettivi e avverbi indefiniti, il ci locativo, i nomi invariabili, l’imperfetto di essere e avere. il presente indicativo di volere, dovere, potere. Il verbo dovere + inf. Le forme di cortesia (vorrei, volevo), l’aggettivo bello. Il che + aggettivo / nome. Avere bisogno di + infinito / bisogna + infinito. Il passato prossimo di piacere, l’imperativo diretto (affermativo e negativo), l’imperativo e i pronomi. Ce l’ho, ce l’hai. I verbi mettersi, indossare.
Léxico: tamanhos e quantidades, léxico da comida, lojas e locais de alimentação, números, sinais discursivos: non lo so, beh, boh, sì?, davvero?, mah, non so, certo, dici? mah. Indicadores de tempo, expressões para reagir (non ci credo!, mammamia!), estações e meses, léxico referente a estabelecimentos comerciais de cidades, de tempo (meteorologia). Léxico da moda, usos das preposições di, a, da, con (a righe, di lana…), cores, fórmulas de desejos e felicitações; parabéns e decepção.
Gêneros textuais: lista de compras, cardápio, conversas em bares ou restaurantes, sites de viagens e hotéis, revistas de viagem, informação turística, e-mail, sites de compras na internet, conversas por telefone, revistas de moda, conversas sobre roupas e moda.
Elemento cultural: menu (sequência de pratos), cozinha italiana e cozinhas estrangeiras, produtos DOC, DOP, IGT. momentos especiais na vida dos italianos, formas de fazer notícia na Itália, cidades e bairros italianos, patrimônio cultural, moda e estilistas italianos, feriados e ocasiões especiais, presentes para ocasiões especiais (aniversário, formatura, casamento…).
Italiano 3 (Unidades 0, 1,2,3 e 4 do Al Dente II)
Intenções comunicativas: comunicar-se nas aulas de italiano como língua estrangeira, pedir e dar informações pessoais, falar sobre as estratégias de aprendizagem, expressar emoções, falar sobre dificuldades e problemas, expressar acordo e desacordo, descrever objetos de uso, expressar ações passadas e futuras, descrever a casa, localizar-se no espaço, expressar opiniões e preferências, fazer comparações, descrever hábitos e situações passadas, falar da própria infância, fazer comparações entre o presente e o passado, falar sobre o sistema de educação, falar das próprias competências e oferecer serviços, falar sobre avarias e reparos, oferecer e pedir alguma coisa, marcar compromissos.
Gramática: verbos para expressar emoções e dificuldades, verbos com preposição, pronomes diretos, il ne partitivo, A construção ce + pronome diretto, l’infinito passato. Prima di / dopo. Gli indefiniti. Essere e esserci. Il passato prossimo. L’imperfetto. Comparativos de igual, maior e menor. L’imperfetto. Uso do imperfetto e do passato prossimo. Contraste presente/passado. Indicadores temporais: prima, dopo, sempre, tutti i giorni, ogni giorno, poi, ora, adesso. Il condizionale presente. Presente do indicativo dos verbos sapere e potere. Stare + gerundio. Pronomes com os infinitivos. Acordo do participio passato com os pronomes diretos e com o pronome ne. Ti andrebbe, hai voglia di.
Léxico: léxico da sala de aula, léxico de gostos e interesses, adjetivos para descrever a personalidade e os estados de humor, cores, sinais discursivos: come dire?, diciamo, cioè, quindi, vediamo, ora, poi, allora, a proposito, comunque . Léxico da casa e do mobiliário, expressões de lugar, verbos e léxico de trabalho e educação, léxico do sistema educacional e da sociedade. A 20 anni / Da giovane… Prima / Adesso. Léxico dos trabalhos domésticos, das ferramentas e da bricolagem, expressões para aceitar, recusar, se desculpar e se justificar.
Gêneros textuais: conversações, histórias, post, podcast, texto informativo, artigo de jornal, entrevista, questionário, blog, infográfico, anúncio, chat, telefonema.
Elemento cultural: perguntas gerais sobre patrimônio histórico, artístico e culturais da Itália, objetos mais importantes da vida cotidiana dos italianos, design italiano dos anos 50, estilos de mobiliário, escola italiana ontem e hoje, A Itália que muda: da metade do século XX até hoje, evolução da moda italiana, artesanatos e produtos artesanais italianos.
Italiano 4 (Unidades 5,6,7 e 8)
Intenções comunicativas: falar sobre a gestão do tempo, falar sobre doenças e sintomas, pedir e dar conselhos, fazer hipóteses, pedir e dar informações sobre objetos para comprar ou vender, expressar preferências e opiniões, fazer compras: preço, características, forma de pagamento e entrega. Contar sobre uma viagem, comparar vários tipos de viajantes, dar e pedir informações na rua, expressar hipóteses e opiniões, organizar um discurso, falar sobre patrimônio e senso cívico.
Gramática: il futuro semplice, verbos com preposições: provare a, cercare di, smettere di, cominciare a. Il periodo ipotetico della realtà. Stare per + infinito. Alguns plurais irregulares. L’imperativo formale affermativo e negativo. L’imperativo con i pronomi (revisão). Il comparativo e il superlativo di buono, bene, grande e piccolo. Il superlativo assoluto e relativo. Il si impersonale. I pronomi relativi che, cui. Il passato prossimo dei verbi: cominciare, finire, potere, dovere, volere (revisão). Verbos com dois auxiliares. Metterci e volerci. Gli avverbi in -mente. Pensare di + infinito. Avere bisogno di + infinito / sostantivo. I nomi e gli aggettivi alterati, i connettivi causali, i connettivi temporali, il condizionale presente, le espressioni d’obbligo e necessità: è necessario, si deve, bisogna. Il congiuntivo presente. Penso che, credo che + congiuntivo presente.
Léxico: léxico da saúde (medicamentos e doenças), partes do corpo, expressões para descrever sintomas, sinais discursivos: magari, insomma, dunque, allora, proprio va beh, chiaro, guarda. Léxico das compras, adjetivos para descrever objetos (materiais, cores,etc.), preposições di, da, in. Expressões diverso, simile, uguale, stesso/a, léxico da viagem e dos serviços turísticos, léxico da meteorologia, léxico do sistema escolar, expressões secondo me, io al tuo posto… Conectores: in primo luogo, innanzitutto, infine…
Gêneros textuais: artigo de jornais, carta, telefonema, chat, infográfica, anúncio, conversação, entrevista, programa de rádio, histórias, itinerário, e-mail, tweet.
Elemento cultural: dieta mediterrânea e longevidade, centenário dos Sardos, produtos mais comprados pelos italianos, o poder dos influencers, programas televisivos italianos sobre viagens, patrimônio artístico – cultural italiano, educação cívica e vandalismo, arte de rua.
Celin UFPR | Atualizado em