
Apresentação:
O projeto de extensão de esperanto envolve cursos de língua e cultura sobre os grupos esperantistas para a comunidade da UFPR e para a comunidade externa, cursos de formação e atualização para professores, e também a realização de pesquisas nas seguintes áreas: ensino da língua, história do movimento e desenvolvimento da cultura esperantista.
Justificativa
Existe a necessidade de atender um público específico, especialmente aqueles que desejam aprender esperanto por motivos culturais e outros.
Para esse público, trata-se de uma alternativa de acesso a outras culturas, bem como à própria cultura do movimento esperantista que conta com mais de cem anos de história e literatura
O Esperanto é uma opção de comunicação internacional no mundo globalizado e, assim, uma possibilidade de interação com outros povos e culturas.
Objetivos:
Geral
Desenvolver o ensino e a pesquisa de temas relacionados à língua e história do movimento esperantista no Brasil e no mundo.
Específicos
Desenvolver pesquisas didático-pedagógicas, linguísticas e culturais ligadas à história do movimento esperantista no Brasil e no mundo, bem como ao ensino da língua.
Promover a integração com a comunidade em geral por meio do ensino do esperanto.
Promover cursos para a formação e/ou atualização de professores de esperanto que possam atuar na comunidade.
Promover cursos de língua e cultura esperantista para a comunidade interna e externa à UFPR.
Promover oportunidades de uso e de contato com a língua,
Apresentar a história da língua, seus porquês e sua literatura.
Introduzir a ideia do Esperanto enquanto um movimento social / cultural.
Metodologia
Adota-se como método a interculturalidade, que permite, durante o aprendizado da língua, um diálogo constante entre as diversas línguas que deram origem ao esperanto.
O método comunicativo é empregado através de diálogos entre os alunos (dinâmicas de grupo), jogos, utilização de vídeos para discussão, fitas cassetes, músicas, jornais e figuras.
O curso de esperanto desenvolvido pelo projeto “Esperanto: língua e cultura” oferecido para a comunidade interna e externa à UFPR oportuniza o estudo em dois níveis e tem a duração de dois semestres.
Programas:
ESPERANTO I
Aprendizado de estruturas gramaticais básicas dentro de funções conforme exposto abaixo:
Cumprimentos e saudações – Alfabeto – Pronúncia – Substantivo – Afixo: -ino
Se apresentar e dar informações pessoais – Tempo Presente – Adjetivo – Afixo: mal-
Falar sobre profissões, apresentar pessoas – Pronomes Pessoais – Tempo Passado – Numerais (1-10) – Plural – Afixo: ge- / -isto
Fazer planos – Tempo Futuro – Pronomes Possessivos – Advérbios – Numerais (10-20) – Afixo: -aro / -ono
Falar sobre rotinas e hábitos; falar sobre lazer e trabalho – Infinitivo – Acusativo – Numerais (20-100) – Afixo: -ul / -aj
Dar as direções dentro de uma cidade – Imperativo – Advérbios de direção – Acusativo de Direção – Numerais (100-1000) – Afixo: -ej /
Descrever características físicas e de personalidade – Subjuntivo – Comparação – Afixo: -ec / -ebl
Falar sobre nacionalidades e idade – Dizer as horas – Afixo: -io, -uj,
Falar sobre os membros da família – os Meses do Ano – Afixo: bo-
Falar sobre hobbies, falar sobre as atividades da semana – Dias da Semana – Afixo: -ig / -ig
Falar sobre o que se tem e descrever o que há em uma casa – Palavras Compostas – Afixo : -et / -eg
Falar sobre viagens, Falar sobre férias – Particípio – Afixo: mis-
ESPERANTO II
Revisão de estruturas gramaticais apresentadas no Esperanto I
Expansão de vocabulário.
Atividades para prática e desenvolvimento de habilidades de compreensão e produção oral.
Atividades para desenvolvimento da leitura e compreensão.
Atividades para desenvolvimento de produção escrita.
Aprofundamento da cultura e história do movimento e comunidades esperantistas.
CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE ESPERANTO: 30 horas
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